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A repercussão da auto-estima nas relações sociais

Informações sobre o autor

Consultoria - Consultoria - Gerência de Recursos Humanos
Nível
Especializado
Estudo seguido
Mestrado...

Informações do trabalho

Marta O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
17 páginas
Nível
Especializado
Consultado
328 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. Inteligência emocional
    1. Autoconceito
    2. A auto-imagem
    3. As emoções
    4. Atitudes
    5. Formação de valores
    6. Natureza da Dimensão Afetiva
    7. Aspectos sócio-emocionais
    8. Escola e Afetividade
    9. Motivação para o auto conhecimento
  3. Conclusão
  4. Bibliografia

Inúmeras vezes o indivíduo freqüenta a escola, mas socialmente se apresenta como uma pessoa descontextualizada, não conseguindo ter boa performance diante de ações, eventos e fenômenos, não apresentando maior interação com o meio.
Os parâmetros do mercado de trabalho estão mudando, novos critérios estão sendo adotados onde se considera não só a inteligência ou a formação ou mesmo o grau de especialização, mas também a maneira como se lida consigo mesmo e com as demais pessoas.
O comportamento humano tem sido estudado em dimensões explicadas como ?domínios?: cognitivo, afetivo e psicomotor. Coll (1996), aponta a dimensão afetiva como importante e afirma que essa fragmentação da análise do comportamento resulta em conseqüências negativas, a nível de escolaridade e formação do ser humano.

[...] Contudo, a defesa da existência de emoções básicas depende em certa medida da descoberta por Ekman (apud GOLEMAN p. 306), de que as expressões faciais de quatro conhecidas emoções (medo, ira, tristeza, e alegria) são reconhecidas por povos de culturas de todo o mundo, inclusive povos pré letrados, o que sugere a universalidade dessas expressões faciais das emoções. Todas as emoções são em essência, impulsos para agir, planos instantâneos para lidar com a vida que a evolução nos infundiu. A própria raiz da palavra emoção é movere, "mover" em latim, mais o prefixo para denotar "afastar-se", indicando que uma tendência a agir está implícita em toda emoção. [...]


[...] Pode-se dizer, no sentido mais básico, que a auto-estima nada mais é do que a habilidade de gostar de si mesmo. A auto-imagem é desenvolvida durante toda uma vida de experiências - negativas ou positivas e o ser humano como se apresenta é o resultado delas 2.2 A auto-imagem Desde o início da vida, a criança constrói sua auto-imagem a partir da percepção e das relações que estabelece com os estímulos de origem externa e interna de seu corpo. A percepção de si mesma se dá a partir da diferenciação entre os estímulos e necessidades e a sua satisfação ou saciedade. [...]


[...] Educação como Prática da Liberdade. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra GARDNER, Howard; HORNHABER, Mindy L.; WAKE, Warren K . Inteligência: Múltiplas Perspectivas. Porto Alegre: Artmed GOLEMAN, Daniel. Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Ed. Objetiva Ltda GOLEMAN, Daniel. Trabalhando com a Inteligência Emocional. Rio de Janeiro: Objetiva GONZALEZ, Maria del Pilar. La Educacion de la Creatividad: Técnicas Creativas y Cambio de Actitud en el Professorado. Barcelona: Universitat GONZÁLEZ-PIENDA, Júlio; PÉREZ, J. Núñes; GLEZ-PUMARIEGA, Soledad; GARCÍA, Marta S. García. [...]

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