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Desenvolvimento teórico do prisma com curiosidades e atividades práticas

Informações sobre o autor

Consultoria - Consultoria - Gerência de Recursos Humanos
Nível
Especializado
Estudo seguido
Mestrado...

Informações do trabalho

Marta O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
54 páginas
Nível
Especializado
Consultado
892 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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0
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  1. Introdução
  2. História da matemática
  3. Prisma
    1. Elementos do prisma
    2. Secção transversal de um prisma
  4. Prisma ilimitado
  5. Prisma regular
    1. Estudo das medidas de um prisma regular
  6. Algumas fórmulas de polígonos regulares
    1. Quadrado
    2. Triângulo equilátero
    3. Hexágono regular
    4. Área do Polígono regular de n lados
  7. Paralelepípedo
    1. Paralelepípedo retângulo
  8. Cubo
    1. Secções planas do cubo
  9. Volume de um prisma

Os métodos de ensino-aprendizagem, atualmente desenvolvidos em sala de aula, colocam o aluno como construtor do seu próprio conhecimento. Cabe fundamentalmente ao professor o papel de orientador e parceiro do educando nesse processo. A eficiência dessa estratégia, sobretudo, depende de materiais e recursos pedagógicos apropriados.
Tendo em vista um certo grau de dificuldade encontrado pelos alunos e até mesmo os colegas professores em como tratar o tema PRISMA de uma maneira mais concreta e aplicada, várias dificuldades foram encontradas no decorrer destes cinco anos de experiência como professor, tais como:
- Falta de interesse do aluno;
- Pouco aprofundamento dos livros didáticos;
- A falta de conhecimentos básicos na formação do aluno no ensino fundamental, com relação à Geometria;
- O não relacionamento, por parte do aluno, das figuras geométricas com o seu cotidiano, e outras.
Hoje com plena convicção, afirma-se que a matemática deve caminhar paralelamente à realidade do nosso dia-a-dia.
Sempre que possível, mostrar-se-á aplicações práticas do assunto estudado, sem no entanto distanciar da precisão dos conceitos.
Os atributos básicos para um bom aprendizado, tais como:
- interpretação de texto;
- raciocínio e iniciativa, serão constantemente exigidos.
Sabe-se também que este material, concebido como um facilitador do trabalho escolar, requer do educando dedicação ao estudo em casa, para rever os conceitos abordados na teoria, repassar os exercícios propostos, e ainda resolver uma boa quantidade de exercícios complementares.
Em cada um dos tópicos a teoria vem detalhadamente acompanhada de exercícios resolvidos, de modo que se possa aprender mesmo sem a ajuda do professor.
Ao final deste assunto apresenta-se curiosidades, aplicações, planificações do prisma e exercícios para uma melhor fixação deste assunto.
Ter-se-á, ainda, algumas brincadeiras e jogos para motivar os alunos na aquisição dos conhecimento matemático, contribuindo para sua integração com as demais disciplinas.
Espera-se que esta proposta funcione na obtenção de um novo rumo no direcionamento da geometria (Prisma). Contudo caberá a cada colega ajustá-la ao estilo e à sua realidade profissional, extraindo dela a base comum da relação ensino-aprendizagem que se almeja.

[...] 2º Grau. V.2. São Paulo apêndices anexos curiosidades Passos para Resolver Problemas de Geometria: Para resolver problemas de áreas, sugere-se os seguintes procedimentos: 1º) Destacar a questão do problema. Ë a partir dela que se obtém os dados. 2º) Sempre que possível desenhar a figura relativa ao problema. É bom usar cores para discriminar o que precisa ser calculado. 3º) Escreve-se os dados retirados do enunciado do problema e as fórmulas e as informações conceituais que são necessárias para resolvê-lo. [...]


[...] MN situado num plano ( e um segmento de reta PQ, cuja reta suporte intercepta o plano Chama-se prisma (ou prisma convexo) à reunião de todos os segmentos congruentes e paralelos a PQ, com uma extremidade nos pontos do polígono e situados num mesmo semi-espaço dos determinados por Prisma convexo limitado ou prisma convexo definido ou prisma convexo é a reunião da parte do prisma convexo ilimitado, compreendida entre os planos de duas seções paralelas e distintas, com estas secções Elementos do prisma As regiões poligonais A1A An e B1B Bn são chamadas de ?bases do prisma?. [...]


[...] Espera-se haver demonstrado, com clareza, a riqueza do estudo dos prismas vinculado ao dia-a-dia, atendendo as tendências atuais da restruturação matemática. Finalmente, acredita-se ter despertado definitivamente a necessidade de estudo contínuo na aplicação do projeto essencial do professor: aumentar o nível de compreensão dos conteúdos na mesma proporção que o nível de satisfação de cada um dos alunos. BIBLIOGRAFIA BIANCHINI, Edwaldo; PACCOLA, Herval. Curso de Matemática. 2º Grau. V. U. São Paulo: Moderna BIANCHINI, Edwaldo; PACCOLA, Herval. Matemática. 2º Grau. [...]

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