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Transtorno de déficit de atenção

Informações sobre o autor

autônoma
Nível
Especializado
Estudo seguido
Letras

Informações do trabalho

Montserrat C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
5 páginas
Nível
Especializado
Consultado
0 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Transtorno de déficit de atenção

Nem toda a criança que tem TDA (Transtorno de Déficit de Atenção) é hiperativa. Os problemas das crianças hiperativas devem ser abordados a partir da idéia de que são necessários múltiplos tratamentos quando se deseja que a criança seja bem sucedi¬da. Os pais devem compreender e aceitar que a hiperatividade não pode ser curada.
Os problemas das crianças hiperativas devem ser administrados com eficácia através de diversas e distintas abordagens médicas e não-médicas. Isto é devem ser utilizados os medicamentos prescritos por médicos e, ao mesmo tempo os pais e professores devem utilizar técnicas para poder gerenciar eficazmente o ambiente doméstico e escolar da criança para reduzir os problemas associados à TDA/H e de TDA
Enfim, a hiperatividade é um distúrbio que deve também ser compreendido em uma perspectiva de desenvolvimento. Os problemas de alcance da atenção, a emotividade, a inquietude, a impulsividade e a dificuldade em adiar as recompensas exercerão um impacto bem diferenciado em crianças de idades diferentes. Embora um grupo de crianças hiperativas possa partilhar diversas deficiências de aptidão similares, mesmo duas crianças aleatoriamente comparadas no interior do grupo podem estar experimentando problemas muito distintos.

[...] Segundo a referida associação, a freqüência com que este problema pode ser encontrado na população adulta varia de a 7%. As mesmas fontes referem ainda que, em cerca de 25% dos casos, encontraremos algum parente próximo igualmente afetado, o que demonstraria a importância de fatores familiares. Como acontece também em várias outras condições neuropsicológicas, o sexo masculino é o mais afetado, na proporção de três meninos para cada menina. Muito embora o TDA/H e o TDA possam se acompanhar por dificuldades na aprendizagem escolar, esta associação não é absoluta, uma vez que indivíduos com TDA/H e TDA apresentam dificuldades de aprendizagem escolar em 20% a 80% dos casos, enquanto que dificuldades de aprendizagem escolar ocorrem em 10% a 43% dos casos de TDA/H e TDA. [...]


[...] O diagnóstico do Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade está se tornando cada vez mais freqüente. Crianças muito novas chegam ao consultório com este diagnóstico não raramente, já medicadas, além de já estarem sendo objeto de alguma outra forma de tratamento em alguma clínica. O autor acredita haver um grande exagero na utilização deste diagnóstico.As razões para este equívoco são variadas, mas parece que fatores socioculturais importantes não estão sendo levados em consideração. segundo ele, os critérios para se estabelecer o diagnóstico de TDA/H e de TDA são muito subjetivos passíveis de erros de avaliação. [...]

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