Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Carnaval na Bahia

Informações sobre o autor

autônoma
Nível
Especializado
Estudo seguido
Letras

Informações do trabalho

Montserrat C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
26 páginas
Nível
Especializado
Consultado
111 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. Histórico: origem e definição do carnaval no mundo
    1. O significado da palavra carnaval em sua essência
    2. A interferência da igreja católica
    3. Surgimento do carnaval no Brasil
  3. Os aspectos históricos, geográficos, turísticos e do carnaval da cidade de salvador.
    1. Aspectos históricos
    2. Aspectos geográficos
    3. Aspectos turísticos
    4. Carnaval da Bahia e Salvador
    5. O primeiro grupo surge: Afoxé
    6. O carnaval na cidade de Salvador
    7. Entrevista a ser aplicada
  4. Carnaval de salvador assim como sua importância e evolução como atração turística
    1. Geração de empregos temporários
    2. Pessoal operacional temporário
    3. Fluxo turístico, taxa de ocupação e geração de receita.
    4. Dados da ouvidoria
    5. Postos de atendimento ao turista
    6. Credenciamento imprensa
    7. Entrevista a ser aplicada

Pode-se dizer que o Turismo é uma atividade complexa, pois são vários os seus aspectos, já que lida com motivações, viagens, diferentes culturas e ainda vários segmentos de turistas. Através das explicações de diversos autores e organizações forma-se um conceito comum de Turismo como sendo uma atividade sócio-econômica que envolve deslocamentos que têm os mais diversos motivos.
Estes deslocamentos são praticados pelos turistas que, antes de tudo, são indivíduos que saem de seus locais de residência para satisfazer a sua curiosidade, o desejo de conhecer novos lugares, para cultivar o lazer e evadir-se, para repousar ou se divertir num meio diferente do que lhe é habitual.
A necessidade e o desejo dos turistas de viajarem são limitados principalmente pelos seus recursos financeiros. Em conseqüência disso, irão procurar o máximo de satisfação possível em troca do recurso que tiverem disponível para satisfazer determinado desejo.
De acordo com estes recursos, as pessoas avaliam os produtos através dos benefícios que eles irão proporcionar, buscando aqueles que apresentam o melhor conjunto de benefícios e aqueles que melhor irão satisfazer suas necessidades e desejos.
Diversas áreas fazem parte desses bens e serviços que os turistas procuram. Segmentos ligados principalmente a aspectos históricos, culturais e naturais que podem ser encontrados em inúmeros destinos turísticos.
No caso da Bahia, seus aspectos legitimam sua vocação turística. As potencialidades correspondentes à atratividade juntamente a uma série de políticas governamentais ligadas ao desenvolvimento local proporcionaram à Bahia respeitável posição quanto ao turismo receptivo nacional e internacional. Um dos mais relevantes fatores motivacionais deste deslocamento para a Bahia é relacionada a cultura local, principalmente a musical, em outras palavras, o Carnaval de Salvador. O prestígio do evento tem mobilizado milhares de pessoas a saírem do seu local de origem para a cidade do Carnaval Baiano.

[...] Com isso, o carnaval foi se transformando e na Idade Média e no Renascimento já era uma festa com brincadeiras, confetes e serpentina O significado da palavra Carnaval em sua essência A palavra 'carnaval' vem do latim caro, carnis que significa carne, e levare que seria remover, afastar. Observamos que no calendário cristão ele aparece precedendo a Quaresma, que é um tempo de reflexão no espírito, ou seja, após as festividades que afirmam o corpo e celebram a existência carnal, o recolhimento que obriga ao afastamento da sensorialidade em prol da aproximação com o divino. [...]


[...] A apresentação aconteceu às cinco horas da tarde do domingo de Carnaval, arrastando uma multidão pelas ruas do centro da cidade O Carnaval na cidade de Salvador O Carnaval de Salvador é uma das maiores manifestações da cultura popular do mundo. Com muita alegria, festas espalhadas por toda a cidade e uma mistura de ritmos sem comparação, o evento chega a levar milhões de pessoas às ruas. Agora o Carnaval de Salvador entra para o Guinness Book 2005 como o maior Carnaval e a maior manifestação de rua do planeta. [...]


[...] A ICCA é a mais influente e importante entidade do segmento de turismo de eventos, responsável pelo gerenciamento do maior e mais respeitado banco de dados de eventos do mundo Carnaval da Bahia e Salvador O ano de 1884 de acordo com o certe pesquisado é considerado como o março decisivo para o carnaval da Bahia. Embora a festa já possuísse considerável porte principalmente nos salões é nesse ano que teve início a organização dos festejos de ruas e os desfiles de clubes, corsos, carros alegóricos e de vários populares. [...]

Estes documentos podem interessar a você

Diagnóstico da empresa "ST Estruturas" e pesquisa de marketing

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  09/11/2008   |  BR   |   .doc   |   8 páginas

Mais Vendidos história

Processo de industrialização e formação capitalista do Brasil - 1930-1945

 História/geografia e idiomas   |  História   |  Estudo   |  07/05/2007   |  BR   |   .doc   |   8 páginas