Informações sobre o autor

autônoma
Nível
Especializado
Estudo seguido
Letras

Informações do trabalho

Data de Publicação
30/07/2007
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
25 páginas
Nível
Especializado
Consultado
3 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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Como trabalhar as funções matemáticas no ensino médio

  1. A resolução de problemas como meta, processo e habilidade para o ensino de resolução de roblemas
    1. Interpretações mais comuns de resolução de problemas
    2. Heurística: definição e alguns exemplos
    3. Heurística na sala de aula
  2. A formulação de problemas adequadamente
    1. A problemática dos livros didáticos
    2. O caminho da resolução de problemas e o seu entendimento
  3. Funções e a aplicação da teoria de George Polya
    1. Fundamentação teórica de algumas estratégias de ensino
    2. A função das funções
  4. Problemas envolvendo funções segundo a teoria de George Polya
    1. Roteiro para resolver problemas segundo George Polya
    2. Problema da vida cotidiana
    3. Problema sobre custos
    4. Problema renda mensal
    5. Analise dos problemas

As diversas pesquisas em educação matemática, realizadas nos últimos tempos, constatam que o ensino de resolução de problemas em matemática é muito importante na formação do conhecimento matemático.
Os estudos envolvendo essa metodologia são relativamente pobres de material, ainda há grandes dificuldades em distinguir os processos a serem utilizados, em desenvolver instrumentos que avaliem esses processos e elaborar métodos que auxiliem a capacidade de resolver problemas, mas é clara a preocupação dos educadores em relacionar a Matemática com outras áreas do saber a fim de desenvolver no educando a sua aula a auto-estima para que este possa se sentir seguro ao argumentar, analisar e até criticar, desenvolvendo as ferramentas necessárias para acompanhar as rápidas mudanças no mundo moderno.
Relatamos os resultados de uma investigação sobre Resolução de Problemas mencionando os estudos realizados nos últimos 30 anos e aprofundamos o estudo desse tema ao aplicar a metodologia ao ensino de funções, para o nível médio.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (2000) indicam a Resolução de Problemas como ponto de partida de atividades matemáticas e discutem meios de se trabalhar com a Matemática em sala de aula.
De acordo com esse documento os objetivos do Ensino Médio em cada área do conhecimento devem envolver, de forma combinada, o desenvolvimento de conhecimentos práticos, contextualizados, que respondam às necessidades da vida contemporânea, e o desenvolvimento de conhecimentos mais amplos e abstratos, que correspondam a uma cultura geral e a uma visão de mundo.

[...] A intenção no trabalho com funções matemáticas é que os alunos lidem com situações cotidianas que podem ser descritas através de funções utilizando-as e compreendendo sua importância e utilidade A função das funções Os Pcns propõe o ensino de Matemática e a importância e relevância de um ensino que busque a formação significativa dos conceitos, bem como a construção do conhecimento pelo estudante, a partir das experiências que o mesmo já tem, tornando-se competente para aplicar esse conhecimento no cotidiano. [...]


[...] Separe as condições em partes Construa uma estratégia de resolução: Ache conexões entre os dados e a incógnita. Talvez seja conveniente considerar problemas auxiliares ou particulares, se uma conexão não for achada em tempo razoável. Use isso para "bolar" um plano ou estratégia de resolução do problema. Vale a pena expandirmos um pouco essas conselhos: V. já encontrou este problema ou algum parecido? V. conhece um problema semelhante? V. conhece teoremas ou fórmulas que possam ajudar? Olhe para a incógnita! [...]


[...] 88) a abordagem de conteúdos de Resolução de Problemas no Ensino Médio pode contribuir com a formação matemática deste nível de aluno, bem como capacitá-lo para entender o mundo em que vive, tornando-o mais crítico ao assistir a um noticiário, ao ingressar no mundo do trabalho, ao consumir, ao cobrar seus direitos e analisar seus deveres. É sob esta perspectiva que se considera que o estudo em questão contém uma dimensão sócio-político-pedagógica, pois além de propor a formação cidadã crítica do aluno, também tem a pretensão de deixar fluir questionamentos e debates, além de analisar as mudanças ocorridas na sala de aula ao se propor um trabalho diferenciado. [...]

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