Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

A família na atualidade

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
educação
Faculdade
PEDAGOGIA

Informações do trabalho

JOSIANE M.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
9 páginas
Nível
Para todos
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. A FORMAÇÃO DA FAMÍLIA
  2. DEFINIÇÕES DAS FAMÍLIAS
  3. A FAMÍLIA ATUAL
  4. A SOCIALIZAÇÃO FAMILIAR
  5. PESQUISA REALIZADA PELO IBGE

O foco deste paper é retratar a família nos dias atuais, suas diversas formas de ser composta. As famílias não fundamentadas no casamento se apresentam constituídas e presente entre nós e são reconhecidas na constitucionalização do Direito da Família.

Hoje em dia as famílias são constituídas de forma diferentes de antigamente. Antes as famílias eram apenas compostas de pai, mãe e filhos, pessoas de sexo diferente, hoje em dia existem diferentes formas de se constituir uma família como por indivíduos do mesmo sexo, compostas por apenas um genitor, entre outras.
Este assunto é de suma importância para os dias em que vivemos em razão das discussões em torno da constitucionalização do Direito da Família.
Desde o princípio quando Deus criou o mundo e o homem, Ele viu a necessidade de criar uma companheira para o homem, para que juntos cuidassem do que havia criado, que se amassem, respeitassem e que juntos multiplicassem, então Deus criou a mulher, formando assim a família.
A família mono parental é composta por pai e filho ou mãe e filho, ou seja, por um de seus genitores e seus filhos, adotivos ou biológicos. Podendo ser também, pais solteiros, descasados, viúvos, divorciados ou uniões estáveis desfeitas.
A industrialização, a saída do campo, o crescimento da população entre outros pontos, conseguiram com que a vida rural fosse ultrapassada pela vida urbana, onde houve a redução do número de membros das famílias.
A socialização é feita a partir da relação entre a criança e o meio em que vive. A criança começa a identificar outros aspectos através da observação, observando o que ocorre ao seu redor, é através desta observação que a criança começa a construir sua identidade, por isso é muito importante que nessa fase os pais sejam presentes e que dêem bons exemplos, pois servem como espelhos para seus filhos.
Este trabalho mostra as diferentes famílias que foram se constituindo através dos tempos, os direitos que todos tem de viver de maneira que lhe agrada, não importa se é do mesmo sexo, ou se o filho e de outro genitor, o importante é que haja afeto.
Infelizmente as famílias já não são mais como antigamente, onde havia abrigo, respeito, compreensão e principalmente amor.
Os laços de amizades entre pais e filhos estão a cada dia que passa se desfazendo, o que vemos nos jornais e noticiários são pais matando os filhos, filhos matando pais e assim por diante.

[...] Em 2002, o número médio de pessoas na família se manteve o mesmo em quase todas as regiões e por isso a média para o país se manteve em 3,3 pessoas, segundo a Síntese de Indicadores Sociais 2003. O número médio de filhos apresentou uma diferença mínima em relação do ano anterior: de 1,6 para 1,5 filhos na família em domicílios particulares. Veja abaixo o gráfico da situação em 5.1 AUMENTARAM O NÚMERO DE FAMÍLIAS DO TIPO MULHERES SEM CÔNJUGE COM FILHOS Mas, ainda predominam o padrão histórico de família, casal com filhos. [...]


[...] Os laços de amizades entre pais e filhos estão a cada dia que passa se desfazendo, o que vemos nos jornais e noticiários são pais matando os filhos, filhos matando pais e assim por diante. Mas mesmo com tantos pontos negativos que se apresenta hoje em dia na família eu ainda acredito que o melhor amparo é a família, pois ela é base de tudo. Eu amo a minha família e com ela sou muito feliz, meus pais são o meu porto seguro, sei se precisar não iram medir esforços para me ajudar, meus [...]

Estes documentos podem interessar a você

Família

 Sociedade   |  Assuntos sociais   |  Estudo   |  11/09/2007   |  BR   |   .doc   |   8 páginas

Do trabalho do menor; Da legislação trabalhista à atualidade brasileira

 Direito e contrato   |  Trabalhista   |  Estudo   |  29/04/2008   |  BR   |   .doc   |   31 páginas

Mais Vendidos assuntos sociais

Resenha do livro "A cultura do dinheiro" de Fredric Jameson

 Sociedade   |  Assuntos sociais   |  Fichamento   |  17/10/2006   |  BR   |   .doc   |   5 páginas