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Informações sobre o autor

Consultoria - Consultoria - Gerência de Recursos Humanos
Nível
Especializado
Estudo seguido
Mestrado...

Informações do trabalho

Data de Publicação
16/07/2007
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
dissertação
Número de páginas
20 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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A importância da conservação do solo

  1. Fundamentação teórica
  2. A evolução do Pensamento Geográfico
  3. Proposta de ação
  4. Recursos humanos
  5. A guerra do vietnã e os desfolhantes
  6. Fertilizantes químicos
  7. Metaemoglobinemia: um nome complicado para um fenômeno de intoxicação química
  8. Eutrofização das águas: o adubo no lugar errado!

Como o homem incorpora a natureza nas suas relações vitais? Trabalhando a terra e produzindo sobre ela; construindo, criando estradas e vencendo as distâncias; construindo cidades e rompendo, portanto, um ciclo de natureza inóspita, de uma natureza ameaçadora. E, através da construção de cidades e da produção de novas relações sociais, cria uma nova ordem: uma ordem cultural, social, através da qual o homem une os seus esforços, desenvolve novas habilidades e constrói um novo dado histórico, um novo dado social.
A Geografia deve ser uma ciência viva, na qual as montanhas, os rios, as florestas, as paisagens, as cidades enfim, sejam compreendidos na sua importância. Não se restringem a dados frios. São importantes na medida em que se relacionam com o homem, são incorporados socialmente e passam a ter uma relação vital com o homem que está construindo e reconstruindo o espaço.
É esta a Geografia que devemos ensinar e não uma espécie de ciência morta, desnecessária, que exige do educando apenas a memorização de certas informações para serem repetidas numa prova final, porque um professor ou um livro as julga importantes.
A boa educação é aquela que faz o aluno pensar sobre o ser e existir . Ele deve estar consciente que acima de um marco geográfico, existe um marco de humanismo, onde o homem faz divisa com a natureza e através dela subtrai sua riqueza, seu alimento, sua vida.
Tendo em vista as calamidades que estão acontecendo em termos de queimadas e destruição da terra, faz-se necessário que a escola eduque e oriente os alunos no sentido de preservar o solo.
Diante disso, desenvolveu-se um estudo teórico-prático através do qual os alunos poderão visitar e acompanhar técnicas usuais de conservação do solo, realizando inclusive aulas práticas na escola.
Depois, como medida de avaliação crítica, os alunos irão efetuar uma avaliação das aulas e responderão a um questionário sobre as atividades desenvolvidas.
Um dos objetivos é desenvolver um estudo sistemático e com continuidade, para despertar no aluno, o espírito científico e sensibilizá-lo para a relação harmônica entre o homem e a natureza. Por isso as aulas previstas , são interdisciplinares, pois não se limitam a noções sobre o meio ambiente, mas acabam integrando a disciplinas de Ciências, Matemática, Química, além da Geografia.

[...] / Ciências / Matemática Experiência A fertilidade do - Ciências / Geografia / Educação solo e desenvolvimento dos vegetais. Artística Experiência A influência da - Ciências / Geografia / Educação água e da luz solar no desenvolvimento dos vegetais. Artística / Matemática TEMA: Lixo ESTRATÉGIAS DE AÇÃO DISCIPLINAS DE APOIO Debates - Português / Ciências Confecções de cartazes - Educação Artística / Língua Pintura das lixeiras Estrangeira Reciclagem do lixo - OSPB / História Fiscalização da limpeza - História Controle do lixo reciclado - Educação Artística Matemática Recursos humanos Professor Orientador: auxiliado pelos demais professores e componentes do corpo administrativo, deverá: - reunir os alunos das séries mais adiantadas (4ªs, 8ªs, do 1º grau); - distribuí-los em equipes coordenadoras; - promover a eleição de um líder para cada equipe; - orientar todo o trabalho através dos líderes, de quem cobrará resultados; - repassar os resultados aos componentes do corpo docente e ao pessoal administrativo; - avaliar resultados; - promover intercâmbio escolar. [...]


[...] Se a intenção de esgotar o assunto, pretende-se apenas servir como um ponto de referência para estudos futuros - Descrição dos Métodos 1 -Visita ao parque da cidade ou chácaras; Contato com cada metro quadrado de chão, onde cada equipe irá descobrir as propriedades do espaço que lhe foi destinado, desde os líquens, caramujos, tipos de solo, troncos de árvores, cipós, pedras, ninhos de beija-flor, líquens, samabaias, etc - Dramatização (linguagem universal) sobre o que viram e sentiram durante o dia - Volta-se ao local: compara-se o que foi visto da 1º vez com o do 2º dia 4 - O aluno dramatiza - externa o sentimentos através da sensibilidade - Pesquisa os solos, a erosão 6 - Busca-se soluções para sanar e para evitar 7 - Conversa-se com técnicos da Emater 8 - Inicia-se a prática de conservação de solo na escola 9 - Aprende-se a preparar o terreno, fazer sementeiras, fazer adubos, colher e cuidar contra os insetos predadores, etc 10 - Para culminar com a 1ª parte do projeto - além de uma avaliação feita pelos alunos, planta-se árvores na beira do ribeirinho, para evitar a erosão e faz-se a entrega de um diploma de "Conservador do Solo" a cada aluno, num envolvimento da comunidade com a escola. [...]


[...] A questão agrária, a problemática do espaço, o tema da cotidianidade, entre outros, já apresentam bibliografia numerosa e resultados acumulados de cruzamentos interdisciplinares. A temática ambiental, no entanto, foi pouco trabalhada. Construir uma discussão da temática ambiental por dentro das Ciências Sociais significa abordar a relação sociedade/ natureza na ótica dos fenômenos sociais, apenas se deseja apontar o material básico no qual as Ciências Sociais deveriam buscar munição para realizar o exame da temática ambiental. É o caso por execelência, da Geografia que acumulou um volume significativo de discussões sobre a relação homem/meio ou sociedade/ natureza, posta mesmo por muitos autores como seu projeto de preocupação. [...]

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