Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

Judô: treinamento e tática

Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
educação...
Faculdade
Centro...

Informações do trabalho

Harald C.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
4 páginas
Nível
avançado
Consultado
0 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Motivos para o treinamento técnico tático
  2. Características importantes para o treinamento do Judoca de alto Nível
  3. Técnicas mais utilizadas e conhecimento prévio do adversário

O Judô é uma luta marcial que demanda um trabalho de preparação física e mental muito maior do que em outros esportes. No alto rendimento esta demanda se torna algo realmente sobre-humano. Estar preparado física técnica e psicologicamente é pré-requisito para bons resultados. Infelizmente a bibliografia que se dispõe hoje em dia volta-se muito para o lado fisiológico e esquece-se das temáticas relacionadas á técnica. O presente trabalho visa demonstrar a importância da técnica e da tática para o judô de alto nível e como isso pode influenciar na busca e na preparação de novos atletas, com características semelhantes aos atletas que se destacam. Para isso a pesquisa e a revisão bibliográfica foram a maneira com que o grupo buscou as informações necessárias.
O presente trabalho se faz necessário em virtude da pouquíssima literatura fora do escopo fisiológico do treinamento do judô de alto rendimento, muito embora o esporte seja olímpico.
O treinamento técnico-tático é fator imprescindível para a prática do esporte de alto rendimento e o Judô não poderia ficar de fora dessa condição.
Tem, primariamente, como objetivo preparar o atleta para aplicar técnicas pontuáveis (ataque visando Ippon) e evitar ser projetado ao tatame(defesa), respondendo ao ataque adversário de forma perfeita, rápida (contra-ataque visando Ippon) e sem incorrer em punição por falta de combatividade. (Sagnol & Bisciotti, 1997).
Conclui-se que o treinamento técnico tático se torna indispensável ao atleta por ser neste contexto que os judocas poderão vivenciar situações que permeiam o combate competitivo.
Também se pode depreender que as técnicas pontuáveis no judô, praticamente são as mesmas treinadas pela maioria de atletas de alto nível e que o diferencial para a vitória esta em aspectos no treinamento.

[...] 2ed. Edgar Bluncher São Paulo Brown, C. & Mcmurray, G.; 1996 Olimpic judô statistic technique utilization na d effectiveness. Disponível em http://www.engr.orst.edu. Acesso em 05 de março de 2008. (não garantimos a atualização desse site. Esse serviço pode ter mudado de endereço ou ter sido interrompido) Callister, R.; Callister, R. J.; Fleck, S. J.; Physiolological characteristics of elite judô Athletes. International Journal of Sports Medicine Holanda, Aurélio Buarque De. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Editora Nova Fronteira, 2ª Edição, Rio de Janeiro Lehman, G. [...]


[...] levando em consideração, por um lado às características dos atletas, e por outro as qualidades dos adversários.? Motivos para o treinamento técnico tático: O treinamento técnico-tático é fator imprescindível para a prática do esporte de alto rendimento e o Judô não poderia ficar de fora dessa condição. Tem, primariamente, como objetivo preparar o atleta para aplicar técnicas pontuáveis (ataque visando Ippon) e evitar ser projetado ao tatame(defesa), respondendo ao ataque adversário de forma perfeita, rápida (contra-ataque visando Ippon) e sem incorrer em punição por falta de combatividade. [...]

Últimos trabalhos educação física

Avaliação Física Escolar: Uma Identidade Urgente Para A Prática Da Educação Física

 Sociedade   |  Educação física   |  Artigo   |  08/12/2010   |  BR   |   .doc   |   4 páginas

Futsal como tema na educação física escolar

 Sociedade   |  Educação física   |  Estudo   |  27/02/2010   |  BR   |   .doc   |   11 páginas