Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Como a educação física e encarada como disciplina no contexto espaço-temporal escolar.

Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
educação...
Faculdade
Centro...

Informações do trabalho

Harald C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
9 páginas
Nível
avançado
Consultado
176 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Introdução

Este trabalho é parte de uma pesquisa desenvolvida por mim e corresponde a investigação em apenas uma das sete escola alvo deste estudo. Desenvolvemos neste trabalho uma investigação sobre a disciplina Educação Física no espaço/tempo da escola, procurando identificar, analisar e compreender as diferentes visões apresentadas por professores de outras áreas de conhecimento no contexto escolar, a concepção dos alunos do ensino fundamental e de seus pais e a visão dos técnicos como pedagogos e gestores.Trata-se de um estudo de campo, cuja amostra foi definida a partir do universo de professores, alunos, pais e técnicos que atuam em uma escola de Ensino Fundamental do Sistema Municipal de Ensino da cidade de cristais, MG. Essa amostra favoreceu a obtenção de dados em situações diversas no que se refere a subjetividades, identidades e multiplicidades da disciplina Educação Física no contexto dessa escola. O instrumento utilizado foi a entrevista e a análise foi realizada com base no referencial estudado, bem como na análise interpretativa.

[...] Conclusão Buscamos desenvolver neste trabalho uma investigação sobre a disciplina Educação Física no espaço/tempo de uma escola, procurando identificar, analisar e compreender as diferentes visões apresentadas por professores de outras áreas de conhecimento no contexto escolar, a concepção dos alunos do ensino fundamental e de seus pais e a visão dos técnicos como pedagogos, funcionários da escola, gestores, etc. Esses sujeitos favoreceram a obtenção de informações em situações diversas no que se refere às subjetividades, identidades e multiplicidades da disciplina Educação Física. [...]


[...] A professora de Ciências, não aponta críticas à Educação Física e ao professor desta disciplina, classificando-a como uma boa aula, mas também afirma não saber como o professor domina a mesma. Sob o ponto de vista dos alunos, notamos que há diferenças nos conteúdos trabalhados, sendo que para as séries iniciais (1ª a 4ª) predomina o recreacionismo e nas séries finais (5ª a 8ª) do ensino fundamental diurno, mais uma vez o esporte se faz presente como conteúdo principal. No ensino noturno, o conteúdo das aulas de Educação Física não parece muito definido devido à variabilidade de idades. [...]


[...] A propósito da Educação Física como componente curricular, ela critica a disciplina (ou seria o professor?), colocando-a/o negativamente no contexto escolar, por esta/este se ater somente ao conteúdo esporte. Educação física: O que pensa a professora de ciências da escola investigada Enquanto aluna, Eliana estudou em escola privada e julga ter tido uma péssima relação com a Educação Física por se achar tímida, retraída, não gostava da exposição corporal exigida na disciplina e da postura muito rígida da professora. Sua relação atual com os demais professores aparentemente é boa, mas ela reclama não haver interdisciplinaridade, apesar de já ter tentado. [...]

Últimos trabalhos educação física

Avaliação Física Escolar: Uma Identidade Urgente Para A Prática Da Educação Física

 Sociedade   |  Educação física   |  Artigo   |  08/12/2010   |  BR   |   .doc   |   4 páginas

Futsal como tema na educação física escolar

 Sociedade   |  Educação física   |  Estudo   |  27/02/2010   |  BR   |   .doc   |   11 páginas