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Segredos da motivação

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
direito...
Faculdade
Fumesc

Informações do trabalho

JuliO L.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
17 páginas
Nível
Para todos
Consultado
1717 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Motivação no trabalho
  2. A globalização nas organizações
  3. Proposições sobre as principais teorias da motivação
  4. Motivação e liderança
  5. Sugestões motivacionais
  6. A motivação na empresa como uma questão pessoal e institucional

Motivação envolve sentimentos de realização e de reconhecimento profissional, manifestado por meio de exercícios das tarefas e atividades que oferecem suficiente desafio e significado para o trabalho (Lopes, 1980, p.23 ; Ribeiro, 1994, p.32).
É o objetivo que se imagina possuído pelos outros e que em geral contamos encontrar em alguma meta imediata e notória, como ambição de dinheiro, desejo de segurança ou esforço para ter prestígio. No entanto, as metas pelas quais as pessoas parecem lutar, ao serem analisadas, freqüentemente são apenas meios de alcançar uma outra meta mais fundamental. Sendo assim, a riqueza, a segurança, a posição elevada e todas as demais metas, que supomos ser a "causa" do comportamento humano, não passam de instrumentos de que se serve o indivíduo para atingir seu verdadeiro objetivo, que é ter personalidade própria (Boss, 1997, p.30).
Segundo Aquino (1970) se há uma característica humana generalizada, deve ser o hábito de todos procurarem, de maneira desajeitada e imperfeita, seguir o conselho que Polonius deu ao filho: "Acima de tudo sejas honesto contigo mesmo".
Durante muito tempo, pensou-se que os objetivos motivacionais fossem genéricos, como mostram seus principais estudiosos, Maslow, McGregor e até mesmo Herzberg. Ora acreditava-se que as pessoas buscavam seqüencialmente determinados objetivos ? isto é, tão logo tivessem atingido alguns deles, partiriam necessariamente à busca de outros, também já previsíveis ? ora descobria-se que há objetivos que não são propriamente perseguidos, mas são condições que asseguram a insatisfação das pessoas num grau de desconforto mínimo, e que outros são realmente perseguidos e, quando encontrados, de fato trazem muita satisfação ao indivíduo. Herzberg denominou-os, respectivamente, fatores higiênicos e motivacionais (Bergamini, 1997, p. 45).
Não se pretende discutir nenhuma dessas teorias em particular, mas tentar um novo enfoque, mais em termos de como se passa a psicodinâmica interna motivacional, do que em termos de levantar os tipos de objetivos perseguidos pelas pessoas (Chiavenato, 1991, p. 33).
Considerando que o ser humano é formado por características de personalidade únicas e complexas , o seu comportamento tanto no trabalho ? quanto em qualquer lugar ? muitas vezes é influenciado por fatores considerados motivacionais. Portanto esta monografia tende a mostrar os estímulos à motivação para influenciar no comportamento do funcionário dentro da organização e as causas que levam o funcionário feliz, satisfeito e integrado no ambiente a se tornar improdutivo.

[...] Coerência no líder - Se um líder trata todos seus subordinados da mesma forma, ele não é coerente. Um líder deve conhecer seu pessoal e a maturidade de cada um, para saber como tratar cada um de seus colaboradores. Respeito ao individuo Essa é a dimensão primordial da liderança. Tratar todos com respeito, percebendo as diferenças individuais. Até mesmo as medidas mais desagradáveis podem e devem ser feitas com respeito Motivação sinônimo de liderança Quando uma empresa possui uma liderança ruim, pode resultar em efeitos negativos em seus colaboradores, sendo assim, qualquer melhora por menor que seja deverá ter um efeito positivo (Lopes p. [...]


[...] Talvez a maciça imposição de um modelo com características universalizantes, baseadas no êxito da riqueza material, venha se contrapondo aos princípios de juízo de valor inerentes aos diferentes contextos sociais e culturais. Não é difícil concordar com o fato de que, do ponto de vista sociológico, para diferentes regiões, diferentes empregos, diferentes organizações e diferentes profissões, haverá diferentes culturas. Essa aparente ambigüidade entre os aspectos subjetivos da cultura e a materialidade financeira coloca o indivíduo frente aos dilemas do sucesso baseados na gratificação reconhecida socialmente ou na satisfação de cunho pessoal. [...]


[...] Produtos, processos e sistemas são, sobretudo, obras de pessoas, logo dependem da disposição destas para funcionar adequadamente. Comportamentos esperados pela empresa, no sentido de agregar valor, valem tanto quanto uma boa norma. Neste sentido a motivação e o desenvolvimento do ser humano podem servir como um eficiente estimulante à implementação de programas voltados à qualidade numa empresa. Os funcionários das empresas são pessoas, e gostam de lutar por algo maior. Gostam de sentir-se produtivos. Gostam de saber que seus esforços tiveram resultado. [...]

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