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As organizações não-governamentais e a educação ambiental

Informações sobre o autor

consultoria
Nível
Especializado
Estudo seguido
Agrárias

Informações do trabalho

Álguém Da Silva S.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
pdf
Tipo
estudo
Número de páginas
13 páginas
Nível
Especializado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Organização não-governamental (ONG)
  2. Qual o lucro, quando não existe lucro?
  3. Educação ambiental e cidadania
  4. Educação ambiental e sustentabilidade

Embora a preocupação com a biodiversidade tenha aumentado em todos os níveis e categorias, fazendo parte do vocabulário popular, há certa apreensão de que o modo de vida ocidental moderno, especialmente do habitante dos grandes centros, possa limitar a compreensão e extensão do que representa a diversidade de espécies e seu empobrecimento através da extinção (Begossi, 1992). Os ambientes naturais, nos quais a biodiversidade se expressa em plenitude, na grande maioria das vezes, acham-se completamente fora do cotidiano desse habitante urbano, muitas vezes fechados em unidades de conservação ou em outros locais onde seu acesso se torna restrito, gerando, dessa forma, um distanciamento físico ou de relação direta. Tuan (1980) relata que o contato físico com o próprio meio natural é cada vez mais indireto e limitado a ocasiões especiais. Em Lavras, cidade situada na parte sul de estado de Minas Gerais, a situação não é muito diferente. Embora possua algumas praças espalhadas por diferentes pontos da cidade, não há um envolvimento significativo da população com as mesmas, o que faz com que a maioria delas fiquem abandonadas e sem a devida atenção merecida, tanto por parte dos órgãos públicos competentes, quanto por parte da população. Com relação à arborização das vias públicas, percebe-se que a situação também não é das melhores. Poucas são as ruas arborizadas e, destas, a grande maioria apresenta problemas em relação à incorreta arborização promovida. O objetivo deste texto é apresentar algumas considerações sobre as organizações não-governamentais e a educação ambiental.

[...] Estas organizações, geralmente, ligadas à igreja e financiadas por agências de cooperação internacionais sediadas em países desenvolvidos, tentaram acessar aos pequenos produtores rurais a modernização de que estavam excluídos pelas políticas governamentais (Vieira, 1994). Merle (1981) e Landim (1988), citados por Vieira (1994), caracterizam como organizações não-governamentais as resultantes de ação de um pequeno grupo que se estruturam livremente e que buscam captar as exigências de organizações populares ou de segmentos da sociedade civil com os quais se identificam e aos quais se atrelam. [...]


[...] Tal atitude representará maturidade de sua parte: temas da atualidade, em contínuo desenvolvimento, exigem uma permanente atualização; e fazê-lo junto com os alunos representa excelente ocasião de, simultaneamente e pela prática, desenvolver procedimentos elementares de pesquisa e sistematização da informação, medidas, considerações quantitativas, apresentação e discussão de resultados, etc Educação Ambiental e Sustentabilidade (Cascino, et al., 1998) O educador ambiental trabalha com um conceito muito especial: a vida. Na medida em que ele reeduca o homem para conviver em harmonia com a Natureza, está ajudando as pessoas a conquistar qualidade de vida, comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades?. [...]


[...] (Drucker, 1997) As instituições sem fins lucrativos tendem a não dar prioridade ao desempenho e aos resultados. Contudo, eles são muito importantes - e muito mais difíceis de se medir e controlar - na instituição sem fins lucrativos do que na empresa. Numa empresa, existe um resultado financeiro. Lucro e prejuízo por si só não são suficientes para julgar o desempenho, mas pelo menos são coisas concretas. Quer os executivos das empresas gostem ou não, o lucro certamente será usado para medir seu desempenho. [...]

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