Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Aspectos da Contradição: Definições e sua Presença em Textos de Ensino Médio

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
literatura
Faculdade
Universidad...

Informações do trabalho

Lígia M.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
5 páginas
Nível
Para todos
Consultado
0 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Explicitando a Contradição
    1. Dois conceitos relacionados à contradição
    2. Do acarretamento e sinonímia à contradição
  2. Contradições em Redações de Ensino Médio: Semântica na Sala de Aula
    1. A contradição e sua relação com a coesão e coerência
    2. O texto visto pelo aluno como ?tarefa sem sentido?: um dos porquês de existir contradições em redações escolares
    3. Trecho de redações escolares, e algumas análises
    4. Algumas propostas para eliminar a contradição das redaçõe

?Semântica é o estudo do sentido de palavras?, afirma Pierre Guiraud. Porém esse estudo se torna amplo, feito em vários ângulos, como na investigação de representações lingüísticas em relação às mentais e entre ideologia e cultura, por exemplo. E tem a referencialidade como propriedade, pois a linguagem sempre fala sobre alguma coisa. Por isso, é importante estudar o significado, que nos deixa mais próximos à verdade.
No presente trabalho, vamos estudar um dos vários fenômenos da semântica, que é a contradição. Para uma breve análise da contradição, passaremos por alguns fatores que influenciam a contradição, como acarretamento, sinonímia e antonímia baseando nossa análise em Fiorin e João Wanderlei Geraldi e em seguida analisaremos como a contradição ocorre em redações de alunos do Ensino Médio, analisando assim o quanto esse fenômeno pode afetar a coerêcia de m bom texto e assim a comunicação.

[...] Contradições em Redações de Ensino Médio: Semântica na Sala de Aula 8 A contradição e sua relação com a coesão e coerência Diz Andréia Daltoé, um texto é uma comunicação feita a partir da materialização da língua, com o indivíduo adaptado suas idéias ao que pode ou não pode ser dito e ao contexto histórico-social em que está envolvido. Mas para tal comunicação ser eficiente, é necessário que ela tenha coerência de idéias e uma boa lógica de pensamentos, o que traz condições para dele extrairmos sentido. [...]


[...] No ponto anterior, vimos contradições em textos de alunos e o quanto elas causam incoerências. Para finalizar, temos algumas sugestões para os tipos de redações analisados. Primeiramente, enfatizamos que há várias formas de lidar com a contradição de textos em sala de aula. Uma delas seria apontar pra o aluno os trechos com esse desvio de coerência em seguida, procurar com ele se existe acarretamentos ou não nas sentenças, com uma sentença garantindo ou não a veracidade de outra, juntando a isso com qestionamentos mais lógicos. [...]

Últimos trabalhos literatura

Ficha de leitura sobre "Capitães de areia" de Jorge Amado

 Psicologia e letras   |  Literatura   |  Fichamento   |  03/01/2010   |  BR   |   .doc   |   6 páginas

Uma análise de dois poemas de Manuel Bandeira

 Psicologia e letras   |  Literatura   |  Estudo   |  19/12/2009   |  BR   |   .doc   |   9 páginas