Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

O Turismo e suas tendências

Informações sobre o autor

autônoma
Nível
Especializado
Estudo seguido
Letras

Informações do trabalho

Montserrat C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
13 páginas
Nível
Especializado
Consultado
432 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Histórico
  2. Definições e tendências
  3. O turismo como instrumento minimizador de desigualdades sociais e regionais
  4. O turismo e desenvolvimento
  5. O turismo como veículo de educação e intercâmbio cultural
  6. As mudanças ocorridas no turismo depois do atentado nos Estados Unidos
  7. O turismo no Brasil

O turismo é um mercado altamente competitivo e em constante transformação, cujas opções possuem um impacto profundo na vida social, econômica e no meio ambiente das sociedades onde são desenvolvidas.
No limiar do século XXI o turismo figura como um dos fenômenos mais marcantes do mundo contemporâneo. Sua expressividade não se limita ao fato econômico. É, também e principalmente como fato social, que o configura materialmente, criado e recriando formas espaciais diversificadas. A Geografia não pode furtar-se da análise e interpretação dessas formas, buscando compreender sua estruturação e os processos que as produzem. Em vista disso, portanto, fez-se necessário colocar em evidência estes processos.
?O Turismo e suas tendências? tem como objetivo, colocar várias informações a disposição de pessoas interessadas em saber mais sobre como o Turismo está sendo desenvolvido no Brasil e no mundo, assim como nos lugares e nos diversos aspectos, onde o mesmo se interage com diferentes realidades, dando a seus visitantes uma abordagem sobre temas e assuntos que marcaram a humanidade e fazendo uma inter-relação com o turismo.

[...] Dos cidadãos do Afeganistão, que, se não bastassem todos os problemas da política interna, enfrentam a guerra, a fome e o medo, aos trabalhadores norte-americanos contaminados pelo antraz e os milhares de funcionários demitidos em todo o mundo, todos sofreram as conseqüências do terrorismo internacional. O turismo foi mesmo um dos setores mais atingidos na confusão dos acontecimentos, problemas que já vinham ocorrendo há pelo menos dois anos foram debitados na aparentemente inesgotável conta dos terrorismo. Para o Brasil também sobrou muito prejuízo, sobretudo para as companhias aéreas e para os clientes, funcionários e fornecedores da Soletur. [...]


[...] A verdade é que a crise do turismo internacional teve um reflexo imediato no Brasil, para o bem e para o mal. Milhares de pacotes cancelados, vôos suspensos, passeios interrompidos são casos que foram se tornando rotina nos aeroportos, recepções de hotéis e agências de viagens. Mas é preciso lembrar que, para as empresas Brasileiras, o cenário de desolação não começou com os atentados de setembro. As viagens ao exterior já estavam custando quase três vezes mais e os problemas das companhias aéreas e de algumas agências vêm de mais longe. [...]


[...] Mas quanto maior o número de pesquisadores que se preocupam em estudá-lo, tanto mais evidente se apresentará a amplitude e a extensão do fenômeno do turismo e tanto mais insuficientes e imprecisas serão as definições?. (Beni p. 21) Remi Kanfou (1997) encara a palavra turismo como um termo particularmente polissêmico, que traduz uma atividade humana, a qual repousa na turbulência das populações. Adyr Balatreri Rodrigues (1997) vê no turismo uma das alternativas para minimizar a exclusão social, seja através da abertura de novos postos de emprego ou oferecendo oportunidades de ocupação, principalmente no setor informal, para uma massa crescente de desempregados que o mercado formal se mostra capaz de absorver. [...]

Estes documentos podem interessar a você

Festival gastronômico da cidade de Pirenópolisgo

 Administração e marketing   |  Administração   |  Projeto   |  24/08/2006   |  BR   |   .doc   |   11 páginas

Turismo e desenvolvimento

 Administração e marketing   |  Administração   |  Estudo   |  18/11/2006   |  BR   |   .doc   |   8 páginas

Mais Vendidos assuntos sociais

Resenha do livro "A cultura do dinheiro" de Fredric Jameson

 Sociedade   |  Assuntos sociais   |  Fichamento   |  17/10/2006   |  BR   |   .doc   |   5 páginas