Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

O desenvolvimento sustentável da ALCA

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
outros
Faculdade
Fumesc

Informações do trabalho

Fabio P.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
13 páginas
Nível
Para todos
Consultado
240 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. INTRODUÇÃO
  2. O CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO
  3. DO DESENVOLVIMENTO AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
  4. ALCA E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
  5. POSIÇÃO DO SETOR PRIVADO
  6. PAPEL DO SETOR PÚBLICO
  7. CONCLUSÃO
  8. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Embora o desenvolvimento econômico seja um assunto que se destaca nos últimos anos, esta questão é secular no estudo da ciência econômica. Não obstante a economia ter se tornado uma ciência somente no século XVIII, desde os primórdios da economia, questões como aumentos na produção, consumo e distribuição da riqueza já eram tópicos analisados pelos ?economistas ? da época, tais como Platão, Aristóteles, pensadores Iluministas, Renascentistas, Mercantilistas e Fisiocratas, a exemplo de Cantillon, Petty, François Quesnay e outros.
Tamanho era o problema que o objeto de estudo dos primeiros economistas científicos foi com a formação, distribuição e consumo da riqueza, temas estes tão decantados pelos clássicos como Smith e Ricardo, por exemplo, e que continuou a ser discutido, mesmo que com diferentes enfoques, por Keynes, Schumpeter, Harrod e Domar e tantos outros economistas modernos. O certo é que de Administração da comunidade doméstica, OIKONOMIA ( Lei da casa ) e Ciência do abastecimento, a economia passou a se preocupar cada vez mais com a problemática do desenvolvimento, tornando ainda mais enfática esta questão após a crise do início dos anos trinta e período entre guerras.
Mas somente no final do século XIX, através de Marshall, é que o conceito de condições de bem estar vem surgir com certo destaque na literatura econômica, apesar desta Ciencia se enquadrar no campo das ciências sociais; que têem como escopo a busca do bem estar social. Mesmo após o conceito de Welfare State ter estado em evidência do pós guerra até a década de setenta, somente agora, final do segundo milênio é que a questão social vem obtendo espaço na teoria econômica, emergindo à tona com esta o conceito de desenvolvimento sustentável.
Hoje, com o processo de globalização da economia, comércio intra e inter blocos, mercados comuns e etc, sempre buscando aumentos na produção e comercialização de bens e serviços, até que ponto podemos afirmar que uma nação esta se desenvolvendo e se sustentando ao mesmo tempo. Mas afinal, qual é o real conceito de Desenvolvimento? O que é sustentabilidade?
No tocante a economia brasileira, visto que estamos em processo de evolução do Mercosul, em fase de discussões sobre alca e comunidade econômica européia, dentre outros acordos comerciais, quais seriam os efeitos destes sobre o nosso desenvolvimento sustentável? Até que ponto a alca poderá contribuir para nosso processo de desenvolvimento e com sustentabilidade? Qual o papel dos setores público e privado nestas negociações? Poderemos falar em desenvolvimento se o processo de integração da alca não implicar em promoção de vida melhor para todo o povo brasileiro?

[...] Acesso a toda a população da oportunidade de usufruir do novo leque de produtos e serviços ofertados no mercado, pois não poderemos falar em desenvolvimento caso o frutos deste processo não seja repartido a todo os componentes da sociedade. Oportunidade esta não somente de consumo, mas também de acesso a educação, saúde, e etc e que se fundamentam em uma melhor distribuição da renda nacional. Para que estas e demais condições necessárias a um bom funcionamento do acordo de livre comércio se tornem realidade e possam conduzir o País a uma posição elevada no mercado global e ao mesmo tempo transporta lo a condição de desenvolvido no sentido Stricto da palavra, é de fundamental importância a participação dos setores público e privado neste processo. [...]


[...] Neste sentido, o desenvolvimento sustentável não pode não ser aquilo que nos queremos que seja ALCA E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Toda esta temática sobre desenvolvimento sustentável passou a ocupar posição de destaque no estudo da economia ambiental após a publicação do Relatorio da Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, ?Nosso Futuro Comum' , em 1987, vulgarmente conhecido como relatório Brundtland. Como um dos principais objetivos do acordo de livre comércio é o de contribuir de forma positiva para o desenvolvimento econômico dos países membros com bases sustentáveis, torna-se condição necessária neste momento uma análise sobre até que ponto o acordo pode contribuir para o processo de desenvolvimento sustentável da economia brasileira. [...]


[...] Na literatura se tende a indicar a constância do estoque de capital como condição necessária para o desenvolvimento sustentável. É possível, a este ponto, percorrer novamente o argumento principal contido no conceito de desenvolvimento sustentável. Os últimos anos impuseram à nossa atenção o problema da utilização do ambiente. Percebe se que este último foi utilizado além de qualquer outro limite, talvez além de suas capacidades de regeneração, ao mesmo tempo em que se manifesta a escassez de certos recursos fundamentais, particularmente energéticos, cuja quantidade não é ilimitada. [...]

Mais Vendidos geografia

Onde estamos? Que espaço é este? O uso do mapa nas aulas de geografia

 História/geografia e idiomas   |  Geografia   |  Estudo   |  04/10/2008   |  BR   |   .doc   |   8 páginas

África - aspectos naturais, humanos e econômicos

 História/geografia e idiomas   |  Geografia   |  Estudo dirigido   |  05/03/2008   |  BR   |   .ppt   |   38 páginas

Últimos trabalhos geografia

Os Conflitos em Torno da Criação do Estado de São Francisco

 História/geografia e idiomas   |  Geografia   |  Estudo   |  25/01/2012   |  BR   |   .doc   |   6 páginas

Impactos sócio-ambientais no Manguezal de São Francisco do Conde

 História/geografia e idiomas   |  Geografia   |  Estudo de caso   |  04/04/2010   |  BR   |   .doc   |   23 páginas