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Avaliação da aprendizagem do ponto de vista técnico - cientifico e filosófico - político

Informações sobre o autor

A
Nível
Especializado
Estudo seguido
A

Informações do trabalho

Maria R.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
.ppt
Tipo
estudo
Número de páginas
39 diapositivo
Nível
Especializado
Consultado
2 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Justificativa
  2. Objetivos
    1. Geral
    2. Específicos
  3. Considerações teóricas
    1. Conceito de avaliação
  4. Funções da avaliação
    1. Diagnóstica
    2. Formativa
    3. Contínua
    4. Político
    5. Pedagógico
  5. Perspectiva técnico-científica
  6. Perspectiva filosófico-política
    1. O educacional
    2. O curricular
    3. Da aprendizagem

Falar sobre avaliação é uma tarefa difícil. Difícil por ser um assunto que gera controvérsias entre alunos,professores, diretores, especialistas e outros elementos, ligados direta ou indiretamente ao processo ensino aprendizagem. As posições geralmente são radicais: alguns defendem a avaliação como se ela significasse a resolução de todos os problemas educacionais. Outros desconsideram seu importante papel de informação e orientação para a melhoria do ensino. Difícil, também, em virtude da extensa gama de variáveis que a avaliação abarca, desde as que se referem a macro aspectos socioeconômicos e, sobretudo, políticos, até as que se relacionam a aspectos metodológicos mais específicos, ligados á definição de critérios, elaboração de instrumentos, formas de análise e interpretação de resultados.

[...] Os critérios absolutos tem a finalidade de verificar o desempenho de um aluno com relação ao de outros alunos; Os critérios relativos tem a finalidade de verificar o desempenho de um aluno com relação a certos critérios ou desempenhos padrão. A definição de formas de analisar os resultados: Na avaliação da aprendizagem, a análise mais formalizada de resultados acompanha a aplicação de um instrumento e da seqüência e replanejamentos e orientações para os alunos, serve fundamentalmente para auxiliar a recuperação do aluno. O ideal para o ensino seria uma recuperação paralela, pois ela atua no próprio processo de aprender. Deve-se abolir a nota do processo ensino aprendizagem? [...]


[...] TECNOLÓGICO- a avaliação se apóia no desempenho do aluno, definido pelo total de pontos obtidos em testes padronizados, ou, então, em testes específicos de programas que tratam de aspectos das disciplinas escolares convencionais. RECONSTRUÇÂO SOCIAL- é feita através de exames abrangentes durante o último ano da escola,com o objetivo de sintetizar e avaliar a interpretação, pelo aluno, de seu trabalho. Até que ponto vai o planejamento de ensino e onde começa a avaliação da aprendizagem? A avaliação e o planejamento são atividades inseparáveis, formam um processo único, no qual devem ser definidos os objetivos, os conteúdos, as estratégias de ensino, os critérios e as formas de avaliar. [...]

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