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A educação fisica escolar : uma maneira de manter uma a vida do escolar mais ativa

Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
educação...
Faculdade
Centro...

Informações do trabalho

Harald C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
10 páginas
Nível
avançado
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
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  1. Introdução
  2. Problematização
    1. Qual é o objetivo da educação física escolar?
  3. Análise e discussão da pesquisa

O objetivo deste estudo foi verificar se a educação física escolar tem influência positiva para adoção de um estilo de vida ativo, como proposto em um dos objetivos do PCN. Foi utilizado um questionário fechado, onde cem entrevistados responderam se praticavam atividade física regularmente. Caso afirmativo deveriam numerar em ordem de importância entre dezessete opções as cinco que mais contribuíram para a sua atual prática. Através dos dados obtidos com a pesquisa, constatamos que 83% dos entrevistados sequer selecionaram a educação física no questionário aplicado. O fato do entrevistado não marcar a opção educação física escolar mostra claramente que para essa amostragem a pesquisa confirma que a educação física não incentivou ou influenciou a prática regular de uma atividade física seja como lazer ou como busca na melhora na qualidade de vida. Pudemos concluir que pelo menos com essa amostragem este objetivo o PCN não está alcançando

[...] Análise e discussão da pesquisa Como o objetivo deste estudo foi verificar se a educação física escolar tem influência positiva para adoção de um estilo de vida ativo, como proposto em um dos objetivos do PCN, foi utilizado um questionário fechado, onde o entrevistado deveria responder se praticava atividade física regularmente. Nos casos positivos havia no verso do questionário dezessete opções sobre o que o influenciou ou o que o incentivou a praticar a atividade física. Somente deveriam ser selecionas cinco opções e enumeradas, sendo considerada a com maior influência a opção de número um. [...]


[...] O PCN (2000) preconiza que a educação física escolar tenha como objetivo principal a formação de cidadãos autônomos, capazes de adotarem atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade, repudiando qualquer espécie de violência, além de conhecer, valorizar, respeitar e desfrutar da pluralidade de manifestações de cultura corporal do Brasil e do mundo, percebendo-as como recurso valioso para a integração entre pessoas e entre diferentes grupos sociais, reconhecer-se como elemento integrante do ambiente, adotando hábitos saudáveis de higiene, alimentação e atividades corporais, relacionando-os com os efeitos sobre a própria saúde e de recuperação, manutenção e melhoria da saúde coletiva. [...]


[...] O fato do entrevistado não marcar a opção educação física escolar mostra claramente que para essa amostragem a pesquisa confirma que a educação física não incentivou ou influenciou a prática regular de uma atividade física seja como lazer ou como busca na melhora na qualidade de vida. Pudemos concluir que pelo menos este objetivo o PCN não está logrando sucesso. Somos diferentes, não devemos nos encarar ou ser encarados como matemática história ou português. Nossa relação com o corpo discente tem e sempre terá uma abordagem distinta, onde as devidas compreensões das diversas nuances que surgem dentro do universo da Educação Física escolar só serão entendidas no momento em que a importância da disciplina não tenha um caráter essencialmente pragmático a serviço do sistema e manutenção do ?status quo?. [...]

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