Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Salto de Pirapora

Informações sobre o autor

autônoma
Nível
Especializado
Estudo seguido
Letras

Informações do trabalho

Montserrat C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
dissertação
Número de páginas
15 páginas
Nível
Especializado
Consultado
53 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. Salto de pirapora: particularidades
    1. Estrutura geológica
    2. Vegetação e clima
    3. Indústria e o comércio
    4. Rodovia
  3. Salto de pirapora atualidade
    1. Localização
    2. Altitude
    3. Área
    4. Clima
    5. Hidrografia
    6. Vegetação
    7. Atividades econômicas
    8. Principais produtos agrícolas
    9. Pecuária
    10. Repartições públicas
    11. Agências bancárias
    12. Empresas estabelecidas
    13. Habitação
    14. Saúde
    15. Educação
    16. Cultura e lazer
    17. Eventos
    18. Turismo
    19. Templos religiosos
    20. População do município
    21. Limites do município
    22. Prefeito
    23. Cartório
    24. Sindicatos
    25. Entidades federais
    26. Vilas e povoados do município
  4. Cafundó
  5. Política regional de salto de pirapora atual
  6. Conclusão

Distante cerca de 16 quilômetros de Sorocaba, Estado de São Paulo, Salto de Pirapora é um município se localiza a 121 km da capital paulista por estradas de rodagem. A sede está a 23º 38º de latitude sul e 47º 34º de longitude w.gr.
O clima de Salto de Pirapora é região é do tipo clima subtropical com verão quente, sob o domínio das massas de ar tropical e polar; não é, com certeza, o tipo climático adequado à ecologia do cerrado.
Salto de Pirapora tem como principal atividade econômica a extração e o beneficiamento do calcário, que é encontrado em grandes extensões de seu território, merecendo também destaque a agricultura e pecuária. Hoje, no entanto grandes empresas dedicam-se extração do calcário, o que levou Salto de Pirapora a ser conhecida como a Capital do Calcário.
Dia 24 de Junho é o aniversário da fundação da cidade e o dia 30 de dezembro é a emancipação política do Município. A população atual estimada é de 40.000 habitantes. Seus principais produtos agrícolas são o feijão e milho, e na pecuária o que se destaca é o gado de corte e leiteiro, aves de corte e suínos.
Em 1974 o Cafundó era descoberto, acidentalmente. No pequeno núcleo do Cafundó, as habitações são construídas de pau à pique com cobertura de sapé, não se vê plantações à volta das casas, tão pouco criações domésticas. A caça ainda é a atividade básica para subsistência. O pouco cultivo é feito em alguns pedaços de terra ainda aproveitáveis, já que quase toda extensão da área que ocupam é constituída de terrenos praguejados e infrutíferos.
O prefeito atual é Joel Haddad que derrotou nas últimas eleições Santelmo Xavier Sobrinho, que estava à frente da administração de Salto de Pirapora desde 1997. Neste período houve muitos progressos, como a construção da maternidade municipal e a implantação de diversos programas de cunho social, como o projeto ?Médico da Família?, um sistema de atendimento no qual cada cidadão é visitado periodicamente em sua própria casa para garantir o mais eficaz acompanhamento médico.

[...] Durante uma briga de bar, a Polícia deteve dois homens negros em Salto de Pirapora, alcoolizados. Na delegacia, os detidos conversavam entre si uma língua desconhecida que chamou a atenção dos policiais, que por sua vez convocaram a imprensa de Sorocaba para registrar a prisão de dois ?malucos?. In citação: Sérgio Limolli, Revista Isto é. A parti daí, o interesse gerado pela estranha língua (cupópia) fez com que se recorresse ao prof. Carlos Vogth, da Unicamp, da área da Lingüística, que em visita ao Cafundó logo percebeu que tratava-se de um dialeto de origem angolana, precioso elemento cultural preservado pelos habitantes do lugarejo. [...]


[...] Observei que Salto de Pirapora possui uma área de 283 Km2 e está a 550 m de altitude. Conheci suas coordenadas: 23º38' de latitude sul e 47º34' de longitude oeste e sua distância em relação à capital do Estado (São Paulo) é de 121 km, por estrada de rodagem. Em sua estrutura geológica pude verificar que o município está assentado sobre o complexo cristalino de granito com bancos calcáreos, principalmente na serra, e sobre lençóis de arenitos e xistos. Sobre a vegetação pude ter acesso à livros que constataram que a mata tropical teria dominado os terrenos do Planalto Atlântico, sobretudo ao longo dos vales. [...]


[...] Assim também é Salto de Pirapora em relação à Terra. Distante cerca de 16 quilômetros de Sorocaba, Estado de São Paulo, Salto de Pirapora parece, à primeira vista, uma cidade sem recursos destacáveis, mas se a conhecermos bem, veremos que não é nada disso. Esta pesquisa foi desenvolvida justamente para conhecermos melhor como a cidade se desenvolveu, Salto de Pirapora é um dos mais progressistas municípios da região, ganhando, a cada passo de sua existência, maior impulso no desenvolvimento industrial, pecuário e agrícola, além do aspecto urbanístico, que aqui se forma paulatinamente, revelando as perspectivas de uma cidade próspera e cheia de futuro. [...]

Estes documentos podem interessar a você

Creches devem ter um caráter assistencialista

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo dirigido   |  30/07/2007   |  BR   |   .doc   |   16 páginas

Mais Vendidos geografia

Onde estamos? Que espaço é este? O uso do mapa nas aulas de geografia

 História/geografia e idiomas   |  Geografia   |  Estudo   |  04/10/2008   |  BR   |   .doc   |   8 páginas

África - aspectos naturais, humanos e econômicos

 História/geografia e idiomas   |  Geografia   |  Estudo dirigido   |  05/03/2008   |  BR   |   .ppt   |   38 páginas