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Influências do pós-modernismo no ensino superior

Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
educação...
Faculdade
FEFISO

Informações do trabalho

Rubens G.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
20 páginas
Nível
avançado
Consultado
3 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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A modernidade foi um período de grande avanço das ciências naturais, com sua aposta na razão, nas verdades científicas, nas grandes explicações para o mundo e para a realidade. No entanto, a crença obstinada na razão tem sido apontada como a razão de muitos conflitos e dilemas atuais, de modo que o pensamento moderno vem sendo duramente criticado. Configura-se, portanto um cenário de dúvidas, de incertezas, de fluidez e descrença no progresso prometido pelas ciências modernas. Este período de transição tem sido denominado por muitos autores, mas o predomínio aponta para o termo pós-modernidade. Na pós-modernidade, o sentimento não é de progresso, mas de vazio. O que se busca são as sensações, a vida intensa, pois as promessas são incertas. Este sentimento afeta todos os subsistemas sociais, todas as formas de produzir conhecimento. Assim sendo, a fonte de conhecimento reconhecida como oficial pela sociedade moderna ? a ciência e suas práticas experimentais ? não é mais a única fonte válida de se operar a realidade. É neste contexto que as universidades do século XXI se encontram, assoladas pelas perspectivas pós-modernas, sem, no entanto se desgarrar de suas práticas modernas. A revisão concluiu que a paisagem atual apresenta uma universidade dividida entre sua função histórica de produzir e questionar o conhecimento, com as pressões globalizantes de adaptação as necessidades hegemônicas.

[...] No cotidiano encontramos a característica controversa do tema: pós- moderno é usado tanto em sentido pejorativo como em sentido virtuoso. Procurando ir além desta discussão, buscaremos apresentar alguns pontos de vistas, mas, principalmente, explanar o embasamento teórico deste trabalho. Desta forma, o importante não é a etimologia da palavra, mas sim a compreensão do conceito de pós-modernidade fora do senso comum. E para Bauman (2001), se trata de um período marcado por transformações, com marcação de uma linha divisória, mas não fixa e nem tanto inteligível entre o que é moderno e pós-moderno. [...]


[...] Cultura Pós-Moderna: introdução às teorias do contemporâneo, São Paulo: Loyola COTRIM, G. História Global - Brasil e Geral - Vol. Único - Conforme a Nova Ortografia. São Paulo: Saraiva ETGES, N. J. Ciência, interdisciplinaridade e educação. In: JANTSCH, A. P.; BIANCHETTI, L. (Orgs.) Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. Petrópolis, RJ: Vozes FERRARA, L. D. O mapa da mina: informação, espaço e lugar. In: SANTOS, M. (Org.). O novo mapa do mundo: fim de século e globalização, São Paulo: Hucitec FREITAG, B. [...]


[...] A questão que surge, portanto, é como se configura esta universidade dentro do contexto pós-moderno História do Ensino Superior no Brasil A revisão bibliográfica até o momento apontou como o ensino superior surgiu, sua configuração nas universidades da Idade Média até a Idade Moderna, concluindo com a necessidade de uma melhor compreensão do papel social ante o contexto pós-moderno. No entanto, se faz necessário um aprofundamento de como este desenvolvimento do ensino superior ocorreu no Brasil, como forma de compreender as peculiaridades do nosso contexto. [...]

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CNBB, Ética: Pessoa e sociedade, São Paulo, Paulinas, 1993

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