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Transtorno de déficit de atenção hiperatividade: o que é? como ajudar?

Informações sobre o autor

autônoma
Nível
Especializado
Estudo seguido
Letras

Informações do trabalho

Montserrat C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
fichamento
Número de páginas
8 páginas
Nível
Especializado
Consultado
449 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. Manifestações Clínicas
  3. Diagnóstico
  4. Tratamento
  5. Conclusão
  6. Bibliografia

O livro trata do Transtorno de Déficit de A tenção/Hiperatividade (TDAH). Os autores acreditam que sirva para ajudar de forma mais eficaz os filhos e alunos. Para isso basearam-se nas informações de dados gerados pelas pesquisas e estudos mais modernos sobre o Transtorno.
Para aqueles aspectos em que não dispõem de dados de pesquisa, apresentam informações baseadas na experiência de profissionais que há muito tempo acompanham estas crianças e suas famílias. Podem ainda surgir dúvidas, segundo eles.
Segundo os autores, algumas teorias sugerem que problemas familiares, especialmente um estilo parental muito permissivo, seriam causadores do TDA/H.
Algumas características familiares parecem funcionar como desencadeadores inespecíficos de problemas de saúde mental em crianças e não parecem ser específicos para o TDA/H. Muitas vezes, tais características também funcionam determinando maior gravidade ou persistência para os sintomas do transtorno. Tais características familiares englobam o funcionamento familiar caótico; o alto grau de discórdia conjugal; a baixa instrução materna; a família com nível socioeconômico mais baixo; família com apenas um dos pais, ou em que o pai abandona a família. Estudos têm sugerido, que famílias onde impera um alto grau de agressividade é bem propício para o aparecimento de comportamento agressivo ou de oposição desafiante nas crianças, assim surgem alguns sintomas.

[...] Benczik em suas considerações gerais a respeito da avaliação psicológica e diagnóstico do TDAH, argumenta que muita vezes este transtorno é utilizado como rótulo de quase toda criança que exibe algum tipo de comportamento disruptivo ou conduta não complacente. Tem-se percebido uma alta taxa de problemas educacionais e psicológicos, todos indicados com o rótulo de TDAH. O profissional deverá levar em conta que as características primárias de desordem (falta de atenção, impulsividade e hiperatividade) podem ser facilmente observadas, mas essas características também são exibidas por muitas crianças no mesmo grau e em muitas circunstâncias. [...]


[...] É importante enfatizar que, de acordo com eles, a compreensão sobre as causas deste transtorno é ainda inicial; portanto, existem mais hipóteses que certezas. Tem sido proposto que o TDAH deve ser visto muito mais como um transtorno da adaptação do que como uma doença estática. Em outras palavras, os sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade destas crianças e adolescentes colocam-nas em desvantagem em ambientes onde a focalização da atenção e o controle motor e dos impulsos são necessários para o adequado funcionamento. [...]


[...] Se imaginarmos o cérebro como uma rede de circuitos interligados, fica fácil imaginar que um mesmo tipo de dano possa atingir diferentes partes da rede. Por exemplo, um defeito de fabricação pode fazer com que os "fios" não sejam adequadamente "encapados" em diferentes partes da rede, provocando curtos-circuitos. O defeito pode estar, portanto, simultaneamente nas partes responsáveis pelo controle da atenção, do comportamento e do humor. Quem tem TDAH sempre vai ter o problema? Até poucos anos atrás, pensava-se que o TDAH acontecia apenas em crianças. [...]

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