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psicopedagogia x ensino – aprendizagem

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
direito...
Faculdade
UNITRI

Informações do trabalho

FRANCISCO CARLOS S.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
10 páginas
Nível
Para todos
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. A área emocional
  2. Área cognitiva
  3. Área percepto-motora
  4. Motivação e crescimento cognitivo

O entendimento dos fatores etiológicos das dificuldades de aprendizagem, bem como a significação emocional do problema na família e na escola, levam a Psicopedagogia a determinar as prioridades de tratamento.
Considerando que freqüentemente uma criança portadora de um distúrbio de aprendizagem terá associada, como condição causal ou primária, ou condição secundária um distúrbio afetivo, o atendimento à área emocional é indicado e pode ocorrer prévia, simultânea ou posteriormente ao tratamento psicopedagógico.
Através de várias indicações terapêuticas, o Psicopedagogo deve devolver os resultados aos pais e à escola, planejando o atendimento. Este tratamento, propriamente dito, fica na dependência do posicionamento teórico que a equipe interdisciplinar tem no fenômeno da aprendizagem humana, seus distúrbios e as causas que o motivaram.
O conhecimento da etiologia é fundamental, não apenas para a determinação de prioridades de tratamento e escolha de metodologias específicas, mas, principalmente, para quando se trata de planejar soluções preventivas de caráter social mais amplo. È importante então, destacar: os aspectos evolutivos de áreas relacionadas à aprendizagem, bem como manifestações pedagógicas decorrentes de comprometimento nestas áreas; a gênese do processo de leitura e escrita, segundo Emília Ferreiro; um modelo para orientação do trabalho do Psicopedagogo, baseado em Piaget e especificado através de uma situação prática.

[...] Até chegar nesta etapa, parecer haver uma correspondência entre o nível da grafia propriamente dita. Entretanto, a progressão do desenho gráfico depende muito, além de habilidades específicas, do conhecimento a respeito desta evolução por parte dos professores e da metodologia empregada. Neste aspecto, são prejudiciais para as crianças, a apresentação de desenhos prontos mimeografados, as criticas ao seu desempenho mesmo, a obrigatoriedade de desenhos para ilustração de conteúdos pedagógicos. Estas atitudes inibem o processo e não conduzem ao prazer que a atividade proporciona. [...]


[...] Na ?garatuja com que representa o terceiro momento, observa-se a evolução de um simples movimento sinestésico para o imaginativo. A criança dá nome a seus rabiscos, embora ainda não haja qualquer semelhança com o real. Dos quatro aos sete anos, fase da pré-escola e início do processo forma da alfabetização, a criança passa pela fase pré-esquemática. Tenta representar o mundo que a rodeia através de formas que gravitam, no espaço. Nesta fase aparecem os primeiros traçados de letras, maiúsculas, de imprensa, muitas vezes invertidas e sem ordem. [...]


[...] A criança só pode aprender (utilizando aprendizagem num sentido amplo), aquilo que suas estruturas cognitivas do momento o permitem. Exemplificando: A criança do período sensório-motor, pode aprender aquilo que esteja ao alcance de sua ação, pois a ação é o instrumento principal de sua aprendizagem. As limitações freqüentes a sua ação podem ser um fator inibidor do desenvolvimento cognitivo. Já a criança do período pré-operatório, terá a função simbólica como instrumento de aprendizagem, através da linguagem, jogo, imitação, dramatização, etc. [...]

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