Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

A bíblia como fonte historiográfica

Informações sobre o autor

Professor de geografia - Auxilar de Ensino
Nível
Especializado
Estudo seguido
Curso de...

Informações do trabalho

Rodrigo A.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
4 páginas
Nível
Especializado
Consultado
15 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. A BÍBLIA SAGRADA
  2. A HISTÓRIA APARTIR DA BÍBLIA

Numa época que a comunicação era dificultosa e a historia era repassada oralmente, é um tempo que para sabermos a real situação histórica de um povo é impossível, por isso, todo o material que existe tem seu valor, seja esse material literário ou concreto, para podermos montara vida da região onde nasceu a religião judaica e cristã, posteriormente, uma das fontes mais completa, é a sagrada escritura, a Bíblia, que da um valor muito forte não aos reais acontecimentos, mas ao apelo religioso que fez o povo de Israel se libertar dos povos opressores e constituírem sua nação soberana.

Uma primeira constatação importante é a de que a Bíblia é um excelente conjunto de obras literárias. Saber se é uma obra de ficção ou se realmente narra os fatos como aconteceram e o que muitos historiadores buscam, mas para Zabatiero (2006) ?[] pensar na Bíblia como literatura imediatamente gera uma suspeita séria ? será a Bíblia uma obra de ficção e, conseqüentemente, historicamente incorreta??
Para interpretação da Bíblia, existe uma hermenêutica bíblica, isto é, uma doutrina e um método de interpretação do texto bíblico, com regras gerais e particulares a serem aplicadas na busca e determinação de sentido. A exegese, que é a aplicação prática dessas regras, tenta resgatar os significados que as palavras e expressões possuíam na época e no meio em que foram formuladas, e o tipológico, o único legitimo, que interpreta os fatos, personagens e instituições do Antigo Testamento como "tipos".
A Bíblia é uma coleção de livros divididos em Antigo e Novo Testamento, sendo que o antigo testamento foi escrito nos dez séculos anteriores ao nascimento de Cristo e o novo testamento durante o século após o nascimento de Jesus Cristo. A palavra Bíblia tem origem na palavra grega biblion e significa ?livros', este conjunto de livros foi escrito por vários autores que se auto denominam escritores da palavra de Deus.
Nos dias atuais, pensar que a Bíblia nos transmite a palavra de Deus é uma questão puramente religiosa, mas entender o que aconteceu no Oriente Médio, Egito, Grécia e Império Romano, na antiguidade, sem ter um conhecimento bíblico, sem leitura e entendimento bíblico, e com uma visão histórica no momento da busca de conhecer esta região sem levar em conta as escrituras sagradas, é impossível.
Mas, não se pode levar em conta apenas às sagradas escrituras, devemos também buscar na arquitetura da região, nos achados arqueológicos, nos escritos encontrados de povos não judaico-cristãos e comparar todo este material, e fazer alem disso, uma volta no tempo, pensar como eles pensavam, reconstituir o local e a forma de viver, e sem duvida o auxilio da bíblia é imprescindível.

[...] De acordo com DA SILVA (2007): A partir de escritos preservados em tábuas de pedra e barro, em hieróglifos ou em caracteres cuneiformes, foi possível uma compreensão mais clara de como os judeus e os povos com os quais coexistiram pensavam e agiam, como se vestiam, de que se alimentava que deuses cultuavam quais os seus ritos, sua filosofia, suas artes, como guerreavam ou estabeleciam tratados de paz. Restaurar todos esses elementos, no grau em que foi possível, significou restabelecer todo um conjunto de símbolos, um sistema de significação que permitiu compreender melhores as inúmeras metáforas, a rede de sentidos figurados em que se tece a linguagem da Bíblia. [...]


[...] povos que tiveram conflitos com esta civilização A BÍBLIA SAGRADA A Bíblia é uma coleção de livros divididos em Antigo e Novo Testamento, sendo que o antigo testamento foi escrito nos dez séculos anteriores ao nascimento de Cristo e o novo testamento durante o século após o nascimento de Jesus Cristo. A palavra Bíblia tem origem na palavra grega biblion e significa ?livros', este conjunto de livros foi escrito por vários autores que se auto denominam escritores da palavra de Deus. [...]

Mais Vendidos história

Processo de industrialização e formação capitalista do Brasil - 1930-1945

 História/geografia e idiomas   |  História   |  Estudo   |  07/05/2007   |  BR   |   .doc   |   8 páginas

Últimos trabalhos história

O discurso da imprensa sobre o complexo penitenciário da Papuda em Brasília, de 1979 aos nossos...

 História/geografia e idiomas   |  História   |  Monografia   |  30/03/2009   |  BR   |   .doc   |   50 páginas

As duas faces de Winston Churchill

 História/geografia e idiomas   |  História   |  Fichamento   |  23/03/2009   |  BR   |   .doc   |   8 páginas