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O cotidiano escolar

Informações sobre o autor

autônoma
Nível
Especializado
Estudo seguido
Letras

Informações do trabalho

Montserrat C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo de caso
Número de páginas
22 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Conceituações
    1. As mudanças na família
    2. A escola
  2. A participação comunitária na escola pública no contexto das reformas educacionais
  3. A relação família x escola
    1. O papel da família na vida da criança
    2. O papel da escola na vida da criança

Criar os filhos educá-los, prepará-los para agir com responsabilidade e segurança no conturbado mundo em que hoje vivemos é uma tarefa tão exigente e desafiadora quanto prazerosa e gratificante.
Considerando que o ser humano aprende o tempo todo, nas mais diversas instâncias que a vida lhe apresenta, o papel da família é fundamental, pois é ela que decide, desde cedo, o quê seus filhos precisam aprender, quais as instituições que devem freqüentar o que é necessário saberem para tomarem as decisões que os beneficiem no futuro.
Escolher a escola adequada às expectativas da família e que, ao mesmo tempo, seja do agrado da criança, é um empreendimento cujo sucesso depende, em grande parte, da perspicácia e habilidade dos pais ao avaliar diferentes propostas. Estar atento ao projeto educativo e ao perfil disciplinar da instituição auxilia a optar por aquela cujos valores e fundamentos mais se assemelhem aos da família em termos de exigências, posturas, visão de mundo. Conhecer as dependências e possibilidades da escola, seus diferenciais, bem como os profissionais que estarão encarregados da educação das crianças, também é recomendado.
Tanto quanto a convivência e o relacionamento familiar são fatores fundamentais para o desenvolvimento individual, a inserção da criança no universo coletivo, a mediação entre ela e o mundo, entre ela e o conhecimento, sua adaptação ao ambiente escolar, o relacionamento com os professores e funcionários da Escola, a convivência com os colegas, são fatores decisivos para o seu desenvolvimento social.

[...] No entanto, a falta de transparência do governo não escapa à clareza do pacote de reforma educativa proposta pelo Banco Mundial que, de acordo com GENTILLI (2000), é capaz de influenciar o desenho das reformas educacionais por meio de informações sistematizadas sobre os fatores determinantes do desempenho escolar e experiências na área da gestão escolar. BARRETO (1998, p. 26) entende que a força destas propostas e sua capacidade de mobilização residem no fato de absorverem demandas progressistas. Pela análise dos teóricos citados é identificada uma nova acepção do conceito de participação social, que tem a sociedade civil como aliada e parceira do Estado na gestão da escola pública. [...]


[...] Segundo PEREIRA (1995), embora a cada momento histórico corresponda um modelo de família preponderante, ele não é único, ou seja, concomitante aos modelos dominantes de cada época, existiam outros, com menor expressão social, como é o caso das famílias africanas escravizadas. Além disso, o surgimento de uma tendência não eliminava imediatamente a outra, prova disto é que neste início de século podemos identificar a presença do homem patriarca, ma mulher "rainha do lar" e da mulher trabalhadora. Assim, não podemos falar de família, mas de famílias, para que possamos tentar contemplar a diversidade de relações que convivem em nossa sociedade A Escola Dizer que a escola está atravessando sérias dificuldades não é pessimismo e sim, realidade. [...]


[...] Na década de 20, apesar das mudanças como o surgimento das cidades e a abertura de muitas escolas no meio urbano, as famílias (pais) exerciam uma influência forte e dominante. As imposições eram consideradas normais para a opção profissional, afetiva, familiar, financeira, etc. Os filhos aceitavam e cumpriam as dadas. De maneira geral, era nesse contexto que se vivia. A partir dos anos 60, diferentemente, a ?rebeldia? passou a caracterizar a sociedade e os filhos passaram a negar os princípios vigentes e norteadores da conduta especialmente se fossem oriundos da família. [...]

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