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O uso da informática na análise da representação gráfica da função do 2º grau

Informações sobre o autor

A
Nível
Especializado
Estudo seguido
A

Informações do trabalho

Vinicius N.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
20 páginas
Nível
Especializado
Consultado
3 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. Experiências em educação matemática
    1. Resolução de problemas
    2. Atividades de Investigação
    3. Projetos
    4. Jogos
    5. História da matemática
    6. Tecnologias da informação
  3. Uso do computador na escola
    1. Por que ensinar matemática na escola?
    2. O computador na educação
  4. Computador no ensino da matemática
    1. Planilha eletrônica
  5. Metodologia
    1. O ensino da função de 2º grau
    2. Levantamento, análise dos dados e resultados

Com a chegada da informática às escolas públicas, como um instrumento auxiliar de ensino, ou mesmo como uma nova metodologia, passaram a existir novas perspectivas de trabalho para os professores. Sabe-se o quanto é importante desvendar novas metodologias e recursos mais eficazes para trabalhar com os alunos, despertando neles o interesse e o prazer em pesquisar, organizar e transmitir suas idéias, sendo o computador este escolhido.
A inserção desta tecnologia na escola abriu novos horizontes para a Educação, por outro lado, faz-se fundamental o desenvolvimento de novos métodos e a preparação dos docentes que vão utilizá-las.
Dessa forma, a concepção de planos para o emprego do computador, com intenção educativa, pode colaborar para o aperfeiçoamento do processo de ensino e aprendizagem.
De acordo com Valente (1993a), o uso inteligente do computador está vinculado à maneira de como é concebida a tarefa na qual ele será utilizado.
Um planejamento educacional mais tradicional aspira um instrumento que admita o comando de distintas tarefas específicas do processo de ensino. (VALENTE, 1994b)
O autor também enfatiza que a apreciação de um programa computacional com intenções educacionais não pode ser realizada sem ponderar o seu contexto de ensino. Um programa só pode ser considerado bom ou ruim de acordo com o contexto e da maneira como ele será utilizado.
O computador torna-se, no ensino-aprendizagem, um instrumento de investigação que deverá ser utilizado como um mediador de uma mudança do paradigma educacional. Facilitando o processo de expressão de pensamento, a reflexão e a depuração de idéias, estimulando a investigação de hipóteses, a descoberta de estratégias de resolução de problemas e que permita ao aluno aprender com seus erros,

[...] Na Figura alterando o valor de a para 40, puderam perceber que quanto mais aumentavam o valor do coeficiente menor ficava a excentricidade da função e a curva aproximava?se, cada vez mais, do eixo y. Figura 3 Representação gráfica do aumento do coeficiente, ocasionando menor excentricidade e curva próxima do eixo y. Valor de a = 40 Na Figura modificando o valor de a para 0,5 observaram que quanto mais diminuía o valor do coeficiente, maior ficava a excentricidade da função e a curva aproximava-se do eixo x. [...]


[...] Facilitando o processo de expressão de pensamento, a reflexão e a depuração de idéias, estimulando a investigação de hipóteses, a descoberta de estratégias de resolução de problemas e que permita ao aluno aprender com seus erros, Sendo assim, por meio do uso da informática, especificamente da planilha eletrônica Microsoft Excel, trabalhou-se o conteúdo relativo à equação do 2º grau, com o intuito de rever e aprofundar os conceitos e procedimentos matemáticos já estudados, ou seja, reconhecimento e caracterização da função do 2º grau a partir da equação e do gráfico; identificação, no gráfico da equação do 2º grau, de características importantes, como a concavidade, a abertura (excentricidade), as raízes, os vértices, à medida que os coeficientes b e c eram modificados. [...]


[...] METODOLOGIA O ensino da função de 2º grau Segundo Ponte et. al. (2006), a Álgebra caracteriza-se pelo conjunto de conceitos, propriedades e procedimentos que empregam letras e expressões literais para estabelecer relações e realizar operações. Ainda segundo os autores nas expressões algébricas, as letras podem cumprir funções muito diferentes: representar um número qualquer, uma relação entre conjuntos de números ou símbolos arbitrários (letras) de uma estrutura estabelecida por certas propriedades. O uso de letras facilita pensar em idéias matemáticas e permite representar, para qualquer número, idéias ou relações que valem para números específicos. [...]

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