Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

O emprego das figuras de linguagem nas composições musicais brasileiras

Informações sobre o autor

A
Nível
Especializado
Estudo seguido
A

Informações do trabalho

Vinicius N.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
dissertação
Número de páginas
15 páginas
Nível
Especializado
Consultado
3 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
1 Avaliaçao cliente
3
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. Figuras de linguagem
    1. Figuras de palavras (TROPOS)
    2. Comparação simples
  3. Figuras de pensamento
    1. Antítese
    2. Prosopopéia ou personificação
  4. Figuras de som ou de harmonia
    1. Onomatopéia
  5. Figuras de linguagem nas composições musicais
    1. Metáfora
    2. Comparação
    3. Prosopopéia
    4. Antítese

Possivelmente em todas as ocasiões de nossa vida, utilizamos a disposição das palavras e expressões que explanam as nossas impressões e anseios. Todavia, nem sempre usamos as mesmas palavras e expressões em todas as ocasiões que vivenciamos.
Para as ocasiões normais, corriqueiras, possuímos uma específica gama de palavras e expressões que exprimem muito bem aquela coisa que queremos comunicar. Elas vêm espontaneamente em nossa idéia e são naturalmente percebidas por todos.
Entretanto surgem ocasiões em que essas palavras e frases corriqueiras não conseguem traduzir com precisão o que estamos sentindo.
Por meio desse modo de se comunicar, distinto do comum, buscamos enfatizar as nossas sensações.
As figuras de linguagem são aproveitadas justamente para divulgar aquilo que a linguagem comum, falada, escrita e aceita por todos não pode expressar de maneira suficiente. É uma maneira de o indivíduo interiorizar e expressar vivências diferentes, incógnitas e novas. Por isso elas expõem muito a sensibilidade dos que a produzem, revelam a forma como cada indivíduo afronta as suas experiências no mundo.
Com o intuito de estreitar o campo deste estudo, foram abordadas inicialmente as técnicas descritivas e a análise do emprego das figuras de linguagem em quatro letras da Música Popular Brasileira, que foram selecionadas do repertório de compositores brasileiros reconhecidos pelo público e pela crítica musical. Neste estudo, foi observada a maior incidência de quatro tipos de figuras de linguagem, a saber, comparação, metáfora, prosopopéia e antítese. Foram analisados os recursos lingüísticos e estilísticos responsáveis pela construção do sentido do texto.

Este estudo foi realizado com o intento de mostrar que as figuras de linguagem estão presentes em nosso cotidiano e, a cada dia, estão mais em evidência, seja no meio particular ou no profissional. Assim com o objetivo de colocar o assunto mais em foco, optou-se pela análise do emprego das figuras de linguagem nas composições musicais brasileiras. Como o repertório tanto das figuras de linguagem quanto das composições musicais é muito extenso, aponta-se 4 (quatro) figuras de linguagem com maior incidência, a saber, comparação, metáfora, antítese e prosopopéia, em 4 (quatro) músicas populares brasileiras, a saber, As vitrines de Chico Buarque, Brigitte Bardot de Zeca Baleiro, Palavras dos Titãs e Trem das cores de Caetano Veloso. No Capítulo 1, será abordada a temática das figuras de linguagem; no Capítulo 2, será abordada a temática das figuras de pensamento; no Capítulo 3, será abordada a temática das figuras de som ou de harmonia e no derradeiro Capítulo 4, será apontada as figuras de linguagem mais utilizadas nas composições musicais em estudo.

[...] Com o intuito de estreitar o campo deste estudo, foram abordadas inicialmente as técnicas descritivas e a análise do emprego das figuras de linguagem em quatro letras da Música Popular Brasileira, que foram selecionadas do repertório de compositores brasileiros reconhecidos pelo público e pela crítica musical. Neste estudo, foi observada a maior incidência de quatro tipos de figuras de linguagem, a saber, comparação, metáfora, prosopopéia e antítese. Foram analisados os recursos lingüísticos e estilísticos responsáveis pela construção do sentido do texto FIGURAS DE LINGUAGEM Segundo Guimarães e Lessa (2003), as figuras de linguagem são palavras ou grupo de palavras utilizadas para dar ostentação a uma idéia ou sentimento. [...]


[...] Figuras de Linguagem. São Paulo: Atual JAKOBSON, R. Lingüística e comunicação ed. São Paulo: Atlas MARQUESI, S. C. A organização do texto descritivo em Língua Portuguesa. Petrópolis: Vozes MESQUITA, R.M. Gramática da língua portuguesa ed. São Paulo: Saraiva NETO, A. F.; PRADO, J. l. PORTO, S. D. Campo da Comunicação categorização problematizações e perspectivas. João Pessoa: Editora Universitária UFPB OLIVEIRA, H. F. A organização do texto descritivo à luz da Lingüística do texto. Rio de Janeiro: UFRJ PAULIUKONIS, M. A. [...]


[...] Petrópolis: Vozes FIGURAS DE LINGUAGEM NAS COMPOSIÇÕES MUSICAIS De acordo com Fávero (2000), a diferenciação de um ser ou objeto em linguagem subjetiva implica o uso de determinados recursos expressivos que favoreçam o delineamento dos elementos retratados. As figuras de linguagem mais utilizadas em diferenciações são: a metáfora, a comparação, a antítese, a onomatopéia, a prosopopéia e a sinestesia. Nas músicas analisadas, as mais utilizadas foram: Metáfora saudade é um trem de metrô / . (Brigitte Bardot - Zeca Baleiro) ANEXO 1 avisei que a cidade era um vão / . [...]

Últimos trabalhos lingüística

A gramáticas e suas implicaturas

 Psicologia e letras   |  Lingüística   |  Estudo   |  07/10/2008   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

A aquisição da linguagem - teorias e fatos

 Psicologia e letras   |  Lingüística   |  Estudo   |  04/10/2008   |  BR   |   .doc   |   8 páginas