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Currículo e transversalidade na educação ambiental

Informações sobre o autor

A
Nível
Especializado
Estudo seguido
A

Informações do trabalho

Marta O.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
8 páginas
Nível
Especializado
Consultado
5 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. A ética como princípio fundamental na escola
  3. O meio ambiente como tema transversal e o currículo escolar

O Ministério da Educação e Desporto (MEC) do Brasil esteve promovendo, desde 1995, um debate em nível nacional, visando à formulação de novos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). Os PCN vêm a ser uma proposta pedagógica que referencia e orienta a estrutura curricular do sistema educacional do país.
A inovação na estrutura curricular brasileira abrange a inclusão dos temas: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Pluralidade Cultural e Trabalho e Consumo. E, devem passar a ser trabalhados nas escolas transversalmente aos conteúdos tradicionais, garantindo o resgate da dignidade da pessoa humana, a igualdade de direitos, a participação ativa na sociedade e a co-responsabilidade pela vida social.
Os temas transversais surgem de questionamentos organizados por um grupo de pessoas que analisam o papel da escola diante de uma sociedade globalizada.
Por que privilegiar os conteúdos citados acima?
A cultura grega clássica foi incorporada pelos dominadores romanos e espalhada como valor hegemônico em todo o mundo. Os pensadores clássicos são compreendidos em uma cultura intelectual elitista, não se preocupando com o trabalho manual. Na cultura ocidental, até hoje esses valores estão representados na estrutura curricular de nossas escolas, isto é, numa concepção elitista percebida atualmente pela tecnologia digital dos computadores e dos meios de comunicação. Mas pode-se perguntar: qual parcela da população tem acesso e usufrui destas conquistas? Não se pode atribuir à educação escolar como a única fonte centralizadora dos valores que interessam às elites, mas também não se deve negar a sua importância na transformação da sociedade.

[...] Atualmente, a ética se detém, sobretudo, na pesquisa e no estudo dos valores morais. Estes determinam o impulso moral e impelem à ação os indivíduos. Somente aquelas atitudes e coisas que levam ao aperfeiçoamento e ao homem comum do grupo é que possuem valor moral. Todas as vezes que o homem se encontra num dilema se deve ou não fazer isto ou aquilo são os valores pró ou contra, o bem comum do grupo que determinam a sua escolha (BRASIL, 1997). [...]


[...] Segundo Patto (1993) o caráter universal de ensino torna a escola um ponto de convergência de diversos meios sociais, traz para o seu seio os mais variados valores expressos na diversidade de atitudes e comportamentos das pessoas que integram por isso, defronta-se com o desafio da constante mudança em seu interior. A banalização da vida humana e o aumento da violência na sociedade são questões de caráter mais amplo, da própria sociedade, são trazidas para o espaço escolar, refletindo nas reações cotidianas, nas atitudes e comportamentos das pessoas, seja em relação às outras, seja em relação ao espaço físico. [...]


[...] Ao ser considerada a Educação Ambiental como um processo social indispensável à formação da mentalidade dos cidadãos de uma sociedade, passa-se a crença de que a escola é o espaço ideal para a socialização do conhecimento que é o resultado de um longo processo: a relação do homem com a natureza e com os outros homens. A reconstrução do conhecimento no interior de uma escola é o currículo, que também é um processo social cuja função é dar àquele que aprende acesso à história da humanidade ao mesmo tempo, proporcionar-lhe conhecimento necessário à sua inserção como sujeito nesta mesma história. [...]

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