Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Mecanismo de defesa do ego

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
medicina
Faculdade
PUCPR

Informações do trabalho

Carolina F.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
13 páginas
Nível
Para todos
Consultado
248 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Qual é o significado e que explicação de Freud para ?Mecanismos de Defesa do Ego??
  2. Explicar cada mecanismo de defesa do ego, como se forma e, citar um exemplo de: repressão (recalque), projeção, introjeção, regressão, fixação, formação reativa (supercompensação), compensação, racionalização, negação, sublimação.
    1. Repressão ou recalque
    2. Projeção
    3. Introjeção
    4. Regressão
    5. Fixação
  3. Formação reativa ou supercompensação
    1. Compensação
    2. Racionalização
    3. Negação
    4. Sublimação
  4. Quais são os mecanismos mais eficazes? Por quê?
  5. Quais os mecanismos mais neurotizantes? Por quê?
  6. Qual é o mecanismo de defesa mais utilizado pelos estudantes de medicina?

Sigmund Freud é o responsável por estabelecer a Teoria Estrutural da Mente no qual o modelo estrutural do aparato (esplendor) psíquico é a pedra fundamental da psicologia do ego.
Id ? que na tradução brasileira significa isto ? foi o termo usado por Freud para definir o inconsciente que busca energia, impulsos (natural, biológico, instintivo) é o responsável por levar, instigar o comportamento do ser humano seguindo o princípio do prazer.
Ego é o ?eu? consciente, experiência, responsável pela regulação do Id, isto é, o principio da realidade. O ego cobre as três dimensões topográficas do consciente, pré-consciente e inconsciente.
Superego é ?eu? mais forte que briga com o ?eu?, pode ser consciente ou inconsciente, desenvolve-se dos princípios morais, auto-censura.
Mecanismos de Defesa do Ego são processos psíquicos do inconsciente que aliviam o ego do estado de tensão psíquica entre o id intrometido, o superego ameaçador e, as fortes pressões que provêm da realidade externa.
Ocorre na mente, na realidade, o que se chama de jogo de forças, isto é, id x superego, uma oposição e luta entre elas, provocando ansiedade com função de mostrar perigo interno. Esses mecanismos acontecem com a finalidade de possibilitar ao ego estabelecer soluções de compromisso (para problemas que é incapaz de resolver), ao permitir que alguns componentes dos conteúdos mentais indesejáveis cheguem à consciência de maneira disfarçada.

[...] Projeção Mecanismo de Defesa Imatura do Ego caracterizado por ter seu desenvolvimento na fase oral. A projeção consiste em ser um processo metal de atribuir a uma outra pessoa, animal ou objeto as qualidades, sentimentos ou intenções que se originam no próprio indivíduo que desconhece ou recusa, ou seja, as características ligadas ao Eu são gradativamente afastadas em direção a outras pessoas, objetos. Mecanismo que se manifesta quando o Ego não aceita reconhecer um impulso inaceitável do Id e o atribui à outra pessoa. [...]


[...] Fixação A Fixação Mecanismo de Defesa do Ego é caracterizada pela apreensão de maneira incompleta na evolução da personalidade através da persistência que resulta de determinados elementos incompletamente amadurecidos. Desta forma, a personalidade indica uma carência de integração harmoniosa. Sua organização emocional persiste em permanente estágio imaturo ocorre intervalo entre o estado biológico e independência emocional. O final do processo de desenvolvimento da personalidade em um estágio antecedente à completa e uniforme independência amadurecida. Exemplo de Fixação é quando criança continua a falar como um bebê e a conservar sua dependência com a mãe em um período que estas características deveriam ter sido superadas. [...]


[...] A Sublimação é um Mecanismo de Defesa Madura do Ego e permite que os instintos sejam canalizados, vez de bloqueados ou desviados. Esta canalização proporcionada pela sublimação torna este mecanismo eficaz na medica que canaliza os impulsos libidinais para uma postura socialmente útil e aceitável. Um exemplo desta eficácia além dos impulsos libidinais são os impulsos competitivos, destrutivos, homicidas que o ser humano possui desde os primórdios são sublimados em esportes, jogos (lutas e outros). A Regressão também é um mecanismo eficaz porque dissipa a angústia e torna o indivíduo capaz de enfrentar novamente o problema. [...]

Estes documentos podem interessar a você

Considerações acerca dos mecanismos de defesa, segundo a teoria psicanalítica

 Psicologia e letras   |  Psicologia   |  Artigo   |  23/03/2009   |  BR   |   .doc   |   7 páginas

Mais Vendidos psicologia

O Complexo Materno e seus Aspectos Psicológicos

 Psicologia e letras   |  Psicologia   |  Estudo   |  15/01/2012   |  BR   |   .doc   |   7 páginas

Uma reflexão sobre a depressão e as suas principais causas na abordagem cognitiva comportamental

 Psicologia e letras   |  Psicologia   |  Estudo   |  03/11/2008   |  BR   |   .doc   |   17 páginas