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Terapia de integração sensorial

Informações sobre o autor

SEM - EDUCADOR - SEM
Nível
Especializado
Estudo seguido
EDUCADOR -...

Informações do trabalho

ANA A.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
9 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Terapia de integração sensorial

Nos anos 70, a pesquisadora americana A. Jean Ayres da California, desenvolveu um novo método de compreensão da relação entre o processo sensorial do cérebro e comportamento entre crianças com problema sensório motor de aprendizado. Baseada na observação clinica e em décadas de pesquisa sobre o funcionamento do cérebro e as então chamadas disfunções cerebrais mínimas, Ayres foi estabelecendo padrões comuns entre essas crianças, padrões que levaram ao desenho de um grande quadro onde síntomas começavam a fazer sentido e a entrelaçar-se logicamente.
As descobertas de Ayres foram fascinantes: por detrás daquelas crianças diferentes, encontrava-se um cérebro diferente. Nada é errado na inteligência nem nas emoções. Olhos e ouvidos perfeitos, sentidos do tato e olfato e equilibrio preservados. Mas o cruzar dos cérebro informações do mundo exterior trazidas pelos sentidos, bem ai nesse complexo centro de integração de imagens, sensações e sons começava a confusão;
Apredinzado lento e comportamento pobre em crianças são causados por uma integração sensorial (IS) inadequada no cérebro infantil explicava Ayres em seu livro Sensory. Integration And The Child, em 1979.
Jean Ayres definiu integração sensorial como um processo neurológico que organiza as sensações do seu próprio corpo e de seu ambiente e torna possível utilizar corpo dentro do ambiente. (Lampert, 1999).
Os sistemas ligados à Integração Sensorial são: vestíbulos proprioceptivos, somato sensorial e praxia, que estão interligados/ inter-relacionados para promoção de um bom desempenho motor e emocional do paciente.

[...] O cérebro deve selecionar, ressaltar, inibir, comparar e associar a informação sensorial de uma flexível com uma constante mudança de padrão, o cérebro deve integrar a informação. (Lampert, 1999). INTEGRAÇÃO SENSORIAL A Integração sensorial é a principal abordagem de tratamento para crianças com dificuldade de aprendizagem, déficts de atenção e autismo. Os princípios do tratamento com a IS incluem: 1 - Proporcionar uma oportunidade de experimentar uma variedade de estimulos sensoriais controlados para encorgiar a produção de uma resposta adaptativa que inclua comportamento motores, interações e habilidades congnitivas Encorajar a criança a utilizar a motivação intrínseca 3 Promover comportamentos objetivos em atividades significativas O IS pode ser usado para obter um estado ótimo de vigilia e para afetar a motivação a iniciação e interação propositais em relação ao ambiente. [...]


[...] O problema não se encontra tanto a nível do input sensorial ou do output motor, mas sobretudo a nível do processo de integração, que ocorre entre os dois elementos quando da programaç]ão do movimento. A criança não sabe direcionar os movimentos do seu corpo. CARACTERISTICAS DE CRIANÇAS DISPRÁXICAS - Ineficiência, estabanação, desajeitamento, - Tendência a acidentes, - Atividades da vida diária dificeis, - Dificuldades para escrever, - Imitação postural ineficiente, - Má coordenação bilateral, - Má percepção tátil, - Reação de equilíbrio ruim, - Movimentos imprecisos de boca e lingua, - Dificuldades para manter uma postura, - Pobreza para jogar, brincar, - Controle viso-motor pobre. [...]


[...] Terapia de movimento proporcionando uma boa noção do corpo no espaço e trabalhar-se o equilibrio e o tônus muscular através de diversas atividades físicas como: dança, artes maciais e brincadeiras físicas. Objetivos gerais nos procedimentos de integração sensorial - Melhorar a integração sensorial - Melhrar a maturação de respostas posturais e mecanismos próprioceptivos - Desenvolver praxia - Encorajar a integração entre os dois lados do corpo e do espaço - Desenvolver percepção (Umphred, 1999) VANTAGENS DO USO DE TOS - É a técnica mais estudada - A técnica está se evoluindo - É muito bem aceita entre terapeutas pelos resultados obtidos no tratamento - Podem ser aplicados em vários lugares, como sala de aula creche. [...]

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