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Resumo do livro "Psicologia da educação matemática - teoria e pesquisa" da autora Maria Regina Brito

Informações sobre o autor

A
Nível
Para todos
Estudo seguido
A

Informações do trabalho

Ana Cecília N.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
8 páginas
Nível
Para todos
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Psicologia da educação matemática - teoria e pesquisa

Desde muito tempo vários pensadores, psicólogos pesquisaram sobre a extensão da psicologia na vida humana. Através desses estudos e pesquisas, com o passar dos anos, foi dada devida ênfase do valor da psicologia na área da educação; várias contribuições foram feitas, como a escola de Gestalt que valorizava a introspecção e a observação frente aos fenômenos complexos; com a corrente Behaviorista e com a aparição na escala filogenética, os tipos de aprendizagem que se apresentam no nível inferior também se apresentam no nível superior e se integram em formas complexas com tipos de aprendizagens característicos do novo nível, possibilitando comportamentos qualitativamente distintos aos observados no níveis inferiores.
Já para Piaget, o conhecimento se desenvolveria mediante uma construção progressiva das estruturas lógicas, embora inicialmente a lógica e o modo de pensar das crianças e adolescentes sejam totalmente distintos da maneira adulta de pensar. Para ele também o desenvolvimento cognitivo se produz através da adaptação dos organismos ao meio e, na realidade, o que se propõe é a existência de uma continuidade entre as formas de adaptação biológica e intelectual, regidas pelos mesmos princípios, em âmbitos diferentes. Devido à tendência biológica à auto-regulação, presente nos seres vivos, são desenvolvidos mecanismos adaptativos que envolvem novas organizações que supõe uma mudança interna, além de novas interações com o ambiente. Os mecanismos básicos da adaptação são a assimilação e a acomodação.
A psicologia e a educação matemática se fundem para estudar o ensino e a aprendizagem da matemática, como também os fatores cognitivos e afetivos relacionados a essa disciplina. Os professores envolvidos com a matemática, devem ter como objetivo o conhecimento das habilidades; sendo que também se baseia no fato que a aprendizagem atua em três domínios diferentes, ou seja: o cognitivo, o afetivo e o motor e que devem visar uma aprendizagem que desenvolva o potencial nessas três áreas. Além de tudo isso, deve também desenvolver na criança, um conjunto de atitudes positivas com relação à matemática; pois os educadores para efetivarem a aprendizagem devem possuir domínio sobre o conteúdo e os métodos de ensino.
A aprendizagem é um processo que envolve as esferas cognitivas, afetivas e motora, e não pode ser confundida com a aquisição de conhecimento acadêmico e também que se processa de uma única maneira. Assim a maturação biológica possibilita ao sujeito aprender determinadas tarefas que antes não era possível; a criança só aprenderá a andar a partir da maturação do organismo.
A maneira de como a aprendizagem acontece é diferente da maneira vai-se incorporar esta nova aprendizagem, possibilitando uma maior ou menor retenção do material aprendido e uma maior ou menor transferência dessa aprendizagem para novas situações e posterior uso. Assim dependendo do que vai ser aprendido, diferentes mecanismos de aprendizagem serão acionados.
Para muitos alunos a matemática pode representar um instrumento de seleção para o fracasso. Assim para que os alunos não experimentem o fracasso e não desenvolvam atitudes negativas em relação à matemática, o ensino dos conceitos dessa disciplina deve ser precedido por uma análise do nível de formação conceitual em que o aluno se encontra, procurando adequar os conceitos que serão ensinados à realidade dos estudantes.
Além disso muitos professores apresentam o conteúdo desvinculado do cotidiano do aluno e não se preocupam com a aprendizagem de significados e a formação dos conceitos significativos. Dessa forma mesmo eles se esforçando em adotar, métodos dinâmicos e ativos, apresentam mais conceitos memorizados de forma arbitrária, do que conceitos aprendidos e incorporados de forma significativa. Sendo assim, é necessário ter sempre presente que apenas a prática e a repetição não são suficientes para a retenção do conhecimento declarativo e nem dos procedimentos de solução.

[...] Existem dentro desse contexto 10 habilidades: 1 Solução de problemas: habilitar o aluno a solucionar problemas em situações novas, com as quais não tenha experiência, sendo que os problemas precisam ser compreendidos pelos alunos, e não apenas ensinados Aplicação da matemática em situações cotidianas: capacitar o estudante a usar a matemática, ao lidar com situações do dia-a-dia, num mundo de mudanças Prontidão para a ?racionalidade dos resultados?: o estudante deve aprender a conferir as respostas que dá aos problemas Estimativa e aproximação: refere-se a necessidade de o estudante aprender a calcular quantidade, comprimento, distância, peso, etc e a trabalhar com aproximação dos resultados Habilidades apropriadas de cálculo: os estudantes devem ser capazes de usar a quatro operações básicas com números inteiros e com decimais e capazes de efetuar cálculos utilizando frações simples e porcentagem Geometria: os estudantes devem ser levados a conhecer as propriedades básicas das figuras geométricas simples Medidas: que os estudantes se tornem familiarizados com os diferentes sistemas de medidas e sejam capazes de efetuá-las tanto no sistema métrico como em outro sistema Tabelas, diagramas e gráficos: com a finalidade de desenvolver a capacidade de organizar e representar os dados disponíveis a partir de um determinado estudo (conhecer como ler e formular conclusões) através dos mesmos Usar a matemática como predição: os alunos devem conhecer a matemática e que ela pode ser usada para se saber qual a probabilidade de ocorrências e eventos futuros Uso de computadores: com o avanço da tecnologia é preciso cada vez mais estar familiarizado com o uso dos computadores, sendo essencial que conheça as capacidades e limitações das novas ferramentas. [...]


[...] A aquisição de atitudes positivas com relação á matemática deve ser uma das metas dos educadores que pretendem ir além da simples transmissão de conhecimentos, garantindo aos seus alunos nos seus esforços e o prazer da resolução do problema.É necessário que os interessados em educação matemática façam uma revisão e um exame crítico da situação atual; analisando também os currículos e programas dos cursos de formação que deva propiciar o conhecimento do conteúdo a ser ensinado de maneira mais efetiva; proporcionando situações motivadoras, desafiadoras e interessantes de ensino, nas quais o aluno possa interagir com o objeto de estudo e construir significativamente o conhecimento. [...]


[...] Deve-se então avaliar a construção de como o sujeito elabora o conceito no nível formal, que é inserido, a partir da capacidade do indivíduo de discriminar os atributos definidores do mesmo; ou seja o conceito que cada um desenvolve a respeito de um objeto. Sendo assim, os professores também precisam conhecer os níveis em que seus alunos são capazes de formar os diferentes conceitos e como esses se caracterizam. Entretanto a escola deve sistematizar o ensino de conceitos de forma a adequá-los à capacidade cognitiva dos estudantes, estruturando-o de acordo com os princípios de inclusão nas classes, dependência entre os conceitos e as relações entre eles; sempre levando em consideração os seguintes conceitos: aprendibilidade, utilidade, validade, generalidade, importância, estrutura, perceptibilidade de exemplos e numerosidade de exemplos, sendo estes atributos, os determinantes da maneira como se dará a aprendizagem. [...]

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