Ou baixar através de : Permuta

Informações sobre o autor

RECURSOS HUMANOS - PSICOLOGIA CLÍNICA
Nível
Especializado
Estudo seguido
GRADUAÇÃO...

Informações do trabalho

Data de Publicação
11/06/2007
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
6 páginas
Nível
Especializado
Consultado
5 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário

O serviço social e as políticas sociais: uma análise reflexiva enfocando o trabalho do assistente social junto às políticas sociais

Neste trabalho pretende-se fazer uma análise reflexiva sobre os aspectos da relação do assistente social com as políticas sociais. O texto de Joana Garcia apresenta um debate interdisciplinar, em que diferentes contribuições acadêmicas relativas à economia, política, sociologia, psicologia social e principalmente serviço social analisam a política de Assistência Social. Mas nosso foco aqui é refletir sobre o trabalho do Assistente Social ao longo dos anos.
Refletir sobre a prática profissional do Assistente Social nos trabalhos que são atribuídos à categoria, quando estes são decorrentes das complexas dimensões que perpassam pela questão social na contemporaneidade, requer uma análise preliminar de uma série de elementos preponderantes para a configuração dessa problemática.
Para analisar a Política de Assistência Social é fundamental investigar a sua trajetória. A Constituição Federal é um marco fundamental desse processo porque reconhece a assistência social como política social que, junto com as políticas de saúde e de previdência social, compõem o sistema de seguridade social brasileiro. Portanto, pensar esta área como política social é uma possibilidade recente. Mas, há um legado de concepções, ações e práticas de assistência social que precisa ser capturado para análise do movimento de construção dessa política social.
Entende-se por política social, as formas de intervenção e regulamentação do Estado nas expressões da questão social, envolvendo o poder de pressão e a mobilização dos movimentos sociais, com perspectivas de problematizar as demandas e necessidades dos cidadãos, para que ganhem visibilidade e reconhecimento público.
A política social tem se apresentado como uma política fundamental para o “bem estar dos cidadãos”, além de se constituir em objeto de reivindicação dos mais diferentes movimentos sociais e sindicais. Neste raciocínio, política e política social representam atuações do poder político visando o bem-estar da população.
Entende-se que a formação profissional vai-se construindo no exercício da prática profissional e social do assistente social junto às políticas sociais, e vai adquirindo consistência à medida que o profissional se reconhece e se aceita como membro efetivo da categoria.

[...] Essas questões aqui colocadas trazem grandes desafios que implicam, primeiramente, em perceber o trabalho do assistente social a partir de suas várias facções de interesses onde atores com papéis distintos tomam parte na construção dessa realidade. Diante dessa configuração se torna necessário refletir sobre a intervenção social, no sentido de acionar instrumentos que contribuam para viabilizar a inserção do assistente social nas complexas e diversas formas de enfrentamento das questões sociais, que trazem demandas de caráter técnico, teórico, metodológico e ético-político para a profissão. [...]


[...] Os movimentos sociais devem ser vistos, também como produtores da história, como forças instituintes que, além de questionar o estado autoritário e capitalista, questionam suas práticas. O serviço social põe sua força em campo, para fortalecer o nascimento dessa política no campo democrático dos direitos sociais desenvolvendo múltiplas articulações e debates. Dessa forma, os movimentos sociais exerceram grande influência, emergindo com todo poder de pressão, conformando e norteando a configuração das políticas públicas e da Política de Assistência Social. Assim, os movimentos sociais com suas lutas contribuíram para trabalhar o rosto do Brasil e a configuração das políticas sociais. [...]

...

Estes documentos podem interessar a você

As políticas brasileiras de seguridade social

 Economia e finanças   |  Economia   |  Estudo   |  29/01/2007   |  BR   |   .doc   |   11 páginas

Mais Vendidos psicologia

O paciente na UTI - aspectos psicológicos

 Psicologia e letras   |  Psicologia   |  Monografia   |  12/01/2007   |  BR   |   .doc   |   63 páginas

O paciente como ser humano

 Psicologia e letras   |  Psicologia   |  Fichamento   |  29/01/2007   |  BR   |   .doc   |   5 páginas
Compra e venda de trabalhos acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.