Search icone
Permuta de Trabalhos Acadêmicos
Garantias
Leia mais sobre as nossas garantias.

O conceito de corpo belo na educação física

Informações sobre o autor

 
Nível
Avançado
Estudo seguido
educação...
Faculdade
FEFISO

Informações do trabalho

Rubens G.
Data de Publicação
Idioma
português
Formato
Word
Tipo
estudo
Número de páginas
14 páginas
Nível
avançado
Consultado
0 vez(es)
Validado por
Comitê Facilitaja
0 Avaliaçao cliente
0
escrever um comentário
  1. Problema
  2. Situação problema
  3. Estética do belo e o corpo
  4. O corpo belo para a Educação Física
  5. Concepção de corpo belo e a influência da mídia

Sendo a beleza um conceito relativo ao tempo histórico e a cultura local, a Educação Física deve apresentar a sua própria concepção de corpo belo. A imagem corporal, um complexo fenômeno humano que envolve aspectos cognitivos, afetivos e motores, pode ser influenciada pela atividade física, o que evidencia a importância dos Profissionais de Educação Física. Desta forma, este estudo buscou definir o que é considerado como corpo belo para a Educação Física, e o que está por trás deste conceito. A revisão bibliográfica revelou que o corpo belo na sociedade contemporânea possui estreita relação com o corpo perfeito amplamente divulgado pela mídia, em uma incitação preocupante para um ideal estético hegemônico. Este corpo perfeito carrega ideais de sucesso, felicidade e status. Cabe aos profissionais da área provocar uma postura crítica nos seus alunos através da mediação da cultura corporal no processo de ensino e instrução.

[...] Este é um papel importante da Educação Física contemporânea nas questões de ideais de beleza REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS ADAMI, F. Aspectos da construção e desenvolvimento da imagem corporal e implicações na Educação Física. Disponível em: WWW.efdeportes.com/efd83/imagem.htm. Acesso em 26/08/2008. ARANHA, M.L.A. et. al, Temas de Filosofia, São Paulo: Moderna ARISTÓTELES. Poética. São Paulo. Ed. Ars Poética BAPTISTA, A. P.; PANDINI, E. V. Distúrbios alimentares em freqüentadores de academia. Revista Digital, a.10, n BETTI, M. Corpo, cultura, mídias e educação física: novas relações no mundo contemporâneo. [...]


[...] Tal profissional, como mediador de valores e conceitos, pode propor outras maneiras de se pensar o corpo, a saúde, a beleza, provocando seus alunos a uma reflexão crítica das informações mercadológicas (GARCIA & LEMOS, 2003) Concepção de corpo belo e a influência da mídia Para VOLP et al. (1995), mesmo sem adentrar nas possíveis explicações para a valorização do aspecto estético do corpo, fica claro que saúde, ética e moral do corpo são aspectos secundários atualmente. Curiosamente, seu estudo se realizou em universitários de três áreas distintas Educação Física, Biologia e Ecologia mas com o homem como objeto de estudo em dimensões distintas. [...]


[...] A lei do mais belo: a ciência da beleza. Rio de Janeiro: Objetiva FEATHERSTONE, M. O curso da vida: corpo, cultura e imagens do processo de envelhecimento. In: DEBERT, G. G. (Org). Antropologia e Velhice. Campinas: IFCH/Unicamp FORJAZ, M. C. S. Lazer e Consumo Cultural das Elites. Disponível em: www.estudossociais.com.br. Acesso em 10/07/2008. FURLAN, A. C. Anorexia em Alunas de Educação Física. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v.5, n.especial, p.23- GARCIA, A. B. Da estética privada, para uma estética pública: implicações [...]

Últimos trabalhos educação física

Avaliação Física Escolar: Uma Identidade Urgente Para A Prática Da Educação Física

 Sociedade   |  Educação física   |  Artigo   |  08/12/2010   |  BR   |   .doc   |   4 páginas

Futsal como tema na educação física escolar

 Sociedade   |  Educação física   |  Estudo   |  27/02/2010   |  BR   |   .doc   |   11 páginas