Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Os contos de fadas e a sua importância na construção dos conhecimentos nas séries iniciais

Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
outros
Faculdade
FAGEP

Informações do trabalho

Patricia A.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo de caso
Número de páginas
32 páginas
Nível
avançado
Consultado
5 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Revisão bibliográfica
    1. Uma revisão através dos contos de fada
    2. Chapeuzinho Vermelho
    3. A menina dos Fósforos
    4. João e Maria
    5. Patinho Feio
    6. A Bela Adormecida
  2. Metodologia

Esta pesquisa tem como tema: Os Contos de Fadas e a sua importância na construção dos conhecimentos nas séries iniciais. A mesma apresenta como objetivo buscar o aprofundamento e a compreensão da história da criança, usando como base os contos de fadas, bem como, os efeitos e sentidos que a tematização dos contos transmite às crianças e as contribuições que os mesmos podem trazer a sua formação. Com tais propósitos, e o auxílio de autores como: Bruno Bettelhem, Nelly Novaes Coelho, Hans C. Andersen, Fanny Abramovich, Emília Maria Traça, Maria Helena Zancan Frantz e Jakob Grimm, através das leituras e análises realizadas, chegou-se a conclusão que os contos são formas vivas e verdadeiras obras que tem a capacidade de tornar a vida da criança num universo mágico.

[...] Essa pesquisa, será apresentada uma revisão dos contos já referenciados na introdução, com o auxílio das bibliografias também já mencionadas, a fim de explanar sobre os efeitos e sentido que os mesmos causam às crianças e como influenciam na sua formação e amadurecimento. conto de fadas é a cartilha onde a criança aprende a ler sua mente na linguagem das imagens, a única linguagem que permite a compreensão antes de conseguirmos a maturidade intelectual? (BETTELHEIM p. 197) Chapeuzinho Vermelho Todas as histórias de fadas se iniciam com o herói deixando a sua casa. [...]


[...] Bettelheim afirma: Chapeuzinho perdeu sua inocência infantil quando se encontrou com os perigos do mundo e os de dentro dela, e trocou-os pela sabedoria que só os que ?renascem? possuem: os que não só dominam uma crise existencial, mas também tomam consciência de que era a sua própria natureza que os projetava na crise. A inocência infantil de Chapeuzinho morre quando o lobo se revela e a engole. Quando sai do estômago do lobo, ela renasce num plano superior de existência, relacionando-se de modo positivo com os pais, não mais como criança; ela volta à vida como uma jovem donzela. [...]


[...] As crianças das séries iniciais que são aproximadamente dos seis aos nove anos devem ter a seu alcance os livros dos contos de fadas pois é a idade da magia, fantasia e onde ela procura respostas para os seus questionamentos sobre a realidade e ao mesmo tempo em que reelabora os seus conhecimentos. Existem alguns pontos que precisam ser evitados afim de que a leitura não seja uma experiência desagradável. A leitura é usada para ensinar alguma coisa no entanto não deve confundir a função formadora da arte com a missão pedagógica. [...]

Últimos trabalhos literatura

Aspectos da Contradição: Definições e sua Presença em Textos de Ensino Médio

 Psicologia e letras   |  Literatura   |  Estudo   |  18/04/2011   |  BR   |   .doc   |   5 páginas

Ficha de leitura sobre "Capitães de areia" de Jorge Amado

 Psicologia e letras   |  Literatura   |  Fichamento   |  03/01/2010   |  BR   |   .doc   |   6 páginas