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A Psicopedagogia e Sua Relação no Modelo Educacional Evidenciando o Papel da Afetividade como Instrumento de Desenvolvimento Escolar

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
psicologia
Faculdade
IBPEX

Informações do trabalho

Siul L.
Data de Publicação
Idioma
francês
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
17 páginas
Nível
Para todos
Consultado
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Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. A Psicopedagogia no Brasil: Histórico e Conceito
  2. Papel do Psicodedagogo no Modelo Educacional
  3. Dinâmica da Afetividade e sua Interface no Contato Escolar

Quando se faz uma análise da história da educação, percebe-se que desde o princípio que a questão da aprendizagem sempre esteve muito centrada no poder absoluto e construtor do professor, que tem o conhecimento e as formas para que o aluno aprenda. Porém, nos últimos anos a psicopedagogia vem se inserindo no setor educacional, que em profundas mudanças técnicas e metodológicas, vislumbrou novos caminhos para a aprendizagem dos alunos. Nesse sentido esse trabalho vislumbra analisar o trabalho do psicopedagogo no setor educacional, evidenciando a afetividade como instrumento de desenvolvimento escolar. Pra tanto o mesmo objetivou apresentar a funcionalidade do psicopedagogia no setor educacional atual, mostrando como o trabalho do psicopedagogo no setor educacional pode transformar a prática pedagógica em sala de aula e como a afetividade pode ser usada como instrumento na melhoria do processo de ensino e de aprendizagem na sala de aula. Assim, esse trabalho, após verificar a importância desses aspectos, vem fornecer informações e elementos, que mostram que a afetividade e o trabalho do psicopedagogo, junto a professores e na escola, podem produzir grandes benefícios ao processo de ensino e aprendizagem discente em sala de aula. Deve-se destacar que esta relação entre a psicopedagogia e a educação já se mostrou equivocada. Porém, uma psicopedagogia calcada numa perspectiva de homem concreto, inserido social e culturalmente, encontrará um espaço importante e efetivo na educação.

[...] Portanto, é pertinente ressaltarmos que essa analise sobre o trabalho do psicopedagogo no setor educacional, e também sobre a influencia da afetividade no processo do desenvolvimento escolar, não se encerra aqui, e que outros estudos devem ser realizados afim de apresentarem mais informações sobre o trabalho desse profissional e suas técnicas na educação. Referências ANDRADE, Agivanda Soares de. A influencia da afetividade na aprendizagem. Publicado em 2007. Disponível em www.arteterapiadf.com.br/textos/monografia _completa.pdf. Acesso em 10 de Outubro de 2010. AVIA, M. [...]


[...] Dessa forma, o desenvolvimento desse trabalho se justifica pelo fato de a afetividade poder ser um dos mecanismos de apoio a prática docente, de modo a influenciar diretamente no aspecto metodológico dos professores, ajudando os mesmos na interação com os alunos, transformando o aspecto do ensino e da aprendizagem em algo mais livre e espontâneo do educando, que poderá formar sua autonomia e melhorar suas perspectivas frente ao processo de aprendizagem, ampliando assim seu conhecimento. A Psicopedagogia no Brasil: Histórico e Conceito Segundo Rocha (2009), a Psicopedagogia apresenta um campo de atuação extremamente vasto, restando ao profissional a tarefa imensa e complexa de assumir a sua colocação com discernimento e compromisso, construídos sob uma base sólida de formações teórico-práticas. [...]


[...] Assim, o professor que usa a motivação como instrumento metodológica na relação de aprendizagem, entendendo que esta se realiza na interação entre ele e o aluno, discordando da posição autoritária que antes designava esta função. Assim, a participação psicopedagógica nesta relação é de, inicialmente, procurar conhecer o professor e sua preparação pedagógica, o projeto político pedagógico da escola e os mecanismos que usam para alcançar o desenvolvimento ensino-aprendizagem, para que sua intervenção seja feita de modo consciente e compatível com os envolvidos nesta relação (ANDRADE, 2007). [...]

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