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A interferência da violência doméstica no aprendizado da criança e do adolescente

Informações sobre o autor

Consultoria - Consultoria - Gerência de Recursos Humanos
Nível
Especializado
Estudo seguido
Mestrado...

Informações do trabalho

Marta O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
monografia
Número de páginas
42 páginas
Nível
Especializado
Consultado
5 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Violência doméstica contra criança e adolescente
    1. O Maus-Tratos Infantis: Diagnóstico e Conduta
    2. Conceito de Violência
    3. Considerações de Alguns Teóricos sobre a Violência
    4. Violência Física Doméstica
    5. Violência Sexual Doméstica
    6. Violência Doméstica Psicológica
    7. Violência Doméstica Fatal
    8. Teorias que Explicam Violência de Pais contra Filhos
    9. Síndrome do Bebê Sacudido (Shaken Baby Syndrome)
    10. Síndrome de Münchausen por Procuração
    11. Crianças Vitimizadas
    12. Conseqüências Geradas pela Agressão
    13. Educação x Punição
    14. Educação e Diálogo Combatem a Violência na Adolescência
    15. Quem Denuncia a Violência Doméstica
    16. Meninos e meninas de rua no Brasil
  2. Prevenção da violência
    1. Violência pode ser Prevenida desde a Infância
    2. Relaxamento Ajuda Aluno, Diz Especialista
  3. Crianças e cidadania no Brasil
    1. Os Direitos da Criança Documentados
    2. Brincando de Trabalhar
    3. Cidadania é Possível
  4. Metodologia
    1. Instrumentos
    2. População-Alvo
  5. Apresentação dos resultados
    1. Alternativa
  6. Consideraçõies finais
  7. Referências bibliográficas
  8. Anexo

Este estudo trata de uma análise sobre ?A interferência da violência doméstica no aprendizado da criança e do adolescente?. Através de uma pesquisa bibliográfica e de campo, com entrevistas a professores e pessoas do Conselho Tutelar de Juazinho , pode-se constatar, pelo resultado da amostra, que ainda é muito alto o índice de violência para crianças e adolescentes. Viu-se que a família, como toda instituição social, apresenta aspectos positivos, enquanto núcleo afetivo, de apoio e solidariedade, mas por outro lado, apresenta, aspectos negativos, como a imposição normativa através da leis, usos e costumes, que implicam formas e finalidades rígidas, o que muitas vezes torna-se elemento de coação social, geradora de conflitos e ambigüidades. Na escola, a aprendizagem sempre será afetada, pois a criança para desenvolver sua criatividade, criticidade e ao mesmo tempo seu desenvolvimento físico, psíquico e emocional precisa de alguns requisitos, entre os quais carinho, atenção e muito amor por parte dos pais e professores. É quase impossível uma criança desenvolver suas potencialidades entre constrangimentos e violência. Mas, nos casos em que já ocorreu a violência o papel do psicopedagogo é muito importante, não só para diagnosticar, mas também para atuar nos bloqueios juntamente com outros profissionais e principalmente na ação preventiva, junto aos pais e responsáveis.

[...] Estatuto da Criança e do Adolescente ECA - Lei 8069/90. Diário Oficial da União. São Paulo: Columbus Cultural BRICARELLO, S. Infância espancada. Pediatria Moderna, v.35, n p.5. CHAIM, L. A. F. Odontologia versus criança maltratada. Rev. Assoc. Paul Cir. Dent., v.49, n p.142-4. CLIPPING - Rede ANDI. Infância e Adolescência. Pesquisado na Internet em: Clipping. htm. Acessado: terça-feira de novembro de 2002. CÓDIGO PENAL ed., São Paulo: Saraiva p. (Legislação Brasileira) DAMON, W. Greater expectatio: overcoming the culture of indulgence in america's homes and schools. [...]


[...] Da denúncia à impunidade: um estudo sobre a morbi-mortalidade de crianças vítimas de violência. Cad. Saúde Pública, v.14, n p.301- 11. GONÇALVES, H. S. et al. Avaliação de serviço de atenção a crianças vítimas de violência doméstica. Revista Saúde Pública, v.33, n p.547-53. GROPPA AQUINO, J. Indisciplina na Escola: alternativas teóricas e práticas ed. São Paulo: Summus JESSEE, S. A. Child abuse and neglect: implications for the dental profession. Tex Dent v.116, n p.40-6. KEOGH. Future of the LD field: Researrh and prachee, in J. [...]


[...] Através dos pressupostos teóricos, poder-se-á caracterizar, no aspecto histórico-filosófico a efetivação do processo da interferência da violência doméstica no aprendizado da criança e do adolescente. Na concepção pedagógica, de Paulo Freire, compartilhada por Nakarenko, Freinet, Antonio Carlos Gomes da Costa, entre outros, não é possível postular sobre uma ótica, da formação, do desenvolvimento de qualquer cidadão, sem que esteja associada aos conceitos do mundo, do homem e do conhecimento. É com a coerência desse tripé que são manifestas, no mundo, as atividades/atitudes mentais, de afeições, de gostos predominantes, etc. [...]

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