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Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
outros
Faculdade
CASTELO BRANCO

Informações do trabalho

Data de Publicação
08/01/2007
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
26 páginas
Nível
Para todos
Consultado
8 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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Prevenção e diagnóstico das dificuldades de aprendizagem

  1. Considerações sobre aprendizagem
  2. As dificuldades de aprendizagem
    1. Problemas Familiares
    2. Aquisição da Leitura e escrita
    3. Imaturidade
    4. Falta de perseverança na execução das tarefas
    5. Outros problemas de saúde
    6. Distúrbios Psicossociais
    7. TDAH - Hiperatividade
    8. Domínio dos Conhecimentos Básicos da Matemática
    9. Deficiência Motora Fina
    10. Relacionamento interpessoal
    11. Deficiências Visual e Auditiva
    12. Algumas Manifestações Comportamentais
  3. O psicopedagogo na prevenção e diagnóstico das dificuldades de aprendizagem
  4. Conclusão
  5. Referências bibliográficas

As pessoas envolvidas no processo educativo sentem necessidade de saber como as crianças pensam, se desenvolvem, adquirem conhecimento do mundo. Para atender a essas necessidades procura-se estudar, pesquisar, aprender.
Levando-se em consideração a vida diária de um professor, observa-se o surgimento de fatos que não lhe são comuns, confusos e até preocupantes. Isto acontece quando o mesmo depara-se com crianças que têm dificuldades em aprender. Apesar de ter estudado algo sobre a aprendizagem o professor às vezes se sente impossibilitado quando se defronta com tais obstáculos, quando surge uma criança que não pára no lugar, não consegue aprender, por mais tentativas que se faça, a lacuna na compreensão do ser humano se apresenta em toda sua grandeza.
Frente às dificuldades escolares as crianças apresentam um declínio no prazer da aprendizagem logo que se deparam com os primeiros obstáculos.
Esta monografia tem por objetivo compreender a importância da Psicopedagogia no diagnóstico e prevenção das dificuldades de aprendizagem.
O estudo se justifica e se faz relevante, pois quando as dificuldades escolares surgem, deve-se procurar atendimento especializado. Quanto mais tempo demorar a intervenção, mas graves serão as conseqüências.
Ao realizar uma atividade e não obter êxito, a auto-estima da criança diminui: ela não faz os deveres escolares, falta às aulas e em casos mais graves, abandona o ambiente escolar ou passa a apresentar dificuldades de relacionamento com colegas, professores e família. Existem sinais claros que estão relacionados à queda do interesse pela escola: perda do orgulho pelo trabalho escolar, queixas que não apresentam relação com a aprendizagem, como “o lanche é ruim”, “o professor é chato”, recusa em falar sobre a escola, que é caracterizada por respostas curtas, tarefas escolares relatadas como “cansativas” em vez de dizerem que apresentam dificuldades.
Nesse sentido, acredita-se que o profissional que atua em Psicopedagogia pode ser muito importante tanto na prevenção quanto no diagnóstico das dificuldades de aprendizagem, pois somente conhecendo o ser humano em sua natureza própria, nas relações entre seus membros constitutivos e o mundo é que pode-se conseguir uma aproximação com a criança.
Para o desenvolvimento desta pesquisa, optou-se pela pesquisa bibliográfica.
A pesquisa bibliográfica procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas, buscando conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado existentes sobre um determinado assunto, tema ou problema.
O presente estudo será dividido em 5 etapas, a saber: (a) levantamento do referencial teórico; (b) seleção do referencial teórico apropriado a presente investigação; (c) leitura crítico-analítica do referencial selecionado; (d) organização dos dados levantados e (e) elaboração do relatório final.

[...] Expostas as principais dificuldades de aprendizagem, passa-se a seguir à análise a respeito da importância do psicopedagogo na prevenção e diagnóstico das mesmas O PSICOPEDAGOGO NA PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM Com o surgimento e contribuições oferecidos pela Psicopedagogia, os conceitos referentes ao processo de aprendizagem estão sendo reconsiderados. No que diz respeito à aprendizagem, de acordo com Collares e Moysés (1992, p.24), “qualquer sujeito, independente do seu comprometimento corporal, orgânico, cultural ou psicológico se relaciona e elabora aprendizagem, pois é um ser social, que estabelece relações vinculares durante toda a sua existência”. [...]


[...] Algumas das causas das dificuldades de aprendizagem são: problemas familiares; aquisição da leitura e escrita; disortografia; disgrafia; imaturidade; falta de perseverança na execução das tarefas; problemas de saúde; hiperatividade; distúrbios psicossociais; domínio dos conceitos básicos da Matemática; deficiência motora; relacionamento interpessoal; deficiência visual; deficiência auditiva; ou a escola que muitas vezes não oferece oportunidades diversificadas de alfabetização. Falar-se-á a seguir, resumidamente sobre cada uma destas causas das dificuldades de aprendizagem Problemas Familiares Compreender essas dificuldades é o ponto de partida do trabalho do professor. [...]


[...] Como já mencionado, as dificuldades de atenção e a falta de autocontrole, que caracterizam este distúrbio, intensificam-se em situações de grupo, dificultando, ainda mais, a percepção seletiva dos estímulos relevantes, e a estruturação e execução adequada das tarefas. Esta situação de fracasso contínuo reverte em uma desvinculação cada vez maior da criança hiperativa em seu processo de aprendizagem, a não ser que encontre no sistema educacional resposta adequada às suas necessidades especiais. Na adolescência, as alterações secundárias exacerbam-se, aparecendo, com freqüência, condutas anti-sociais, ao passo que o nível de auto-estima do indivíduo é especialmente afetado. [...]

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