Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

A Camada Pré-sal

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
direito...
Faculdade
Anhanguera

Informações do trabalho

Elizabeth S.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
3 páginas
Nível
Para todos
Consultado
0 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Conceito
  2. Origem
  3. O pré sal brasileiro
  4. Desenvolvimento econômico e o pré sal brasileiro

A Petrobrás anunciou em 2006 indícios de petróleo na cada camada pré-sal.
A camada pré-sal são reservatórios de petróleo, localizado nas Bacias de Santos, Campos e Espírito Santo. Estão localizadas abaixo da camada de sal cerca de 5 a 7mil metros abaixo do nível do mar.
Essas reservas formaram-se a partir de materiais orgânico cerca de 100 milhões de anos.
Não há por parte da Petrobrás estimativa da quantidade total de petróleo contidos na camada pré-sal. Porém o Brasil poderá se transformar, futuramente, num dos maiores produtores e exportadores de petróleo e derivados do mundo.
Em setembro de 2008, a Petrobrás deflagrou o processo de exploração do petróleo da camada pré-sal em quantidade reduzida. Esta exploração inicial ocorre no Campo de Jubarte (Bacia de Campos), através da plataforma P-34.
Os investimentos serão altíssimos, pois, em função da profundidade das reservas, a tecnologia aplicada deverá ser de alto custo.
Acredita-se que, somente por volta de 2015, estas reservas estejam sendo exploradas em larga escala. Enquanto isso, o governo brasileiro começa a discutir o modelo de exploração que será aplicado, para que ocorra a divisão correta da riqueza proporcionando o desenvolvimento desse setor e principalmente a economia nacional.

[...] O conjunto do pré-sal se estende do litoral dos estados do Espírito Santo até Santa Catarina, com profundidade que variam de 1000 a 2000 metros de lâmina d'água e entre quatro a seis metros mil metros de profundidade no subsolo chegando, portanto até 800m da superfície do mar, incluindo uma camada que vaia de 200 a 2000 m de sal. Os três primeiros campos do pré-sal Tupi, Iara e parque das Baleias aumentaram as reservas para 33 milhões de barris, as reservas eram anteriormente 14 bilhões, com estimativa de existirem 100 bilhões de barris. [...]


[...] Um dos grandes problemas a serem enfrentados será o ritmo da extração do petróleo juntamente com a destinação da riqueza. Se o Brasil extrair todo o petróleo pode esgotar em apenas uma geração. Se tornar um grande exportador provocando a sobrevalorização do câmbio dificultando as exportações e facilitando as importações. Ainda, pode ocorrer o enfraquecimento de outros setores da economia. A exploração do petróleo no pré-sal terá início apenas em 2015. A definição de como ocorrerá à exploração e a forma da divisão dessa riqueza é um ponto muito relevante a ser estudado. [...]

Últimos trabalhos ecologia/meio ambiente

Engenharia e sustentabilidade: O que fazer pelo Brasil sustentável neste mundo globalizado

 Sociedade   |  Ecologia & meio ambiente   |  Estudo   |  02/06/2011   |  BR   |   .doc   |   10 páginas

Crimes Ambientais e o Meio Ambiente

 Sociedade   |  Ecologia & meio ambiente   |  Estudo   |  18/05/2011   |  BR   |   .doc   |   13 páginas