Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Exercícios físicos para adolescentes

Informações sobre o autor

 
Nível
Para todos
Estudo seguido
outros
Faculdade
Fumesc

Informações do trabalho

Fabio P.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
12 páginas
Nível
Para todos
Consultado
1 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. INTRODUÇÃO
  2. Definição: Explorando o Universo do Adolescente
  3. MUDANÇAS DO CORPO E SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA
  4. O CRESCIMENTO
  5. APARELHO LOCOMOTOR
  6. O CRESCIMENTO E O EXERCÍCIO
  7. JUSTIFICATIVA FINAL
    1. Prática: Orientações e cuidados na aplicação de uma aula
    2. Aulas para adolescente com a utilização de pesos
    3. A importância da Educação Física enquanto dever social
    4. Os princípios do esporte educacional que norteiam este trabalho
  8. Conclusão
  9. Bibliografia

A Educação Física oferece um amplo leque de opções profissionais. A mais clássica delas é o magistério em escolas de primeiro e segundo graus. Para tanto, o aluno de graduação recebe uma formação que o habilitará aos caminhos do magistério em escolas públicas, particulares, institutos ou entidades esportivas. No campo de atuação do professor de Educação Física, a formação pedagógica é muito requisitada para que se possa planejar o processo ensino.
O local por nós visitado foi o Centro Educacional Sigma (911 sul). O alvo de nossa pesquisa foi a metodologia de trabalho que é utilizada nas escola nas aulas de Educação Física e como é a atuação do profissional ao ministrar esta disciplina.
Na disciplina Educação Física observou-se as seguintes características e objetivos:
? Apresentar e desenvolver as 4 principais modalidades esportivas: Basquete, Voleibol, Handebol e Futebol. Cada modalidade deve ser trabalhada em um determinado bimestre.
? A avaliação da disciplina consiste em uma prova prática na qual o aluno deve demonstrar conhecimentos aprendidos na modalidade esportiva trabalhada no bimestre, realizando alguns fundamentos básicos, tais como: passe, lançamento, drible, táticas de defesa e de ataque (as modalidades e a avaliação é a mesma para ambos os sexos).
É de responsabilidade do professor de Educação Física:
? A elaboração da didática que será utilizada nas aulas;
? Os objetivos a serem alcançados por meio da atividade física; e
? As devidas precauções de natureza física e psicológica a serem adotadas em relação ao grupo de adolescentes trabalhado.
A aula por nós observada foi de futebol de salão, na qual o professor procurou trabalhar da seguinte forma:
Inicialmente foi realizado um alongamento visando alcançar um certa mobilidade nos membros inferior com o intuito de aumentar a flexibilidade e a elasticidade dos músculos. A aula tinha como tema os fundamentos do passe. O professor orientou a formação de duas colunas paralelas, onde um aluno realizava o movimento do passe lançando a bola para o aluno da coluna oposta, com a alternância da perna que executa o passe. O segundo exercício consistia em uma simulação de ataque, no qual o jogador avançando para o gol adversário tocaria a bola para o pivô, e este devolveria o passe preparando para o chute. Após a prática dos exercícios propostos, foi realizado um jogo coletivo para a fixação dos conhecimentos apresentados em aula.

[...] As sobrecargas para o sistema cárdio - circulatório nos exercícios resistidos de alta intensidade são inferiores às dos exercícios contínuos de média intensidade, não havendo razões para imaginar efeitos indesejáveis para crianças em treinamento com pesos. Estudos com adolescentes hipertensos documentaram redução da pressão arterial de repouso. Um aspecto teoricamente favorável em relação ao treinamento com pesos para crianças e adolescentes é que os exercícios resistidos estão entre as atividades físicas que mais estimulam a liberação do hormônio do crescimento e hormônios gonadotrópicos pela hipófise. [...]


[...] Como em todo tipo de exercício físico para crianças e adolescentes , é consensual a prudência com relação ao desgaste excessivo produzido por grandes volumes de treinamento, o que teoricamente poderia prejudicar o bom desenvolvimento do organismo. Com relação aos possíveis benefícios do treinamento de força, algumas considerações são importantes. Os exercícios com pesos são de grande utilidade para adultos, com objetivos diversos, entre eles: o aumento da massa muscular e redução da gordura com conseqüente modelagem do corpo; o aprimoramento do desempenho físico visando competições esportivas; o combate ao sedentarismo e conseqüente promoção da saúde geral; lazer e convivência social; exercícios terapêuticos para várias afeções músculo- esqueléticas; reabilitação física. [...]


[...] Aulas de circo, mímica, expressão corporal, capoeira, caminhadas e jogos recreativos são as mais novas aliadas da Educação Física, para que crianças e adolescentes aprendam a equilibrar o corpo e a mente por meio de exercícios que estimulam a capacidade psicomotora. Um outro importante aliado da Educação Física e dos princípios do Esporte Educacional são os jogos cooperativos. São jogo com uma estrutura alternativa onde os participantes jogam com o outro e não contra o outro. Joga-se para gostar do jogo, onde o esforço cooperativo é necessário para atingir o objetivo comum. [...]

Estes documentos podem interessar a você

Repercussões psicossociais materna relacionadas a internação prolongada em UTI neonatal

 Biologia e medicina   |  Enfermagem   |  Estudo de caso   |  12/05/2009   |  BR   |   .doc   |   19 páginas

Últimos trabalhos educação física

Avaliação Física Escolar: Uma Identidade Urgente Para A Prática Da Educação Física

 Sociedade   |  Educação física   |  Artigo   |  08/12/2010   |  BR   |   .doc   |   4 páginas

Futsal como tema na educação física escolar

 Sociedade   |  Educação física   |  Estudo   |  27/02/2010   |  BR   |   .doc   |   11 páginas