Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

A visao do corpo : uma analise social dos estereotipos em estudantes do ensino medio

Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
educação...
Faculdade
Centro...

Informações do trabalho

Harald C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
8 páginas
Nível
avançado
Consultado
118 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Definição
  2. A questão do corpo
    1. A formação de estereótipos
  3. Uma proposta de estudo
    1. Análise dos dados

A questão do corpo e da formação de estereótipos pode ser debatida a partir da visão de dos alunos de Educação Física do ensino fundamental e médio. O presente trabalho partiu dessa possibilidade e foi aplicado um questionário com perguntas abertas em escolares da oitava série do Ensino Fundamental e do terceiro ano do Ensino Médio. O objetivo é levantar indicativos da concepção de corpo e sociedade presente nessas respostas e, ao mesmo tempo, verificar a importância de um padrão corporal apresentada pelos professores de Educação Física na visão dos alunos.

[...] Em toda história mundial, a moda é entendida como um fenômeno social típico da sociedade de consumo (Medina, 1987). Ela é explorada em seu limite máximo de lucratividade, mas pode ser também considerada como cultura. Cuidar do corpo, portanto, virou moda. Esculpi-lo e moldá-lo tornou-se necessidade para a maioria das pessoas. Grande parte da elite necessita ser mais magra, melhorar a aparência e atender à moda. Com isso gera uma indústria que fatura muito dinheiro. A indústria da beleza lança no mercado produtos e serviços para os indivíduos tratarem do seu corpo, atendendo às suas expectativas. [...]


[...] Neste sentido, aplicamos um questionário aos alunos da oitava série do Ensino Fundamental e terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Liceu Franco Brasileiro, no Rio de Janeiro com idades que variam de quatorze aos dezoito anos. Sessenta e dois alunos responderam a três perguntas abertas e uma fechada. Dentre eles, trinta e dois são do terceiro ano e trinta de oitava série, sendo quarenta homens e vinte e duas mulheres. Análise dos dados A primeira questão, tratava de ?Como deve ser o corpo do professor de educação física na escola?. [...]


[...] Cabe inicialmente uma discussão em cima dessas respostas que produziram um padrão de corpo para o professor de Educação Física na escola. Esse padrão de corpo realmente atende ao padrão exposto pela mídia e demonstra uma característica interessante. A palavra apareceu em 75% das respostas, que é uma característica subjetiva, mas o professor de Educação Física deve ser bonito. Cabe indagar: será que o professor de outras disciplinas, como o de Química, também deve ter essas características? Aparentemente, há um padrão de corpo pré-estabelecido pelos alunos, e que ultimamente temos visto exposto nos meios de comunicação de massa. [...]

Últimos trabalhos educação física

Avaliação Física Escolar: Uma Identidade Urgente Para A Prática Da Educação Física

 Sociedade   |  Educação física   |  Artigo   |  08/12/2010   |  BR   |   .doc   |   4 páginas

Futsal como tema na educação física escolar

 Sociedade   |  Educação física   |  Estudo   |  27/02/2010   |  BR   |   .doc   |   11 páginas