Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

O corpo da pátria

Informações sobre o autor

autônoma
Nível
Especializado
Estudo seguido
Letras

Informações do trabalho

Montserrat C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
dissertação
Número de páginas
12 páginas
Nível
Especializado
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Tema: um brasil que ninguém conhece
  2. Síntese: o corpo da pátria
  3. Conclusão

?O Corpo da Pátria? de Demétrio Magnoli é um apanhado da imaginação geográfica e política externa no Brasil de 1808 à 1912, merecendo destaque o rastreamento histórico empreendido acerca das noções de ?Ibero-América?. ?América Latina? e ?Pan-americanismo?.
O autor busca nos acontecimentos do passado, a explicação para o contexto histórico desenvolvido no livro ?O Corpo da Pátria?, para mostrar a nossas raízes.
Nota-se que é através dos relatos e escritos de outros escritores, que o autor tenta entender e passar ao leitor de forma clara e objetiva uma explicação consciente para entendermos melhor a produção geográfica do patriotismo, o nacionalismo e suas raízes geográficas, sua natureza, razão e destino.
O livro mostra os mitos fundadores e o território brasileiro, destacando o mito da Ilha-Brasil, Brasil, pátria virtual e outros temas que aparecem para dar mais profundidade ao contexto histórico, cultural e político do nosso país.
Sendo impossível falar de um tema tão polêmico baseando-se apenas em conhecimentos superficiais, nota-se que, o autor, busca as explicações em várias fontes. É uma viagem para um passado que muitos desconhecem totalmente. São relatos, escritos em situações precárias, diante das grandes dificuldades que se viviam na época.
Fica registrado que é no tempo passado que o autor encontra toda a sua estruturação para a elaboração desse tão rico conteúdo histórico. Para o presente, nota-se que, o livro aborda mais uma forma de se conhecerem as raízes do passado, para o futuro, é mais uma forma de entender a situação que estão vivendo no momento.

[...] através desses dados começam a construir o Corpo da Pátria?, com toda a sua riqueza de detalhes. A construção do Império, do destino manifesto Luso-Brasileiro, vem mostrar a complexidade que é a formação, a alma de um país. A Europa e a América tiveram papéis fundamentais, para a formação de nosso país. Seja na cultura, como na política, no social e no econômico. Os momentos históricos que outros países viveram tiveram forte reflexão na nossa sociedade que começava a se formar, tendo a referência os seus conquistadores. [...]


[...] Enfim, o tema foi escolhido, através do livro corpo da Pátria? que mostra uma "inversão ideológica" da realidade e mostra uma nação que, além de seus marcos concretos, é tão antiga quanto a história SÍNTESE: O CORPO DA PÁTRIA O autor busca explicar toda a coletânea de fatos que a história registrou durante todos esses anos e tenta explicar a complexidade da formação de um povo, de uma sociedade. Utiliza, de fontes passadas que tem um acervo rico de informação. [...]


[...] É importante saber que a mitologia étnica não nasceu pronta e acabada, veio com o processo da Independência, que durou mais de um século para se formar. Embora o país comece a se formar, através da mão de obra escrava, podemos observar apenas leves referências sobre os escravos nesta pesquisa, pois a ausência do negro é total até a emergência do movimento abolicionista. A presença do negro provoca a invenção da história mítica da ideologia do Brasil-candinho, que relata a história das três raças que fundem no meio das selvas tropicais. [...]

Estes documentos podem interessar a você

O princípio do contraditório no inquérito policial

 Direito e contrato   |  Penal   |  Monografia   |  25/11/2009   |  BR   |   .doc   |   15 páginas

Mais Vendidos história

Processo de industrialização e formação capitalista do Brasil - 1930-1945

 História/geografia e idiomas   |  História   |  Estudo   |  07/05/2007   |  BR   |   .doc   |   8 páginas