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A importância da família no desenvolvimento da criança com síndrome de down

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
outros
Faculdade
UNIFENAS

Informações do trabalho

Marcos Botega S.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
15 páginas
Nível
Para todos
Consultado
4 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. A criança com Síndrome de Down
  2. A educação escolar da criança com Síndrome de Down
  3. A importância da família para o desenvolvimento da criança com Síndrome de Down
  4. Conclusão
  5. Referências bibliográficas

Esta pesquisa objetiva analisar o Desenvolvimento físico, emocional, cognitivo e motor na Síndrome de Down. Objetiva, ainda: informar sobre o que é Síndrome de Down; identificar as características do portador da síndrome; identificar os déficits no desenvolvimento motor; conhecer os problemas de saúde da síndrome que podem afetar o desenvolvimento motor; conhecer os tipos de testes que avaliam o desenvolvimento motor do portador da síndrome; levantar formas de programas de apoio e orientação à família; propor atividades específicas relacionadas a cada deficiência motora; e levantar atividades profissionais onde o portador da síndrome possui desempenho satisfatório.
A criança com Síndrome de Down, como outras que possuem algum tipo de necessidade especial, além de enfrentar os problemas da síndrome, lamentavelmente sofrem a ignorância e o preconceito até mesmo, às vezes, de pessoas que lidam com ela pela falta de conhecimento de suas capacidades.
Uma das metas dessa pesquisa é buscar essas informações e saber até que ponto elas podem ser independentes e como podemos fixar metas para que elas possam superar seus próprios limites.
É necessário que conheçamos os instrumentos de medida existentes e disponíveis para analisarmos a área de desenvolvimento motor, bem como o porque dos traços físicos, característicos da síndrome serem capazes de afetar o desenvolvimento motor.
Finalmente, quando essas crianças recebem o apoio e a orientação adequada da família e da escola, pode como qualquer outro ser ter uma atividade profissional compatível com suas habilidades desenvolvida de forma a lhe trazer prazer, dignificá-la como ser humano e inseri-la socialmente como um cidadão comum.
Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se pela pesquisa bibliográfica.
A pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas, buscando conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado existentes sobre um determinado assunto, tema ou problema.
O presente estudo será dividido em 5 etapas, a saber: (a) levantamento do referencial teórico; (b) seleção do referencial teórico apropriado a presente investigação; (c) leitura crítico-analítica do referencial selecionado; (d) organização dos dados levantados e (e) elaboração do relatório final.

[...] A educação do contexto familiar influencia no desenvolvimento da autoconfiança da criança, formando-a e constituindo-a, enquanto ser humano completo. Os anseios, os desejos e as expectativas familiares que envolvem a criança, promovem bem-estar e equilíbrio quando dosados e colocados à disposição de maneira correta. Todo educador sabe que o apoio da família é crucial no desempenho escolar. As dificuldades de aprendizagem, segundo Rogers (1988), podem significar uma alteração no aprendizado específico da leitura e escrita, ou alterações genéricas do processo de aprendizagem, onde outros aspectos, além da leitura e escrita, podem estar comprometidos (orgânico, motor, intelectual, social e emocional). [...]


[...] Sabe-se, também, que, muitas vezes, os conflitos familiares estão associados a essas manifestações e que as relações familiares são relevantes no desenvolvimento da criança, havendo, portanto, a necessidade de maior compreensão desse processo, por parte dos profissionais, para que possam intervir de forma mais abrangente diante da problemática. Em muitos casos, em um trabalho especializado com crianças apresentando dificuldade de aprendizagem, não é suficiente transmitir aos pais as atividades específicas a serem realizadas; outros aspectos ligados à família, à escola ou relacionados a dificuldades em outras áreas do desenvolvimento também estão presentes, e é necessário ouvir os pais, analisar a situação e buscar caminhos que facilitem o desenvolvimento global da criança. [...]


[...] A inteligência aprisionada: abordagem psicopedagógica clínica da criança e da família. Porto Alegre: Artes Médicas FIGUEIRA, V.; Educação Especial. Porto Alegre: Artes Médicas GRUNSPUN, H. Autoridade dos pais e educação da liberdade. São Paulo: Almed KUPFER, Maria Cristina. Freud e a educação: o mestre do impossível. São Paulo: Scipione LEFÉVRE, B.H. Mongolismo: orientação para pais. São Paulo: Almed MAGGI, A. Intervenção parental em psicologia clínica. In: SOUZA, Y. S.; NUNES, M. L. T. (Orgs.) Família, organizações e aprendizagem: ensaios temáticos em psicologia. [...]

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