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A formação da pólis

Informações sobre o autor

 
Nível
Especializado
Estudo seguido
direito...
Faculdade
Centro...

Informações do trabalho

Ana Flávia M.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
7 páginas
Nível
Especializado
Consultado
24 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Definição

"A cidade-Estado, não foi inventada pelos gregos. Muito antes, as sociedades da Mesopotâmia e os fenícios já se haviam organizado politicamente em cidades-Estados. Pólis é a palavra grega que traduzimos por cidade-Estado. É má tradução, porque a pólis comum não se assemelhava muito a uma cidade e era muito mais do que um Estado".

Estado, entre os gregos, surgiu no final da Época Homérica ou Idade das Trevas, e no início da chamada Época Arcaica. Como vimos, à gradativa diferenciação da sociedade em classes - fenômeno ocorrido no processo de desintegração da comunidade gentílica -, correspondeu o progressivo distanciamento do poder político, que tendeu a se concentrar nas mãos da aristocracia de nascimento e a se separar da maioria da sociedade, opondo-se a ela. Ao mesmo tempo, as comunidades (ligadas pelo parentesco) passaram a se unir sob o princípio da territorialidade ou da vizinhança. Essas comunidades de vizinhança, pouco a pouco, tenderam a se unir, formando a cidade (pólis), com governo próprio, em um processo denominado sinecismo (agrupamento). "As comunidade que se agrupavam numa cidade-Estado estabeleciam pelo menos uma cidadela comum, mesmo que esta fosse apenas um abrigo no qual os habitantes da planície, com seus rebanhos, manadas e propriedade transportável, podiam se refugiar quando fossem atacados.

[...] Eram centros locais econômicos e politicamente independentes entre si, o que correspondia, no plano ideológico, ao forte sentimento de união tribal - o sinecismo político - a que já nos referimos. Assim, a pólis grega tem um sentimento diverso da cidade moderna: ela significa muito mais uma comunidade do que qualquer outra coisa. Muitas famílias formaram a fratria, muitas fratrias a tribo, muitas tribos a cidade. Família, fratria, tribo, cidade são, portanto, sociedades perfeitamente semelhantes e nascidas uma das outras por uma série de federações. [...]


[...] Assim, embora trouxesse um avanço considerável, por proporcionar aos cidadãos um meio social favorável ao aproveitamento de suas habilidades - o progresso econômico, político, artístico e intelectual foi intenso a pólis consolidou a divisão da sociedade em classes antagônicas consequentemente, a injustiça social". Há muito esgotado, Mito e pensamento entre os gregos, do helenista francês Jean-Pierre Vernant, volta às livrarias em versão revista e melhorada. Tornado artigo de difícil acesso e objeto de garimpo nos sebos, a sua reedição vem suprir uma larga demanda entre os mais jovens historiadores e cientistas sociais. [...]


[...] O aparecimento da escravidão tornou possível a divisão do trabalho em agricultura e artesanato. A separação entre o artesanato e a agricultura, por sua vez, aumentou a necessidade das trocas. Cedo, o volume das trocas não mais comportou restringir-se aos quadros econômicos do genos, caracterizado por uma economia de subsistência. Ao mesmo tempo, como estudaremos no próximo subitem, os gregos lançaram-se ao mar, em busca de colônias fornecedoras de produtos agrícolas e de matérias- primas. Evidentemente, o movimento de colonização aumentou, em quantidade e variedade, o comércio grego. [...]

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