Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Homem latino americano e as perspectivas culturais no parâmetro filosófico

Informações sobre o autor

escola estadual fazenda ingaíba - escola estadual coronel...
Nível
Especializado
Estudo seguido
pós-graduaç...

Informações do trabalho

Monalisa d.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
11 páginas
Nível
Especializado
Consultado
6 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Declaração internacional de Montreal sobre inclusão

O objetivo deste trabalho é contemplar as perspectivas do homem latino ? americano enquanto ser filosófico, antropológico, cultural, histórico, ideológico e político, pois penso ser estas algumas das principais características do povo latino.
Abordar a problemática inerente a todos esses aspectos da vida latina é tarefa filosófica própria de nosso povo. Buscar o ser e as origens do povo latino e um que fazer de uma práxis da ação são temas que devem ser colocados e discutidos, ou seja ; a prática de uma filosofia latina é necessária, e o intuito desse trabalho é em última instância a tentativa de gerar discussões e talvez soluções para o ser latino americano e seu mundo, é mero esboço com fim didático.
Aqui se encontrará uma breve epistemologia, Antropologia latina , cultura latina, Historicidade e filosofia, ideologia e política.
Vamos direto ao ponto: Para responder a problemática ?A filosofia de características e riqueza latino americanas torna os povos latinos mais originais ??, temos de fazer uma breve epistemologia do conhecimento latino americano.
A epistemologia que versa sobre a valiDez do conhecimento apenas é validada quando não aparece contradição entre os dados observados e o conjunto de seus pressupostos científicos e metódicos ,o que caracteriza a ciência em sua validade para explicar a evolução.
Explicar, mediante demonstrações e coerência com as respectivas fórmulas e dados, torna a explicação consistente e acreditável, até que novos dados e demonstrações ponham seus pressupostos por terra , desbancando a antiga teoria de seu trono ou deixando - a em parte mutilada. Esse é o fundamento da ciência, uma estrutura lógica aberta a novos dados que sustentem melhor ou derrubem a estrutura lógica ? metódica anterior.
A filosofia enriquecida de cultura latina pode desenvolver-se sobre si mesma, ou seja, a filosofia com o olhar na cultura e antropologia latina, é o objeto deste tópico.
Concernente a origem do homem latino americano, surge uma pergunta: Qual a origem dos antepassados latinos, de onde vieram?
Sabemos que boa parte dos latinos têm em suas veias sangue indígena, aborígene o que já é uma pista.
Buscar uma resposta para a problemática do ser latino americano valendo-se da filosofia é tarefa rica e árdua. Rica em possibilidades, árdua em soluções a curto prazo, tarefa quase impossível . Buscar uma práxis da ação assumindo-se como ser político e ideológico, conhecendo um pouco sobre a história, cultura e antropologia latinas, a historicidade da filosofia enquanto tal pergunta-se pelo quê fazer, pelas possibilidades de uma rica filosofia latina de acordo com alguns pressupostos já enunciados, tudo isso é ser latino ? filósofo.

[...] Explicar, mediante demonstrações e coerência com as respectivas fórmulas e dados, torna a explicação consistente e acreditável , até que novos dados e demonstrações ponham seus pressupostos por terra , desbancando a antiga teoria de seu trono ou deixando- a em parte mutilada . Esse é o fundamento da ciência, uma estrutura lógica aberta a novos dados que sustentem melhor ou derrubem a estrutura lógica metódica anterior. Bom, essa forma de conhecer que busca universais validáveis faz parte originalmente da tradição européia em seu sentido mais característico, como ciência tradicional. [...]


[...] É preciso ser latino americano para ver e sentir o que não podemos expressar em sublimes retóricas.Apenas procuro demonstrar que somos originalmente o resultado de todas as influências , principalmente do meio ambiente , da hermenêutica da cultura , que caracteriza na contemporaneidade o nosso ser original latino HISTORICIDADE E FILOSOFIA Como o ponto principal de meu trabalho e a problemática a que me propus foi resolvida , serei breve , tendo como ponto central aqui apenas uma visão do esboço anterior com mais esse elemento . [...]


[...] Esse problema da dependência nos leva ao problema da imitação, tal como atesta German Marquinez Argote ( rever este nome no livro) ?Nunca Hemos sido originales , y ahora que pretendemos serlo estamos tan hechos a la imitación que cuando mucho aspiramos a imitationes originales? ( El hombre latino americano y su mundo [ 2.2 .2] O povo latino, com seu espírito de revolta, encontra na filosofia roubada uma arma em que a pólvora e chumbo Europeus foram substituídos pelas ancestrais flechas envenenadas e ricamente adornadas , e para isso a própria arma foi modificada . [...]

Mais Vendidos cultura geral/filosofia

CNBB, Ética: Pessoa e sociedade, São Paulo, Paulinas, 1993

 Psicologia e letras   |  Cultura geral e filosofia   |  Fichamento   |  27/08/2006   |  BR   |   .doc   |   6 páginas

Últimos trabalhos cultura geral/filosofia

Influências do pós-modernismo no ensino superior

 Psicologia e letras   |  Cultura geral e filosofia   |  Estudo   |  27/03/2010   |  BR   |   .doc   |   20 páginas

O maniqueísmo, peste vinda do Oriente

 Psicologia e letras   |  Cultura geral e filosofia   |  Estudo   |  23/01/2010   |  BR   |   .doc   |   5 páginas