Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
direito...
Faculdade
Fumesc

Informações do trabalho

Data de Publicação
08/11/2006
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
14 páginas
Nível
Para todos
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário

As escolas da psicologia

  1. A abordagem behaviorista
  2. GESTALT - O comportamento com base na percepção
  3. A psicanálise - Sigmund Freud

A leitura histórica que contextualiza este trabalho, afirma que a Psicologia se desenvolveu, e contemporaneamente se estabelece, em três grandes Forças, isto é, grandes correntes ou movimentos congregadores de teorias, sistemas principais ou escolas, estudiosos e praticantes da ciência psicológica. De acordo com essa classificação, a Primeira Força é o Behaviorismo, ou Psicologia Comportamental (teoria do estímulo e resposta), a Segunda Força é a Psicologia da Gestalt, ainda a Terceira Força é Psicanálise. A palavra inglesa behavior quer dizer comportamento, conduta. A abordagem Behaviorista enfatiza a importância dos determinantes ambientais, ou situacionais, do comportamento. Nessa concepção, o comportamento é o resultado da contínua interação entre variáveis pessoais e ambientais. As condições ambientais moldam o comportamento através da aprendizagem; o comportamento de uma pessoa, por sua vez molda o ambiente. De acordo com essa teoria psicológica, os comportamentos dos indivíduos devem ser observados e medidos, da mesma maneira como fazem outras ciências.
Atualmente a abordagem Behaviorista é chamada de abordagem da aprendizagem social ou cognitiva social.

[...] Os principais mecanismos de defesa tem o nome de sublimação, catitimia, proteção, racionalização, balotomia 3.7 Importantes pacientes na história da psicologia Importante famosa) paciente na história da psicologia é Anna, que perdeu seu pai quando ainda criança, e então ficou histérica. Através da hipnose, Breüer fazia ela se recordar de fatos (que ele supunha serem traumáticos) e desta forma o laço afetivo daqueles fatos eram descarregados no momento dessa lembrança e então a recordação traumática era eliminada (método catártico). Porém havia um problema: com o tempo o sintoma voltava, senão, um novo sintoma aparecia. [...]


[...] Todas estas variáveis da pessoa as vezes chamadas de variáveis pessoais na aprendizagem social cognitiva, interagem com as condições de uma determinada situação para determinar o que o indivíduo irá fazer naquela situação - Um Retrato Behaviorista da Natureza Humana A abordagem behaviorista da personalidade, a abordagem psicanalítica, dá pouca atenção aos determinantes biológicos e focaliza os determinantes ambientais foi corretamente influenciada pelas idéias de Darwin. Os processos de aprendizagem - principalmente o condicionamento operante moldam o repertório comportamental do indivíduo para que ele possa adaptar- se a seu ambiente. [...]


[...] Enquanto teoria, caracteriza- se por um conjunto de conhecimentos sistematizados sobre o funcionamento da vida psíquica. Sigismund Schlomo Freud, mais conhecido, apenas, por Sigmund Freud de maio de 1856 - 23 de setembro de 1939), nascido em Freiberg, Moravia, foi neurologista e fundador da Psicanálise. Ele interessou inicialmente, pela histeria tendo como método a hipnose, estudava pessoas que apresentavam esse quadro. Mais tarde, com interesses pelo inconsciente, pulsões, entre outros, foi influênciado por Charcot e Leibniz abandonando a hipnose em favor da associação livre. [...]

...

Estes documentos podem interessar a você

História da Psicologia Moderna

 Psicologia e letras   |  Psicologia   |  Estudo   |  19/03/2007   |  BR   |   .doc   |   22 páginas

As ações da psicopedagogia, na aprendizagem da linguagem nas séries iniciais

 Sociedade   |  Educação   |  Estudo dirigido   |  26/09/2007   |  BR   |   .doc   |   53 páginas

Mais Vendidos psicologia

O papel do psicopedagogo na instituição escolar

 Psicologia e letras   |  Psicologia   |  Estudo   |  26/09/2007   |  BR   |   .doc   |   42 páginas

Prevenção e diagnóstico das dificuldades de aprendizagem

 Psicologia e letras   |  Psicologia   |  Estudo   |  08/01/2007   |  BR   |   .doc   |   26 páginas
Compra e venda de trabalhos acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.