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Informações sobre o autor

autônoma
Nível
Especializado
Estudo seguido
Letras

Informações do trabalho

Data de Publicação
04/07/2007
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo dirigido
Número de páginas
14 páginas
Nível
Especializado
Consultado
364 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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Meio ambiente no ensino fundamental

  1. A tendência da geografia tradicional
  2. A geografia marxista ortodoxa
  3. A geografia hoje
  4. Ângela Benachio Cantele
  5. Elian Alabi Lucci

A Geografia tem buscado práticas pedagógicas que permitam apresentar aos alunos os diferentes aspectos de um mesmo fenômeno em diferentes aspectos de um mesmo fenômeno em diferentes momentos da escolaridade, de modo que os alunos possam construir compressões novas e mais complexas a seu respeito.
Esta pesquisa tem o objetivo de localizar as diferenças entre autores ao abordar o meio ambiente no ensino fundamental, gerando reflexões distintas acerca dos objetivos, conteúdos e métodos do fazer geográfico.
A pesquisa inicia-se com o nascimento das primeiras tendências da Geografia no Brasil com a fundação da Faculdade de Filosofia da Universidade de São Paulo e do Departamento de Geografia.
Mostra que tipo de geografia se ensinava nos anos 40, as teorias maxistas dos anos 60, suas diferenças e as repercussões diversas no ensino fundamental tanto positivas como negativas. A pesquisa trás, á tona, as práticas pedagógicas apresentadas até hoje e como as professores conseguem passar tudo isso para as diferentes séries.
Para focalizar as diferenças foram utilizados livros de dois autores: Ângela Benachio Cantele “É bom saber – estudos sociais”, do ano de 1994 e Elian Alabi Lucci com o livro “Viver e aprender”, do ano de 2000.

[...] Mais do que adquirirem padrões de comportamento no convívio entre os homens e estes com a natureza, assumiam, também, a identificação com a paisagem que emergia historicamente. Essa paisagem ao mesmo tempo definia a própria região. Para La Blache, a região tem a dimensão de uma realidade territorial concreta, física, representando um quadro de referência para a população que a habita. Nesse sentido, os conceitos de região e paisagem eram a chave para se compreender a diversidade do mundo. Por muito tempo o conceito de região em sua dimensão territorial marcou os estudos da Geografia. [...]


[...] Mostra também os diferentes tipos de construções convida os alunos a entrevistar uma pessoa idosa para ver as diferenças das construções de hoje com a das do seu tempo.[12] Depois o autor já entra no campo do meio ambiente abordando que tudo o que está em volta da casa forma o meio ambiente. Podem existir animais, plantas e pessoas.[13] Então, de acordo com os Pcns, o autor começa a abordar do que as pessoas precisam para morar de uma forma adequada como energia elétrica, abastecimento de água, coleta de esgotos e de lixo. [...]


[...] A Geografia deve ser trabalhada com diferentes noções espaciais e temporais, bem como os fenômenos sociais, culturais e naturais que são características de cada paisagem. Os alunos são portadores de muitas informações e idéias sobre o meio em que estão inseridos e sobre o mundo, têm acesso ao conhecimento produzido por seus familiares e pessoas próximas tem também, a informação veiculadas pelos meios de comunicação. A Geografia como Ciência teve repercussões diversas no ensino fundamental: * Positivas: Inovação e produção de novos modelos didáticos. Negativas: provocou [...]

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