Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

A importância do desenvolvimento da autonomia da criança em seu processo de construção do pensamento lógico-matemático

Informações sobre o autor

Professor de geografia - Auxilar de Ensino
Nível
Especializado
Estudo seguido
Curso de...

Informações do trabalho

Rodrigo A.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
5 páginas
Nível
Especializado
Consultado
0 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. A IMPORTÂNCIA DO DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DA CRIANÇA EM SEU PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO
  2. A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  3. O LÚDICO INTRÍNSICO NA MATEMÁTICA

A importância do desenvolvimento da autonomia da criança em seu processo de construção do pensamento lógico-matemático. O conhecimento humano dá-se de três maneiras distintas que são: conhecimento social é herdado da cultura que vivemos; conhecimento físico é o que obtemos pela observação da realidade externa; o conhecimento lógico-matemático é o que se deriva do próprio sujeito, são as relações que o sujeito estabelece com ou entre os objetos. A autonomia é a possibilidade de a criança reinventar a aritmética. É de suma importância ensinar matemática na Educação Infantil. O educador precisa respeitar o que as crianças sabem e colocá-los esses conhecimentos em ação. È imprescindível ensinar o lúdico na sala de aula, pois o educando aprenderá com mais facilidade.
Sabe-se que houve uma contribuição relevante para a Matemática das Séries Iniciais e da Educação Infantil, de Constance Kamii. Essa pesquisadora parte de um pressuposto fundamental para Piaget, segundo o qual o conhecimento humano dá-se de três maneiras distintas: conhecimento físico, social e o lógico-matemático. Conhecimento físico é o que obtemos pela observação da realidade externa: grosso, fino, liso, etc. Conhecimento social é herdado da cultura em que vivemos, exemplo, 25 de dezembro é Natal. Conhecimento lógico-matemático é o que deriva do próprio sujeito, são as relações que o sujeito estabelece com ou entre os objetos. Ao comprar dois lápis de cores diferentes, o sujeito pode afirmar que são iguais porque são lápis ou que são diferentes, se observar o atributo ?cor'. A diferença de cor não esta num objeto ou no outro, mas em quem estabelece a diferença, é o sujeito que age sobre o objeto.
Aprender números é mais que contar, embora a contagem seja importante para a compreensão do conceito de números. As idéias matemáticas que as crianças constroem serão de grande importância em toda a sua vida escolar e cotidiana.
No ensino de matemática, o mais importante é o desenvolvimento do pensamento lógico-matemático é o fruto de construções internas que se dão na mente de cada um, e não tem como serem treinados ou transmitidos. Um trabalho intencional com as áreas do conhecimento, entre elas, a matemática contribui para que as crianças elaborem e sistematizem conhecimentos.
As crianças devem ter uma aproximação global com os conteúdos. Não se trata de trabalho matemático, mas sim de atividades com calendários, músicas que vinculem séries numéricas. O trabalho didático deve levar em conta a natureza do objeto de conhecimento e o processo pelo qual as crianças passam a construí-lo.

[...] O trabalho didático deve levar em conta a natureza do objeto de conhecimento e o processo pelo qual as crianças passam a construí-lo. O professor deve levar em conta os conhecimentos que as crianças adquiriram fora da escola (em suas famílias, nos jogos na propondo-lhes situações de aprendizagem nas quais precisem utilizar esses conhecimentos para construir novos. O professor precisa dar tempo para que as crianças pensem, respeitar o que elas sabem e colocar esses conhecimentos em ação. Como sugestão de atividades, o educador deve procurar selecionar para as crianças músicas que intencionalmente veiculem séries numéricas. [...]


[...] Os jogos lúdicos constituem um caminho para o desenvolvimento do raciocínio, tanto na escola quanto na vida cultural e social fora da escola CONCLUSÃO No decorrer desta pesquisa, importância do desenvolvimento da autonomia da criança em seu processo de construção do pensamento lógico-matemático?, percebeu-se que é imprescindível trabalhar matemática com as crianças desde a infância. È bom salientar, que o processo de ensino aprendizagem de Matemática deve ser bem trabalhado, o educador tem que propor jogos, brinquedos e brincadeiras, no intuito do educando ter gosto [...]

Mais Vendidos psicologia

O Complexo Materno e seus Aspectos Psicológicos

 Psicologia e letras   |  Psicologia   |  Estudo   |  15/01/2012   |  BR   |   .doc   |   7 páginas

Uma reflexão sobre a depressão e as suas principais causas na abordagem cognitiva comportamental

 Psicologia e letras   |  Psicologia   |  Estudo   |  03/11/2008   |  BR   |   .doc   |   17 páginas

Últimos trabalhos psicologia

O Complexo Materno e seus Aspectos Psicológicos

 Psicologia e letras   |  Psicologia   |  Estudo   |  15/01/2012   |  BR   |   .doc   |   7 páginas

A Psicopedagogia e Sua Relação no Modelo Educacional Evidenciando o Papel da Afetividade como...

 Psicologia e letras   |  Psicologia   |  Estudo   |  28/07/2011   |  BR   |   .doc   |   17 páginas