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Uma análise crítico - reflexiva sobre os materiais didático da matemática

Informações sobre o autor

Consultoria - Consultoria - Gerência de Recursos Humanos
Nível
Especializado
Estudo seguido
Mestrado...

Informações do trabalho

Marta O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
39 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Metodologia
    1. População
    2. Instrumentos
    3. Avaliação
  2. Desenvolvimento prático
    1. Matemática - jogos, atividades e desafios
    2. Jogo 1
    3. Jogo 2
    4. Jogo 3
    5. Jogo 4
    6. Atividade 1
    7. Atividade 2
    8. Atividade 3
    9. Atividade 4
    10. Atividade 5
    11. Atividade 6
    12. Atividade 7
    13. Desafio 1
    14. Desafio 2
    15. Desafio 3
    16. Desafio 4
    17. Desafio 5
    18. Problema 1
    19. Problema 2
    20. Problema 3
    21. Problema 4
    22. Problema 5
    23. Problema 6
    24. Problema 7

Na história da humanidade a noção de números e suas extraordinárias generalizações estão intimamente ligadas, e a própria vida está impregnada de matemática: grande parte das comparações que o homem formula, assim como gestos e atitudes cotidianas, aludem conscientemente ou não a juízos aritméticos e propriedades geométricas, além disso a ciência, a indústria e o comércio nos colocam em permanente contato com o amplo mundo da matemática.
Porém, os alunos, de modo geral encontram uma aversão psicológica ou mesmo uma dificuldade natural para tratar a Matemática. Pode ser que uma das causas para estes problemas seja a falta de uma conscientização metodológica mais moderna, mais realista e aplicável no dia-a-dia do educando. Outros fatores também podem influenciar o desestímulo do aluno e também gera dificuldades para o professor ensinar.
Existem programas específicos para determinados tipos de alunos, que muitas vezes deixaram a escola por questões diversas, mas que gostariam de voltar a estudar, entre eles o PEART, que visa atender através de um monitoramento, alunos do primeiro grau, que moram e trabalham no meio rural. Os monitores são treinados por professores que fazem um acompanhamento sistemático, desde a elaboração do programa até a distribuição de material e avaliação. Mas mesmo neste grupo de alunos, monitores e professores viu-se que ainda existe muita dificuldades para dominar o conteúdo básico da matemática. Daí a busca, através deste estudo, procurando realizar uma analise dos principais problemas que surgem no aprendizado da matemática.
Sabe-se que alguns dos grandes problemas no ensino da matemática, está acontecendo na formação do professor, quando a maioria está recebendo apenas as informações técnico/teórica e não um ensinamento do processo aprendizagem em si, da integração aluno/professor, ou sua interação sócio-política como um agente modificador, a diferença entre professor e educador. Os cursos acadêmicos de modo geral, estão aplicando uma matemática que está longe do que vai se usar no dia-a-dia, e principalmente não estão sendo enfatizados a didática, a metodologia e os recursos. Diante deste quadro temos professores formados que não conseguem se fazer entender e menos ainda motivar o aluno a gostar da matemática, pois como disse alguém ?só aprendemos o que gostamos?.
Através da aplicação de alguns exercícios para o aluno do PEART, pretende-se verificar a sua eficácia e sugeri-los aos monitores, pois eles é que estarão à frente da sala de aula. Não existe a pretensão de esgotar o assunto, mas suscitar o pensamento de profissionais da área e pessoas interessadas.

[...] Finalmente, ligue os pontos: o 1 com o 10 do outro segmento, o 2 com o 9 do outro segmento, o 3 com o 8 e assim sucessivamente - ATIVIDADE 7 Tome uma circunferência com 32 pontos equidistantes, conforme apresentado a seguir: Adote uma regra para ligar os pontos desta circunferência, como por exemplo onde x é o ponto de partida da reta e o resultado é o ponto de chegada, neste caso por exemplo, o 1 será ligado com o o 2 com o 10 e assim sucessivamente. [...]


[...] Uma reflexão sobre esse problema deveria ser feita pelo professor no sentido de questionar até que ponto os alunos estão acompanhando a matéria, se o conteúdo selecionado é significativo para o aluno, se o aluno está preocupado em aprender Matemática e se ele Professor) está reconhecendo as dificuldades do aluno e a finalidade da Matemática hoje. Os problemas evidenciados em relação à concepção da Educação Matemática parecem estar associados à formação do professor e talvez à produção do conhecimento matemático. [...]


[...] Se o aluno aprender a noção de espaço ocupado pelo cubo, entenderá com mais facilidade o que é volume e poderá fazer outros cálculos, como o volume da sua sala de aula, da sua pasta escolar ou de uma caixa de sapatos - METODOLOGIA 3.1 População Os exercícios foram aplicados com alunos do PEART - de uma escola de periferia, provenientes de famílias com muita dificuldades financeiras, cujos pais trabalham em lavouras de bóias-frias ou então em serviços braçais e os alunos também trabalham em grandes jornadas Instrumentos Para o desenvolvimento prático deste estudo foi utilizado planos de aulas, onde alguns exercícios são orientados e outros são dados como tarefas, conforme material e orientação da coordenação regional do PEART Avaliação A avaliação da aplicabilidade ou não do tipo de tarefa sugerida foi através da correção e análise dos resultados apresentados nos exercícios aplicados aos alunos, com cálculo percentual de erros e acertos - Desenvolvimento prático 4.1 - Matemática- Jogos, Atividades e Desafios A Matemática precisa ser encarada de maneira diferente do que vem ocorrendo. [...]

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