Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

A influência árabe na europa em durante a Idade Média

Informações sobre o autor

Professor de geografia - Auxilar de Ensino
Nível
Especializado
Estudo seguido
Curso de...

Informações do trabalho

Rodrigo A.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
5 páginas
Nível
Especializado
Consultado
15 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. REFORMA PROTESTANTE
  2. QUESTÕES ECONÔMICAS, POLÍTICAS E SOCIAIS

Durante este longo período da história que foi a Idade Média, a Europa que viveu sobre forte domínio cristão, e surgiu da queda do Império Romano do Ocidente teve outras fortes influências, entre os povos que influenciaram e ajudaram a construir o continente nestes quase mil anos de história foi a civilização árabe, com seus conhecimentos científicos, filosóficos e matemáticos. Essa influência se deu por meio das conquistas na Península Ibérica e do contato com os cristãos que se aventuraram em busca da Terra Santa, através das Cruzadas.
Para melhor entender a influência que o povo árabe exerceu na Europa na Idade Média, devemos conhecer primeiro um pouco sobre este período, que ocorreu entre Idade Antiga e a Idade Moderna. A concepção de uma idade intermediária começou a surgir com os humanistas do Renascimento que o identificavam com um período de atraso ou de poucos avanços em diversas áreas do conhecimento e da tecnologia em contraposição às realizações das civilizações clássicas devido justamente ao domínio da Igreja.
A Europa adentrou nesse período a partir da queda do Império Romano e da formação dos Reinos Bárbaros que adotavam alguns elementos romanos e outros germânicos. Tais reinos tendiam à fragmentação e é em resposta às guerras promovidas entre si pelos senhores que surge o sistema de suserania e vassalagem, no qual através de um contrato, um senhor dono de terras cedia parte de seus domínios, o feudo, em troca de um juramento de auxílio em caso de guerra.
A Idade Média teve início na Europa com as invasões bárbaras, no século V, sobre o Império Romano do Ocidente. Essa época estende-se até o século XV, com a retomada comercial e o renascimento urbano. A Idade Média caracteriza-se pela economia ruralizada, enfraquecimento comercial, supremacia da Igreja Católica, sistema de produção feudal e sociedade hierarquizada. Onde, prevaleceu nas relações de vassalagem e suserania. O suserano era quem dava um lote de terra ao vassalo, sendo que este último deveria prestar fidelidade e ajuda ao seu suserano. O vassalo oferecia ao senhor, ou suserano, fidelidade e trabalho, em troca de proteção e um lugar no sistema de produção. As redes de vassalagem se estendiam por várias regiões, sendo o rei o suserano mais poderoso. Todo os poderes jurídico, econômico e político concentravam-se nas mãos dos senhores feudais, donos de lotes de terras, que ficou conhecidos como feudos.

[...] Em pouco tempo a Europa estava dividida entre Católicos e Protestantes, a maioria dos monarcas rompeu com a igreja de Roma, tomando as terras da igreja QUESTÕES ECONÔMICAS, POLÍTICAS E SOCIAIS Dona de terras e beneficiaria de muitos tributos feudais, parte da Igreja condenava as atividades burguesas. Ela afirmava que a prática comercial ?não era agradável a Deus?. Assim, o comércio, a busca do lucro principalmente, a usura empréstimo de dinheiro a juros) acabavam muitas vezes sendo interpretados como pecado (PILETTI p.80). [...]


[...] e social de todo o mundo cristão REFORMA PROTESTANTE A enorme importância que a religião para a vida das pessoas havia dado à Igreja cada vez mais poder ao longo da Idade média, e os papas passaram a interferir na política européia com uma força cada vez maior. O papel da Igreja havia crescido tanto que passou a ir muito além das questões espirituais. A influência política do papa atingiu seu auge durante as cruzadas e culminou com a Questão das Investiduras, no século XI, quando o papado assumiu um grande poder político. [...]

Mais Vendidos história

Processo de industrialização e formação capitalista do Brasil - 1930-1945

 História/geografia e idiomas   |  História   |  Estudo   |  07/05/2007   |  BR   |   .doc   |   8 páginas

Últimos trabalhos história

O discurso da imprensa sobre o complexo penitenciário da Papuda em Brasília, de 1979 aos nossos...

 História/geografia e idiomas   |  História   |  Monografia   |  30/03/2009   |  BR   |   .doc   |   50 páginas

As duas faces de Winston Churchill

 História/geografia e idiomas   |  História   |  Fichamento   |  23/03/2009   |  BR   |   .doc   |   8 páginas