Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Assertividade e outros estilos de comunicação interpessoal

Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
informática
Faculdade
UCG

Informações do trabalho

Lazaro A.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
15 páginas
Nível
avançado
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução
  2. Estilos de comunicação
  3. Comportamento agressivo
  4. Comportamento passivo
  5. Comportamento manipulador
  6. Comportamento assertivo
    1. Atitudes na base da comunicação assertiva
    2. Aspectos na base do comportamento assertivo
    3. Aspectos não-verbais do comportamento assertivo
  7. Os Direitos do Comunicador Assertivo
  8. Estratégicas para o treino da assertividade: técnica de auto-afirmação D.E.E.C.
  9. Perspectivas Históricas do Comportamento Assertivo
  10. Medição do comportamento assertivo:escala de assertividade de Rahus
  11. Anexo I
  12. Conclusão
  13. Bibliografia

O comportamento social poderá ser entendido, de forma entendido, de forma genérica, como um conjunto de acções, atitudes e pensamentos que o indivíduo apresenta em relação à comunidade, aos indivíduos com que interage e a ele próprio.
A qualidade desta interacção é resultante da conjugação de dados inatos com os processos de socialização.
O indivíduo vai desenvolvendo um repertório de comportamentos sociais próprio e tem tendência
a manter os comportamentos que lhe trazem maiores benefícios em termos sociais.
Neste contexto surge a noção de competência social: resultado dos comportamentos emitidos por um indivíduo, num determinado contexto, de forma a expressar sentimentos, atitudes, desejos, direitos, de uma forma adequada à situação, implicando o respeito pelos comportamentos dos outros, e que geralmente resolve problemas imediatos, minimizando a probabilidade de futuros problemas.

[...] Aspectos na Base do Comportamento Assertivo Frases breves, claras, direitas ao assunto Utilização do Distinção entre facto e opinião Sugestões não acompanhadas de conselhos Ausência de e ?deveria? Crítica construtiva, sem censuras Perguntas para saber os pensamentos, opiniões e desejos dos outros Aspectos não Verbais do Comportamento Assertivo Voz: Segura e firme Tonalidade média rica e quente Não muito elevada Segura, ritmo constante Padrão do discurso: Fluente, poucas hesitações Sincero e claro Enfatiza as palavras-chave Expressão facial Sorrisos quando satisfeito Semblante carregado quando se zanga Expressão calma Descontraído Contacto visual: Firme mas sem sobranceria Movimentos corporais Movimentos abertos com as mãos (convidando a falar) Senta-se de forma correcta ou descontraído, mas sem desleixo Cabeça direita Atitudes na Base da Comunicação Assertiva ( Auto-estima: tendo em conta que a assertividade pressupõe a auto- afirmação do indivíduo e os outros podem ser entendidos como uma espécie de ?espelho? da nossa imagem, é importante aprender a aceitar as nossas características, de forma a desenvolver a nossa auto-estima, sem pessimismos, auto-lisonjeiros ou pressunções (vaidades). [...]


[...] Segundo Fachada (Fachada, 2000) o quadro seguinte identifica os quatro estilos de comportamentos comunicacionais face à transparência da linguagem utilizada e à atitude de respeito pelo outro: COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL Respeito pelo outro Transparência da linguagem Alto Baixo Alta ASSERTIVIDADE AGRESSIVIDADE Baixa PASSIVIDADE MANIPULAÇÃO Comportamneto Agressivo Quem adopta frequentemente um estilo de comportamento agressivo, tem como objectivo principal dominar os outros, demonstrando agressividade. Geralmente, são pessoas que se sentem superiores aos outros e desprezam- nos, não respeitando os seus direitos, desejos ou necessidades. [...]


[...] ( Auto-controlo: é a nossa capacidade de controlar os nossos sentimentos e emoções negativas de modo a interferir na relação com o outro. ( Tolerância à frustração: relaciona-se com a nossa resistência aos aspectos mais negativos da nossa vida. Nas nossas relações interpessoais é a capacidade de gerir as tensões e conflitos. ( Sociabilidade: um comunicador assertivo deve ter prazer em comunicar e relacionar-se com os outros. Os Direitos do Comunicador Assertivo ( Possuir e expressar sentimentos: cada pessoa tem a sua sensibilidade e reage de forma característica sem por isso ser considerada melhor ou pior que os outros. [...]

Mais Vendidos psicologia

O Complexo Materno e seus Aspectos Psicológicos

 Psicologia e letras   |  Psicologia   |  Estudo   |  15/01/2012   |  BR   |   .doc   |   7 páginas

Uma reflexão sobre a depressão e as suas principais causas na abordagem cognitiva comportamental

 Psicologia e letras   |  Psicologia   |  Estudo   |  03/11/2008   |  BR   |   .doc   |   17 páginas

Últimos trabalhos psicologia

O Complexo Materno e seus Aspectos Psicológicos

 Psicologia e letras   |  Psicologia   |  Estudo   |  15/01/2012   |  BR   |   .doc   |   7 páginas

A Psicopedagogia e Sua Relação no Modelo Educacional Evidenciando o Papel da Afetividade como...

 Psicologia e letras   |  Psicologia   |  Estudo   |  28/07/2011   |  BR   |   .doc   |   17 páginas