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Os paradigmas do homem natural e as tribos indígenas

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
comunicação
Faculdade
Universidad...

Informações do trabalho

Tiago S.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
9 páginas
Nível
Para todos
Consultado
47 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. O bom selvagem na natureza primitiva
  3. As tribos indígenas inseridas nos paragidmas do homem natural

Diante da sociedade onde a competição e a cobiça de poder impera, Rousseau propõr a volta as raízes do homem: o homem no estado de natureza. Essa criatura que vive dispersa na natureza e que tem todas as necessidades imediatas sanadas conforme queira por ter tudo ao seu alcance no seu meio natural, vive isoladamente e de forma autonoma. Será que esse mesmo homem que em tempos passados era o selvagem poderia ser comparado com os ameríndios pré-colonias? De forma equivocada tem-se feito essa uniformização do homem selvagem com os índios, mas esses ultimos de uma certa forma já vive em uma comunidade e tem utensilios próprios, dando a idéia que que o índio está no processo de transição do homem selvagem para o homem civil.

[...] As sociedades indígenas pré-colonizadas estão longe de representar o homem no estado de natureza, por viver numa sociedade no sentido amplo da palavra e por ter líderes e acordos gerando assim uma cadeia de relação entre os que mandam e os que obedecem, jeito de viver tão criticado por Rousseau, considerado por ele com está ferros?, preso a regras e leis desiguais e injustas - o que difere do homem natural que vivia livre, de forma autônoma e disperso pela natureza. [...]


[...] 151) dando a idéia de que a natureza é acolhedora com o homem e com os animais. Mas não se deve esquecer que a mesma natureza que acolhe, seleciona naturalmente os mais adaptados a viver nela. O próprio Rousseau afirma isso ao comparar a Natureza com a política espartana, que seleciona os mais fortes para servir ao exército. Com a natureza como pano de fundo, Rousseau nos mostra a ausência de grupos humanos no estado de natureza, vivendo o homem de maneira isolada. [...]


[...] As tribos indígenas inseridas nos paragidmas do homem natural Tendo como base a tese de Rousseau do bom selvagem, surge o questionamento: Os índios poderiam se encaixar no modelo de homem proposto por Rousseau? Indagar isso é uma coisa comum, haja vista que a imagem do índio como aborígine foi durante toda a história propagada. Essa figura de índio como isolado do resto do mundo, no meio da selvageria e longe da civilização foi imposta pelo colonizador e foi disseminada pelo meio sócio-educacional por muito tempo. [...]

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