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O estudo do município em geografia

Informações sobre o autor

A
Nível
Especializado
Estudo seguido
A

Informações do trabalho

Marta O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
dissertação
Número de páginas
7 páginas
Nível
Especializado
Consultado
33 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. O município e a geografia
  3. Como avaliar o aluno

Sabemos que município é um lugar. Assim, qual o lugar no município no ensino da Geografia? Esta pode ser uma provocação para pensarmos sobre a importância de estudar o município na disciplina Geografia.
O lugar não se explica por si mesmo, ou melhor, os fenômenos que acontecem no município, as relações entre os homens, o processo de organização do espaço local não tem as explicações a partir do próprio local apenas. É importante e necessário estabelecer as ligações, buscar as explicações a nível regional, nacional e internacional inclusive.
E neste sentido o município é um lugar que precisa ser entendido dentro do mundo, ao mesmo tempo em que ele tem em si o mundo. Não numa relação de linearidade, de estar contido ou conter apenas, mas na perspectiva das relações que contraditoriamente se estabelecem no seu interior. É aí que o município passa a ser um conteúdo significativo, para o ensino de Geografia:

Estudar o município é importante e necessário para o aluno, na medida em que ele está desenvolvendo o processo de conhecimento e de crítica da realidade em que está vivendo. Ali estão o espaço e o tempo delimitados, permitindo que se faça a análise de todos os aspectos da complexidade do lugar (). É uma escala de análise que permite que tenhamos próximos de nós todos aqueles elementos que expressam as condições sociais, econômicas, políticas do nosso mundo. É uma totalidade considerada no seu conjunto, de todos os elementos ali existentes, mas que, como tal não pode perder de vista a dimensão de outras escalas de análise. (CALLAI e ZARTH, 1988, p.11).

[...] Assim entendemos que o estudo do município em que vive o estudante (isto é, do lugar em que vive) deve ocorrer desde as séries iniciais, juntamente com o processo de alfabetização. Ao permitir e criar as condições a que ele trabalhe com a sua realidade próxima, o aluno estará conhecendo de modo mais sistemático o lugar em que vive e construindo os conceitos necessários tanto para aprendizagens futuras como para a sua vida. Até o 4º ano do Ensino Fundamental (antiga 3ª série) para trabalhar os conceitos de Grupo, Espaço e Tempo, segundo Barcelos (1990), o professor terá como conteúdos, aspectos da própria comunidade que podem ser lugares, fenômenos, fatos, situações diversas, enfim. [...]


[...] O que vão ser estes fenômenos, os problemas estudados, vai depender da dinâmica da aula, e não de avanços lineares partindo do próximo para o mais distante. A noção de próximo/ distante é muito relativa, não se restringe a uma variada extensão do espaço, mas tem a ver com o que é significativo para a vida dos alunos, para que eles se reconheçam como cidadãos que vivem num determinado lugar e num determinado tempo. Até o 4º ano do Ensino Fundamental pode-se trabalhar aspectos do lugar em que se vive. [...]


[...] E nesta perspectiva entender que o que acontece no município está necessariamente ligado a outros lugares geográficos, que o lugar (município) não é necessariamente reflexo puro e simples do local, pois o que define o que acontece ali e a sua organização territorial, pode estar distante (seja a nível regional, nacional ou internacional). É fundamental, portanto, que se reconheça, a participação dos arranjos territoriais complexos que se estruturam internamente a nível do município, das diversas formas de organização regional (Mercosul, por exemplo) no estado, no país e internacionalmente. Conclusão O estudo do município como o lugar em que o aluno vive, como o lugar em que as coisas acontecem ao tempo que nós [...]

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