Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Arquitetura de software

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
outros
Faculdade
UNIFENAS

Informações do trabalho

Marcos Botega S.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
23 páginas
Nível
Para todos
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Arquitetura de software
    1. A modelagem arquitetural
    2. Elementos arquiteturais
    3. Composição de elementos arquiteturais
  2. Estilos arquiteturais
    1. Pipes and Filters
    2. Invocação implícita baseada em eventos
    3. Repositórios
    4. Estilos heterogêneos
  3. Alguns aspectos técnicos da arquitetura de software
    1. Propriedades arquiteturais
    2. Linguagens de descrição de arquitetura
    3. Rastreamento e arquitetura de software
    4. Arquitetura de software no processo de desenvolvimento de sistemas
    5. Ambientes de desenvolvimento integrado
    6. Exemplos de ambientes de desenvolvimento integrado de arquiteturas
  4. Visões em arquitetura de software
    1. OMT
    2. Booch
    3. MDA - A arquitetura baseada em modelos

Nos últimos tempos, o aumento da complexidade dos sistemas de software bem como a importância cada vez maior de aplicações distribuídas, observou-se significativas mudanças nos projetos de sistemas. Dessa forma, tornou-se necessária a existência de diversos modelos em diferentes níveis de abstração, bem como em diferentes etapas de desenvolvimento (HOFMANN et al, 1997).
O domínio da arquitetura de software tem como foco a identificação de importantes propriedades e relacionamentos, isto é, restrições nos tipos de componentes que se apresentam como necessários para a arquitetura, projeto e implementação de um sistema.
A presença de uma descrição de alto nível do sistema traz vantagens em todas as etapas de seu ciclo de vida, sobretudo, por meio da experimentação de um maior reuso em componentes quando menores forem as restrições aplicadas a ele. Por outro lado, tem-se um nível de abstração maior quando se descreve o comportamento e relacionamento abstrato de componentes do que quando se define seu código em uma linguagem de programação.
A presente monografia tem por objetivo estudar a arquitetura de software, por meio da análise dos principais conceitos encontrados na literatura. Para tanto, o trabalho encontra-se dividido em 5 capítulos.
O primeiro capítulo analisa a definição de arquitetura de software, destacando ainda a modelagem arquitetural, os elementos arquiteturais e suas composições.
O segundo capítulo aborda os estilos arquiteturais e, na seqüência, o terceiro capítulo tem por objeto aspectos técnicos da arquitetura de software destacando as propriedades arquiteturais, as linguagens de descrição de arquitetura e ainda o rastreamento.
O quarto capítulo estuda a arquitetura de software no processo de desenvolvimento de sistemas e, por fim, o quinto capítulo analisa as visões em arquitetura de software.

[...] Para realizar este trabalho de checagem e consistência é fundamental que mecanismos de rastreamento estejam presentes durante todas as etapas de qualquer metodologia de desenvolvimento que esteja sendo utilizada na construção de um sistema de software ARQUITETURA DE SOFTWARE NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS O processo clássico de desenvolvimento de sistemas chamado waterfall (ou cascata) (PRESSMAN, 2001) que é encontrado na disciplina de Engenharia de Software possui uma seqüência de fases bem definidas que guiam o desenvolvimento de um sistema. [...]


[...] Uma abordagem baseada nos conceitos da arquitetura de software para o desenvolvimento de serviços interativos Cossak. Dissertação de Mestrado, São José dos Campos: ITA BOOCH, Grady. Oriented Object Design with Applications, Benjamin/Cummings Publishing Company CMU. How do you define software architecture? carnegie mellon university cmu). SOFTWARE ENGINEERING INSTITUTE (sei) Disponível em: . Acessado em 24 de junho de 2007. DARWIN: An architectural description language Disponível em: . Acessado em 24 de junho de 2007. DASHOFY, E. HOEK, A. Van Der; TAYLOR, R. [...]


[...] Neste contexto, a arquitetura de software é um elemento de ligação fundamental entre os requisitos de um software e a implementação para satisfazer esses requisitos (GARLAN, 2000). Entre os modelos arquiteturais, estão presentes visões abordando aspectos estruturais do sistema, bem como o comportamento desta aplicação A modelagem arquitetural A modelagem arquitetural fornece um embasamento para análise estrutural e comportamental do sistema a ser construído (SHAW; GARLAN, 1996). Esta estrutura e comportamento são definidos pela organização que é configurada através do uso de determinados componentes que se comunicam por intermédio de conectores previamente estabelecidos. [...]

Estes documentos podem interessar a você

Iniciando banco de dados - conceitos gerais

 Engenharia e tecnologias   |  Informática   |  Estudo   |  29/03/2007   |  BR   |   .ppt   |   28 páginas

Mais Vendidos informática

Projeto Integrado Multidisciplinar

 Engenharia e tecnologias   |  Informática   |  Estudo   |  04/06/2013   |  BR   |   .doc   |   7 páginas